Boletim Focus: o que é, como funciona e por que o mercado acompanha esse relatório

O Boletim Focus é um relatório semanal divulgado pelo Banco Central com os mais importantes indicadores da economia brasileira. 

Acompanhar as suas projeções é essencial para investidores profissionais, porque esse documento revela as expectativas do mercado.         

Vamos entender melhor?

O Boletim Focus, também chamado como Relatório do Mercado Focus, é um documento divulgado nas segundas-feiras pelo BACEN. 

O relatório semanal é responsável por unir as principais projeções de indicadores do mercado até a sexta-feira anterior.

Usado como uma base para tomada de decisões dos investidores, ele é responsável por resumir as expectativas do mercado.

Neste artigo, reunimos tudo que você precisa saber a respeito do Boletim Focus, com respostas para as dúvidas mais frequentes.

Juntos, passaremos pelos seguintes tópicos:

  • O que é o Boletim Focus
  • Como funciona o Boletim Focus
  • Como o Boletim Focus é criado
  • Frequência do Boletim Focus
  • Onde consultar o Boletim Focus
  • Por que o mercado financeiro acompanha o Boletim Focus?
  • Como o Banco Central utiliza o Boletim Focus?

Boa leitura!

O que é o Boletim Focus

O que é o Boletim Focus, ilustração

O Boletim Focus é um relatório semanal divulgado pelo Banco Central do Brasil desde 2001. Toda segunda-feira ele é publicado no site oficial do BACEN com um compilado dos indicadores macroeconômicos mais importantes para a economia. Entre os indicadores analisados estão o IPCA, IGPM, Câmbio, Taxa de crescimento do PIB e a taxa Selic.

O Banco Central realiza, semanalmente, uma pesquisa com a projeção de cerca de 140 instituições financeiras com as principais estatísticas do cenário econômico. 

O Boletim Focus também destaca as cinco empresas que mais acertam em suas projeções.

Mas como funciona esse relatório e qual é a sua importância para a economia? É o que vamos entender a seguir. 

Banner baixar relatório de BDRs, ilustração

Como funciona o Boletim Focus

Como funciona o Boletim Focus, ilustração

O Boletim Focus é criado a partir de projeções semanais elaboradas pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (GERIN).

Os indicadores são compilados na sexta-feira anterior à publicação a partir de informações repassadas pelos principais bancos, agentes econômicos e instituições financeiras.

As expectativas projetadas para o fechamento daquele ano são reunidas durante a semana e compiladas na sexta-feira.

Os dados no relatório costumam ser apresentados em forma de tabela e em formato de gráfico. 

A tabela traz o comportamento dos indicadores na data de publicação do relatório, da semana anterior e do último mês. 

Entre os principais indicadores considerados, estão:

  • Taxa Selic: a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira
  • IPCA: índice utilizado para medir a inflação oficial do país
  • IGPM: o índice geral de preços de mercado também está relacionado à inflação, e possui o papel de concentrar em apenas um indicador os índices de preços de diversos setores da economia.
  • Taxa de câmbio: o câmbio representa o preço de uma moeda estrangeira em unidades do real. Aqui, há projeções para o preço do dólar
  • Taxa de crescimento do PIB: a sigla PIB significa Produto Interno Bruto, que é um dos índices mais importantes para a economia. Ele mede o quanto um país produziu em determinado período.

Outros indicadores também são divulgados no relatório Focus. No entanto, os que mais possuem um papel determinante para decisões são os citados acima.

Exemplo de Boletim Focus

boletim focus, exemplo, ilustração

A seguir, mostramos uma imagem produzida pelo Banco Central com os destaques do Boletim Focus do dia 21/05/2021, para você entender como as informações são divulgadas para o público:

O relatório completo pode ser acessado no site do Bacen.

Uma carteira para cada objetivo de vida? Descomplicou! Abra sua conta na Waren agora mesmo.

Frequência do Boletim Focus

O Boletim Focus é divulgado às 08:00 de todas as segundas-feiras do ano no site oficial do Banco Central do Brasil.

Na primeira página, encontramos uma tabela anual intitulada “Mediana – Agregado”. Isso significa que os números na tabela são a mediana de todos os agentes consultados pelo Bacen que fazem esse tipo de projeção.

Essa primeira tabela possui quatro sessões, com quatro colunas cada. 

As sessões mostram a expectativa para o ano vigente e para os próximos três anos. As três primeiras colunas da tabela mostram, respectivamente, a expectativa do comportamento dos indicadores no dia da publicação, na semana anterior e no último mês (quatro semanas antes). Veja no recorte abaixo:

boletim focus, gráfico

Na quarta coluna há um algarismo que revela se os valores analisados cresceram, diminuíram ou mantiveram-se constantes. 

Também há um número, entre parênteses, que expressa há quantas semanas o comportamento de alta, queda ou manutenção das expectativas vêm ocorrendo.

Nas outras páginas do relatório, há uma tabela que mostra expectativas de variações mensais (“Mediana – Agregado”) e suas colunas possuem a mesma metodologia.

