Melhor plataforma de investimento: veja todas as dicas

A melhor plataforma de investimento para você é aquela que atende às suas necessidades. No entanto, encontrar a ferramenta ideal pode ser desafiador.

Afinal, o que você deve procurar em uma plataforma de investimento? Como comparar suas opções e tomar a melhor decisão para o seu dinheiro? Pensando nestas perguntas, criamos este artigo completo sobre o assunto.

Aqui, explicaremos quais são as principais características que você deve procurar na melhor plataforma de investimento para você. Também ensinamos alguns conceitos importantes para que você esteja completamente preparado para tomar essa importante decisão.

Aqui, você vai ler sobre:

Boa leitura! 

O que é uma Plataforma de Investimento?

O que é uma plataforma de investimentos, ilustração

Uma plataforma de investimento é, em resumo, uma ferramenta de intermediação entre o investidor e o emissor dos títulos. Isso é, através dela, você pode comprar e vender ativos financeiros.

Atualmente, o mercado financeiro está bem mais acessível pois as operações de investimento são realizadas de maneira online. No entanto, para realizar a compra e venda de ativos, ainda são necessários alguns intermediários e as corretoras cumprem este papel.

Tanto para operar na Bolsa de Valores, quanto para comprar títulos de renda fixa e cotas em fundos e investimentos, é preciso ter conta em uma corretora, que precisa ser regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, para garantir a legitimidade e segurança das operações. 

Então, podemos dizer que a plataforma de investimento é sua principal ferramenta para operar no mercado financeiro. Além disso, também servirá como software de acompanhamento e planejamento da sua carteira. 

Plataforma de Investimentos é o mesmo que Home Broker?

Não. Home broker é apenas um tipo de plataforma de investimento.

Como assim? Vamos explicar:  para comprar e vender ações e outros ativos da Bolsa de Valores diretamente, o investidor precisa de acesso a um Home Broker. Trata-se de uma ferramenta específica para esses operar com estes tipos de títulos e que também necessita de afiliação em uma corretora para comprar e vender.

Abra sua conta na Warren

Como escolher a Melhor Plataforma de Investimento?

Como escolher a melhor plataforma de investimento, ilustração

Agora você já entende o que é uma plataforma de investimento. Mas como escolher a que melhor atende suas necessidades? Bem, como você deve imaginar, essa não é apenas uma questão de gosto pessoal. 

Existem algumas características importantes para analisar na hora de escolher a melhor plataforma de investimento. A seguir, separamos os principais fatores que devem pesar na comparação. Vamos lá:  

Portfólio ou Ativos disponíveis

Vamos começar com o básico: para escolher a melhor plataforma de investimento, é preciso conhecer o portfólio da corretora. É importante saber quais são os tipos de ativos e produtos específicos que você poderá negociar com a ferramenta.

Com isso, você pode ponderar se corresponde às expectativas que você tem. Por exemplo, se você quer investir em fundos de investimento, quais são os fundos disponíveis nesta plataforma? Seu perfil é mais conversador, quais são os produtos de renda fixa disponíveis para você investir? Se você quer investir em ativos da Bolsa de Valores, a plataforma oferece home broker?

Seu primeiro passo, dessa forma, é encontrar uma lista com os produtos disponíveis na plataforma de investimento

Taxas e Tributações

Esse é outro ponto importante. Diferentes corretoras cobram valores muito distintos por seus serviços. Algumas possuem taxas de manutenção de conta, outras cobram taxas de custódia e corretagem e algumas cobram taxa de gestão de portfólio.

Ficar de olho nessas cobranças é fundamental para garantir que você está tirando todo o potencial dos seus investimentos. Muitas vezes, essas cobranças acontecem de maneira automática na sua conta da corretora, sendo difíceis de identificar. 

Assim, é importante escolher uma corretora que seja transparente em relação aos custos aplicados. Lembre-se: todo profissional precisa ser remunerado pelos seus serviços. Assim, uma plataforma de investimento que promete tudo “de graça” precisa ser analisada com muito cuidado.  

