Bolsa em queda é problema ou oportunidade?  

A guerra comercial entre Estados Unidos e China tem azedado o humor dos investidores nas últimas semanas. Nos Estados Unidos, o índice S&P 500, composto pelas 500 maiores empresas da bolsa americana, teve uma semana turbulenta. No início de maio, o S&P 500 chegou a atingir sua máxima histórica, impulsionado pelos bons números da economia americana e pelos resultados positivos de algumas de suas maiores empresas.

No Brasil, além da tensão com o cenário externo, os movimentos políticos em Brasília também ajudaram o Ibovespa a cair. Na espera de um acordo entre Estados Unidos e China e sem muita segurança sobre a tramitação da previdência, investidores optaram pela cautela. Por aqui, o principal índice da bolsa fechou a semana em queda de 1,82%.

Bolsa em queda é oportunidade!

O resultado é que aqueles investidores que precisaram ou quiseram vender suas ações encontraram um ambiente menos propício a compras e, portanto, preços baixos. Já os investidores que estavam dispostos a comprar, aproveitaram os preços em queda para comprar mais ações com menos dinheiro.

O investimento em ações deve sempre ser feito levando em consideração a volatilidade do mercado. Por isso, o investidor precisa ter em mente que o investimento em renda variável é um investimento de longo prazo. Também precisa aprender a não ter friozinho na barriga quando a bolsa cai. Quem tem um portfólio diversificado e foco no longo prazo, momentos de queda são uma excelente oportunidade para investir mais e melhorar o preço médio das ações em sua carteira.

Clique aqui e comece agora a investir em ações com a Warren!

Valorização no longo prazo e lucros!

Quem investe em ações com foco no longo prazo se beneficia com a valorização que as ações tendem a ter em períodos maiores de tempo e conta, ainda, com os lucros que as empresas das quais é sócio pagam aos acionistas. Os fundos da Warren que investem em empresas brasileiras e americanas são sócios de empresas dos mais diversos setores da economia e recebem o lucro dessas empresas, o que contribui para a evolução do patrimônio do fundo. Ou seja, retorno para os investidores!

O gráfico mostra a evolução do Ibovespa desde 2016. Note que apesar das quedas serem mais bruscas do que as altas, no longo prazo a tendência costuma ser de valorização.

O sobe e desce é do jogo. A maneira responsável de aproveitá-lo é manter a calma e a disciplina em seus investimentos, lembrando que, em períodos maiores de tempo, a linha, apesar das quedas, é ascendente.

Clique aqui, conheça seu perfil e comece agora a com a Warren!