O restante das tabelas são as “Medianas Top 5” de curto, médio e longo prazo. 

Esse “Top 5” significa que as projeções foram feitas pelas cinco instituições que mais acertam as previsões dos índices nos últimos tempos, mas, essa relação pode mudar a cada mês.

Onde consultar o Boletim Focus

O Boletim Focus pode ser consultado por qualquer pessoa diretamente no site oficial do Banco Central do Brasil.

Também vale a pena acompanhar o BACEN nas redes sociais, como o Twitter, onde o Banco Central divulga os destaques do Focus.

LEIA TAMBÉM | Como calcular inflação acumulada: passo a passo 

Por que o mercado financeiro acompanha o Boletim Focus?

Por que o mercado financeiro acompanha o Boletim Focus, ilustração

O mercado financeiro utiliza o Boletim Focus como meio de monitorar as expectativas do mercado. 

As projeções feitas pelo relatório permitem tomar decisões mais próximas à realidade.

Em alguns casos, a publicação semanal consegue acertar as projeções de alguns indicadores simplesmente devido ao comportamento de manada que existe no mercado.

Por exemplo: quando as expectativas de determinados grupos tomam um rumo mais pessimista, o resto do todo que encontrava-se otimista pode acabar sendo arrastado pelas más projeções.

O investidor que acompanha o documento semanalmente consegue alinhar as suas expectativas de acordo com as tendências do mercado como um todo

No entanto, como os indicadores são apenas projeções, o investidor deve procurar obter outras fontes seguras a respeito da saúde econômica do país.

Dessa forma, a partir de diferentes interpretações, o investidor consegue traçar estratégias de investimento de acordo com os rumos que o mercado está tomando.

Acompanhar a divulgação do Boletim Focus do Banco Central semanalmente  é um hábito importante a ser mantido pelos investidores profissionais e também por aqueles investidores que dependem da análise macro-econômica do país para montarem suas posições.  

Afinal, é a partir deste acompanhamento do documento que se consegue ter uma visão mais ampla da economia e dos indicadores econômicos do país.

Esta prática pode ajudar os investidores na hora de fazerem seus aportes e decidirem onde aplicar seu dinheiro, a partir das projeções econômicas para os próximos meses ou anos.

Se, por exemplo, as projeções do mercado sugerem um avanço da taxa Selic para os próximos meses ou anos, o investidor pode considerar investimentos que se beneficiarão deste aumento das taxas de juros no futuro, como a renda fixa e o crédito privado.

Se, por outro lado, a expectativa é por novas quedas nos juros, o investidor pode considerar outros aportes mais alinhados às projeções econômicas, como o investimento em renda variável

LEIA TAMBÉM | Qual a diferença entre renda fixa e renda variável? Entenda 

Como o Banco Central utiliza o Boletim Focus?

O boletim Focus serve também como base para a tomada de decisão em relação à política monetária do Brasil.

A política monetária basicamente é uma ferramenta de controle da moeda de um país.

O Copom (Comitê de Política Monetária), entidade ligada ao Bacen, utiliza as projeções da publicação para definir a Taxa Selic Meta.

A política monetária no Brasil, em um dos seus principais aspectos, tem o objetivo de manter o controle inflacionário.

Manter a inflação sob controle, ao redor da meta, é objetivo fundamental do Banco Central (BC), porque isso garante a manutenção do poder de compra aos brasileiros.

A me​ta para a inflação​ é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A taxa Selic afeta outras taxas de juros na economia e opera por vários canais que acabam por influenciar o comportamento da inflação

A lógica é simples: quando a inflação está alta, o COPOM pode decidir elevar a Selic, diminuindo a oferta de dinheiro na economia, o que freia o consumo e faz a inflação arrefecer.

Por outro lado, quando o Brasil precisa crescer e a inflação está sob controle, o Banco Central pode agir para reduzir a taxa Selic.

Manter a inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária do BC pode fazer para o crescimento econômico sustentável e a melhora nas condições de vida da população.  

O crescimento de uma economia depende de uma série de fatores sobre os quais os bancos centrais não têm controle, como aumento da produtividade.

Entretanto, a inflação alta, instável ou imprevisível prejudica o crescimento econômico.

Com preços estáveis, todos os agentes econômicos podem se planejar melhor, das empresas às famílias. 

Vale lembrar que, apesar da importância do Focus, o Banco Central não é obrigado a agir em função das previsões trazidas pelo documento.

Neste artigo, você entendeu como funciona o boletim Focus e por que ele é importante para o mercado financeiro. 

Na próxima segunda-feira, quando você ler ou ouvir a respeito da divulgação, você já terá mais condições de interpretar o relatório.

Na Warren, nós sugerimos as melhores carteiras diversificadas entre renda fixa e renda variável, de acordo com o seu perfil de investidor e os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Abra sua conta agora mesmo e comece a investir. 

Se você gostou deste conteúdo, talvez também se interesse por: 

abra sua conta trade warren