Aprenda a identificar ações para o longo prazo

A jornada do investidor da escola fundamentalista começa estudando técnicas de como analisar de fato uma empresa no mercado financeiro.

Buy and hold! Aprenda a identificar ações na bolsa de valores a partir da análise fundamentalista, analisando os fundamentos das companhias listadas em bolsa.

O texto a seguir trata sobre o perfil de investidor com base na escola fundamentalista, ou seja, que investe o dinheiro comprando ações descontadas com base em cálculos de matemática financeira e contabilidade, buscando assimetrias entre o preço da ação na tela do home broker e o valor que de fato aquela companhia e seus projetos em execução podem ter no longo prazo.

Introdução à Análise Fundamentalista

Abaixo listamos alguns passos que o investidor da escola fundamentalista deve seguir antes de iniciar os aportes ou sair comprando ações pelo home broker:

Filosofia de dono da empresa

Com a perspectiva de longo prazo, o fundamentalista está menos preocupado com a volatilidade da ação no curto prazo do que acompanhar o desenvolvimento e expansão dos negócios da companhia na qual investe no mercado de capitais.

LEIA TAMBÉM | Investir em ações no curto prazo: é possível ganhar dinheiro?

Estudo e análise financeira

É essencial estudar o mercado de ações, a contabilidade financeira das empresas, balanço patrimonial, resultados operacionais, ativos, passivos, entender as fórmulas de valuation, bem como os principais indicadores da análise fundamentalista. O preço pago é alto, leva tempo e dedicação!

Tempo é dinheiro

Para quem tem a filosofia de investimento fundamentalista, investir em ações no longo prazo exige além de dedicação e estudos, paciência! O tempo deve ser aliado do investidor fundamentalista.

Lembre-se dos juros compostos, tão comentados por grandes bilionários, como Warren Buffett e Luiz Barsi Filho. Só dar um Google para ver que ambos possuem cabelos brancos.

O TC, a plataforma de investidores mais completa do Brasil, preparou um resumo para você entender melhor como analistas do mercado financeiro, como Hugo Queiroz, Felipe Pontes e André Musso investem.

descomplicou abrir conta

O que é análise fundamentalista?

o que é analise fundamentalista, ilustração

A Análise Fundamentalista é como uma “caixinha de ferramentas”, que agrega um conjunto de métodos quantitativos e qualitativos mensurando o valor intrínseco de uma ação na Bovespa ou em outras bolsas mundiais.

Análise Fundamentalista

Abaixo, algumas das ferramentas que o investidor fundamentalista tem ao seu dispor. São maneiras de mensurar a relação entre o preço da ação e o valor da empresa.

Valor Intrínseco

Valor intrínseco é o valor percebido ou calculado de uma empresa, sendo também aplicado para o caso de opções de ações, por meio da projeção dos determinantes do valor daquela empresa no mercado acionário.

Calcular o valor intrínseco é uma ferramenta central para os investidores em valor (Value Investing) que procuram descobrir oportunidades “ocultas” de investimento em ativos ainda não precificados na bolsa.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial (BP) nos apresenta o equilíbrio entre as aplicações de recursos (ativos) e as origens de financiamento dos recursos aplicados (passivos e patrimônio líquido) por meio da conhecida equação patrimonial (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido).

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A DRE é uma demonstração contábil que apresenta o confronto das receitas com as despesas de um período (geralmente trimestres ou anos), segundo o regime de competência de modo a apurar o resultado do período.
Se o resultado for positivo, nós chamamos de lucro. Se o resultado for negativo, nós chamamos de prejuízo.

Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC)

Segundo CPC-03, que trata da DFC, estas são “(…) aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.”

Análise Top-Down e Bottom-Up

São duas abordagens dentro da Análise Fundamentalista: a Top-Down e a Bottom-Up. Ambas possuem o mesmo objetivo: identificar boas ações para investir e descartar os ativos ruins. Aprenda mais sobre análise Top-Down e a Bottom-Up.

Top-Down

Na abordagem Top-Down, o investidor faz a análise de “cima para baixo”. A meta é obter um panorama geral dos fatores macroeconômicos até chegar no preço das ações.

Um jeito de se fazer a análise macro é observar o crescimento do produto interno bruto (PIB) nos últimos anos e as estimativas para o futuro. Vale consultar os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Banco Central, em especial o relatório Focus.

O mercado financeiro costuma precificar o crescimento futuro com antecedência, por isso é importante ficar atento e analisar todos os indicadores.

Bottom-Up

Na abordagem Bottom-Up, o investidor deverá focar os estudos em uma determinada companhia, bem como os seus fundamentos, deixando de lado até mesmo o setor de mercado.

LEIA TAMBÉM | Fundo imobiliário de tijolo: entenda como funciona esse FII e descubra como analisar para investir

Indicadores para análise fundamentalista

Elencamos a seguir alguns dos principais indicadores fundamentalistas (conhecidos como “múltiplos”). O conteúdo completo você pode encontrar no blog do TC School.

Múltiplo Preço Lucro (P/L)

Esse múltiplo, Preço sobre Lucro, é utilizado para medir o quanto os investidores estão dispostos a pagar por uma unidade de lucro da companhia.

Múltiplo P/VPA

O múltiplo Preço/Valor Patrimonial por Ação (P/VPA) é um dos mais conhecidos do mercado, talvez por ter sido publicado no livro “O Investidor Inteligente” e “Security Analysis”, de Benjamin Graham.

Múltiplo EV/EBITDA

O múltiplo EBITDA (EV/EBITDA) é um múltiplo de valor da empresa, ou do negócio.

Esses são apenas os primeiros passos para quem vai seguir na fascinante jornada do investidor fundamentalista. Não deixe de acompanhar o conteúdo educacional de blogs como o Warren e o TC School para melhorar os seus rendimentos na bolsa de valores.

Danilo Hadek
Analista de conteúdo do TC School
Formação em Relações Públicas pela UNESP/Bauru com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA/USP. Fundador do site Muita Viagem. Investindo em viagens, conhecimento e renda variável.
abra sua conta warren trade