Suporte e Material Educativo

Esse é um fator bastante relevante para novos investidores. No entanto, até mesmo quem já está acostumado com as dinâmicas do mercado financeiro também pode precisar de ajuda eventualmente. Mesmo que seja com relação a dúvidas técnicas sobre o uso da plataforma. 

Assim, é importante optar por uma plataforma que ofereça suporte quando necessário. Além da publicação de material educativo nos seus canais de comunicação. Isso é, artigos, notícias e relatórios que podem ajudar você a continuar afiando seus conhecimentos sobre o mercado financeiro.

Plataforma Intuitiva

A melhor plataforma de investimento para você será fácil de usar e intuitiva. Ou seja, todas as informações devem estar claras e ser de fácil acesso. Afinal, ninguém quer passar horas “brigando” com um aplicativo para conseguir investir. 

Ah, e isso não se aplica apenas ao sistema de compra e venda de ativos. Acessar informações e relatórios sobre os produtos também deve ser fácil. 

O melhor jeito de descobrir se uma plataforma de investimento é intuitiva para você é fazendo um teste. Por sorte, a grande maioria das corretoras modernas oferecem abertura gratuita de conta. Assim, você pode explorar a plataforma por si mesmo e decidir se gosta do sistema. 

Segurança

Certamente, esse é um dos fatores mais importantes dessa lista. É fundamental atestar a segurança da plataforma de investimento que você usará. Para isso, existem algumas medidas a se tomar:  

  • Verificar o cadastro da corretora no CVM (Comissão de Valores Mobiliários): esse órgão fiscaliza, normatiza e desenvolve esse mercado no Brasil. No site, é possível fazer a busca pelo nome da corretora
  • Checar a nota de adesão à ANBIMA: as empresas associadas devem seguir os códigos de melhores práticas do setor. 
  • Regulamentação no Banco Central: toda corretora de valores deve estar autorizada pelo Banco Central para operar no mercado financeiro. No site, você pode buscar a empresa pelo nome. 

Também é recomendado buscar informações sobre o custodiante da corretora. Isso é, a instituição financeira que guarda os ativos. 

Transparência

Hoje em dia, você pode encontrar inúmeras “fórmulas mágicas” para enriquecer. Isso sem mencionar nas promessas de taxa zero que ocultam a informação de que existem outras tributações envolvidas nas operações. Infelizmente, a transparência não é um dos pontos fortes das corretoras tradicionais. 

A melhor plataforma de investimento é aquela que é sincera com você. Tanto sobre custos, quanto sobre os riscos envolvidos em cada investimento. 

Desconfie de promessas de rendimento garantido, principalmente se forem super atrativos. Sempre leia os contratos e termos de uso para conhecer todos os custos envolvidos. Também é uma boa ideia pesquisar sobre a reputação da empresa antes de tomar uma decisão.

Recomendações de Investimentos

Existem inúmeros tipos de ativos disponíveis para compra e venda. E, dentro de cada categoria, um leque infinito de opções. Assim, não é de se espantar que investidores menos experientes tenham dúvidas ou receio de fazer uma escolha. 

A melhor plataforma de investimento, nesse caso, é aquela que oferece recomendações que estejam adequadas ao seu perfil e objetivos. 

Essas sugestões podem vir em diferentes formas. Por exemplo, através de publicações explorando carteiras recomendadas ou listas com as melhores opções no momento. 

Ferramentas para Acompanhar os Rendimentos

A melhor plataforma de investimento não serve apenas para comprar e vender ativos. Ela também oferece ferramentas que ajudam você a organizar sua carteira e acompanhar o crescimento do seu patrimônio de perto. 

Assim, procure uma opção que permita monitoramento dos ativos. Preferencialmente, através do acesso em diferentes dispositivos. Assim, você pode checar seu patrimônio tanto no computador ou através do smartphone, por exemplo. 

