O que é spin-off  

Spin-off é o nome dado a uma companhia que foi fundada como uma derivação de outra organização empresarial ou acadêmica.

Comandada por uma empresa-mãe, geralmente, uma spin-off surge de uma necessidade da própria organização, como um novo tipo de mercado ou de tecnologia.

Por ser mais econômico, esse modelo de negócio é visto como uma boa alternativa de diversificação.

Como funciona uma spin-off na prática?

Assim como ocorre com startups, a criação de uma spin-off tem como objetivo instituir um modelo de negócios repetível e escalável, focado em oportunidades de lucro e crescimento.

Nesse contexto, existem dois tipos de spin-off, que diferem entre si por conta de sua origem. São eles:

  • Spin-off corporativa: como o próprio nome sugere, é quando a nova empresa vem de outra organização já existente, a chamada empresa-mãe. Em geral, as atividades de uma spin-off começam a ser desenvolvidas dentro da própria empresa-mãe, como um de seus projetos, até que chega um momento em que ela é oficializada e ocorre a separação.
  • Spin-off acadêmica: parecidas com startups, elas nascem dentro de centros universitários ou institutos de pesquisa. As spin-offs acadêmicas surgem da necessidade de comercializar os produtos que são resultados das pesquisas dessas entidades.

Hoje, há muitos países que incentivam o desenvolvimento de spin-offs, principalmente acadêmicas, como forma de fomentar o desenvolvimento tecnológico.

No Brasil, desde 2004 existe a Lei de inovação tecnológica (n° 10.973), que tem entre seus objetivos fomentar a criação de spin-offs acadêmicas no país.

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Por que criar uma spin-off?

Dentre os motivos que levam uma empresa ou entidade de pesquisa a criarem uma spin-off, podemos citar:

  • Retenção de talentos: essencialmente uma questão de não perder colaboradores valiosos e de transformá-los em parceiros em novos projetos de negócios.
  • Novos nichos de mercado: é possível que, ao gerar espaço para uma nova empresa, a organização encontre novas oportunidades. 
  • Desenvolvimento de novas tecnologias a partir de centros de pesquisa: como foi dito anteriormente, as spin-offs acadêmicas surgem para gerar produtos a partir do que se estuda em universidades ou centros de pesquisa.
  • Sobrevivência empresarial: em processos de crise empresarial, as spin-offs são frequentemente vistas como opções que podem salvar o negócio.
  • Estratégia financeira: a criação de spin-offs pode servir para captar recursos, gerando valor para os acionistas da nova empresa. Além disso, as spin-offs podem atuar dentro de uma dinâmica financeira específica, ajudando a desenvolver uma determinada unidade de negócios.

Para completar, a aposta em uma spin-off também traz algumas vantagens, como a possibilidade de contar com o conhecimento de uma universidade para novos projetos, no caso das spin-offs acadêmicas.

Ou ainda, para as spin-offs corporativas, o apoio tecnológico e de know-how provenientes da empresa-mãe para cumprir os objetivos definidos.

No entanto, vale ressaltar que existem alguns riscos associados à criação dessas empresas.

Para spin-offs acadêmicas, por exemplo, o benefício econômico pode ser limitado, já que a pesquisa prevalece sobre o negócio.

Esse fator deve ser visto com atenção, afinal, por mais que essas empresas geralmente tenham apoio financeiro no início, em determinado momento, elas terão que se sustentar.

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