A margem bruta é o lucro direto que uma empresa obtém por um bem ou serviço.
Em outras palavras, é a diferença entre o preço de venda de um produto (sem contar os impostos) e seu custo de produção. Por esse motivo, também é conhecido como margem de lucro. O mais comum é calculá-lo como uma porcentagem das vendas.
A margem bruta passa a ser o lucro direto da atividade da empresa e, portanto, não desconta nem as despesas de pessoal, nem gerais, tampouco os impostos.
Indice
A margem bruta nos ajuda a ver as tendências ao longo de um determinado período, podendo servir inclusive como um método de comparação com outros negócios semelhantes. Nesse sentido, ela é útil para avaliar se o movimento dos lucros está acompanhando o fluxo do setor.
Na tomada de decisões de investimento, ela é utilizada como ferramenta de análise fundamental em conjunto com os fluxos de caixa descontados e índices como Preço/Lucro e índice de liquidez.
Além disso, a margem bruta serve para perceber se um negócio é lucrativo, pois, se a margem bruta for negativa, será impossível cobrir o restante dos custos. É por isso que ela também é conhecida como lucro bruto.
O cálculo da margem bruta pode ser representado por uma fórmula básica, que seria:
Margem bruta = (Lucro bruto / Receita total) x 100
Além disso, ela ainda pode ser calculada por uma segunda fórmula:
MB = [(Preço – Custo de aquisição) / Preço] x 100
Para ficar mais claro, vamos olhar um exemplo.
Digamos que uma empresa ganha R$10 com a venda de uma caneta e que a sua produção custa R$6. O lucro bruto, ou margem bruta, de cada produto seria de R$4, e a porcentagem de margem bruta, 40%. Em outras palavras, para cada real vendido, foram gerados R$ 0,40 centavos de lucro.
A margem bruta pode indicar diversos fatores para quem investe.
Primeiro, ela informa o quanto da receita de uma empresa é mantida como lucro. Portanto, se a margem bruta for de 22%, significa que a empresa obteve R$0,22 de lucro para cada real de receita.
Isso contribui para o investidor determinar se uma empresa está usando seu dinheiro de forma eficiente.
Em segundo lugar, a margem bruta pode oferecer uma estimativa do que os acionistas podem receber, uma vez que os dividendos são pagos sobre os lucros.
Por último, ela ajuda o investidor a comparar empresas concorrentes entre si.
Simplificando, a margem bruta é uma parte fundamental da análise que permite aos investidores obter informações importantes sobre as decisões que a administração de uma empresa está tomando ou pode tomar no futuro.
Além disso, ela também fornece informações úteis para as próprias empresas, podendo ser usada para medir os custos de fabricação em relação à receita. Se a margem bruta for muito baixa, a empresa pode querer reduzir os custos de produção e fabricação para aumentar seus lucros.