Isso é importante mesmo para os investidores que optam por ativos menos voláteis. Assim, é possível acompanhar o progresso dos seus objetivos e fazer os ajustes necessários para alcançar suas metas. 

A Melhor Plataforma de Investimento Está Aqui

Sugestões personalizadas para seu Perfil

Aqui na Warren, não acreditamos em receitas prontas para o sucesso. É por isso que nossa carteira recomendada varia de cliente para cliente. Isso mesmo: suas sugestões de ativos são completamente personalizadas. 

Isso é feito através da combinação da tecnologia com o expertise da nossa equipe de gestão. Funciona assim:

  1. Quando você abre sua conta gratuita na Warren, responderá algumas perguntas sobre sua experiência com o mercado financeiro e tolerância a riscos. Assim, saberemos qual é seu perfil de investidor. 
  2. Para receber suas recomendações, basta fazer login na plataforma e criar um novo objetivo. Vamos precisar de algumas informações sobre o quanto você pretende aplicar e por quanto tempo. Além de claro, qual é sua meta financeira com a carteira. 
  3. Como nenhum algorítimo é perfeito, nossas sugestões passam também pela curadoria da nossa equipe de especialistas
  4. Se você quiser, pode adicionar e retirar qualquer produto da carteira sugerida na edição avançada. Todos os nossos produtos ficam disponíveis, independendo do quanto você já investiu.

Planeje seus objetivos e metas separadamente

Nossa plataforma de investimento possibilita muito mais organização na hora de montar sua carteira. Afinal, você provavelmente tem mais de uma meta financeira para alcançar. Assim, na Warren é possível criar diferentes carteiras e acompanhá-las individualmente. 

Por exemplo, você pode ter uma carteira voltada para sua reserva de emergência; outra para guardar dinheiro para a viagem dos seus sonhos; e uma terceira para sua aposentadoria. 

No aplicativo, você pode acompanhar a visão geral dos rendimentos. Ou, então, monitorar o desempenho de cada objetivo separadamente. Para cada uma das suas metas, você receberá sugestões específicas de ativos. Assim, você melhora o potencial de rendimento e conquista seus objetivos mais rapidamente. 

Comece a investir com a Warren

Veja como é simples começar sua carteira de investimentos com a Warren.

A melhor parte é que investir com a Warren é muito mais simples e barato do que você imagina. Para começar, você só precisa seguir esses passos:  

  1. Clique aqui e abra sua conta gratuita na Warren. O cadastro é rápido e realizado completamente online. Você também não paga nenhuma taxa para a manutenção da conta. Assim, você fica à vontade para testar nossa plataforma.  
  2. Faça login na plataforma através do site ou do app da Warren. Agora, você já pode criar seu primeiro objetivo.
  3. Responda às perguntas para que possamos entender melhor quais são metas e em quanto tempo você quer atingi-las. Você pode nos dizer o quanto tem para investir, ou deixar que o sistema calcule a quantia necessária com base na sua meta. 
  4. Revise nossas sugestões de ativos e adicione produtos manualmente se preferir. 
  5. Pronto! Você já pode começar a aplicar. E não precisa se preocupar: a Warren vai lembrar você sobre as metas que você definiu (como o valor dos aportes mensais planejados). 

Viu como é fácil? E isso tudo com uma taxa de gestão 4 vezes mais baixa do que a média de mercado. 

Conclusão

A melhor plataforma de investimento se adequa às suas necessidades e objetivos. 

Agora você já sabe tudo que precisa para escolher a melhor plataforma de investimento. Busque uma opção segura, transparente e que ofereça o melhor portfólio para seus objetivos. 

Você pode obter ainda mais benefícios da plataforma escolhendo a Warren. Nesse artigo, você também conheceu os principais diferenciais do nosso app. 

Quer continuar aprendendo sobre o mercado financeiro? Leia também esses outros artigos do nosso blog que separamos para você: