O que é gestão de investimentos  

A gestão de investimentos se refere à administração de ativos financeiros e outros investimentos.

Geralmente, o termo diz respeito ao gerenciamento da carteira de investimentos e à negociação dos seus ativos para atingir um objetivo de investimento específico.

Além da compra e venda de ativos propriamente dita, ela inclui o desenvolvimento de uma estratégia de curto ou longo prazo para adquirir e remover as participações da carteira, podendo incluir também serviços bancários, orçamentários e tributários.

A gestão de investimentos também é conhecida como gestão de portfólio ou gestão de fortunas.

Gestão de investimentos na prática

Toda pessoa que faz um investimento espera que o capital utilizado na aplicação se multiplique, seja por meio de dividendos, ganhos de capital ou juros. Nesse contexto, a gestão de investimentos tem como objetivo aumentar o lucro obtido após o depósito de capital em um ativo.

Uma gestão de investimentos profissional busca atender a objetivos específicos de investimento para o benefício dos clientes, cujo dinheiro os gestores têm a responsabilidade de supervisionar.

Esses clientes podem ser investidores individuais ou institucionais, como fundos de pensão, planos de aposentadoria, governos, instituições educacionais e seguradoras.

De modo geral, os serviços de gestão de investimentos oferecem:

  • Alocação de ativos;
  • Análise de demonstrações financeiras;
  • Seleção de ações;
  • Monitoramento de investimentos existentes; e 
  • Estratégia e implementação de portfólio.

A gestão também pode incluir planejamento financeiro e serviços de consultoria, não apenas supervisionando a carteira de um cliente, mas também coordenando-a com outros ativos e objetivos de vida.

Assim, os gestores de investimentos (asset managers) podem ajudar a alinhar o investimento com metas como a aposentadoria ou o planejamento imobiliário, bem como a distribuição de ativos.

Para isso, esses profissionais lidam com uma variedade de valores mobiliários e ativos financeiros, como:

Os gestores também podem gerenciar ativos reais, como metais preciosos e obras de arte.

Existe ainda a gestão de investimentos no mundo das finanças corporativas, em que a atuação se dá no sentido de garantir que os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa sejam mantidos, contabilizados e bem utilizados.