Descubra qual é o valor do CDI hoje  

O valor do CDI hoje é de 13,65% ao ano. O CDI serve como referência para diversos investimentos no mercado financeiro, em especial na renda fixa, que tem a rentabilidade de diversos títulos atrelada ao CDI.

Mas você sabe como o CDI é calculado e por que é importante entender qual o valor do CDI hoje?

Neste artigo, vamos descomplicar esse tema de uma vez por todas. Além de entender todos os detalhes sobre o rendimento do CDI hoje, você também vai conhecer o acumulado do CDI em 2022 — e como ele impacta os seus investimentos.

Acompanhe!

O que é CDI?

o que é cdi hoje, ilustração

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, nome dado aos empréstimos que os bancos fazem entre si diariamente.

Esses empréstimos ocorrem porque todos os bancos brasileiros precisam fechar o dia com caixa positivo (mais dinheiro entrando do que saindo), por uma determinação do Banco Central.

Quando, por algum motivo, um banco está com caixa negativo, ele recorre a outros bancos e faz empréstimos de curtíssima duração — como um dia.

São esses empréstimos que levam o nome de CDI. Mas, na prática, o que o mercado financeiro se refere, quando o CDI está em pauta, é a rentabilidade desses empréstimos.

Ou seja: o juro que os bancos cobram e recebem por esses empréstimos de curtíssimo prazo.

Essa rentabilidade acompanha muito de perto a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic.

Dessa maneira, o CDI virou uma referência — um indicador — para o mercado financeiro, em especial quando falamos em ativos de renda fixa.

Quando você ouve alguém falar, por exemplo, que um determinado investimento rende 100% do CDI, entenda que ele está se referindo a esse indicador. 

Se o CDI estiver rendendo, por exemplo, 8%, isso significa que o rendimento da aplicação será de 8%.

Deu para entender? Agora, vamos descobrir o valor do CDI hoje.

Qual o valor do CDI hoje?

valor do cdi hoje, ilustração

O valor do CDI hoje é de 13,65% ao ano. Ou seja, se você investir em uma aplicação que paga 100% do CDI e a taxa não mudar pelos próximos 12 meses, você vai receber 13,65% de juros ao final do período.

É possível afirmar que esse valor está em vigência desde a última reunião do Copom, em agosto, que elevou a taxa Selic para 13,75% ao ano. 

Lembre-se de que a Selic e o CDI andam muito próximos, e sempre na mesma direção. Mas, na prática, como veremos a seguir, o CDI é calculado diariamente pelo Banco Central. 

LEIA TAMBÉM | Taxa Selic hoje: confira o valor atual da taxa Selic 

Como o CDI é calculado?

como o cdi hoje é calculado, ilustração

O CDI é calculado diariamente pela B3, a bolsa de valores brasileira, a partir das negociações realizadas entre os bancos.

A partir desse valor diário, a B3 calcula uma média mensal e anual para o CDI.

A fórmula utilizada para o cálculo é relativamente complexa, e você pode consultá-la no site oficial da B3

Já os valores diários do CDI podem ser acessados diretamente no site do Banco Central, conforme você observa na imagem abaixo, obtida no dia 9 de agosto.

LEIA TAMBÉM | Tipos de renda fixa: veja quais são, compare vantagens e escolha

Acumulado do CDI em 2022

Acumulado do CDI em 2022, ilustração

Agora que você já sabe o valor da taxa CDI hoje, vamos trazer um levantamento da evolução desse indicador em 2022.

Na tabela, você observa a taxa CDI mensal para cada um dos meses de 2022.

Como o CDI tende a variar todos os meses, nós só vamos descobrir a taxa final quando o ano encerrar.

Em 2021, o acumulado do CDI foi de 4,42%. Vale lembrar que iniciamos o ano com a taxa Selic em 2% e encerramos com a taxa em 9,25%. 

Assim, o acumulado de 4,42% dá uma boa ideia de como o CDI performou ao longo do ano.

Acompanhe a tabela com o rendimento mensal do CDI em 2022 e o acumulado do ano ao final:

MêsTaxa CDI
Janeiro0,73%
Fevereiro0,76%
Março0,88%
Abril0,83%
Maio1,03%
Junho1,02%
Julho1,03%
Acumulado de 20226,5%
Fonte: Banco Central

É importante acompanhar o valor do CDI hoje?

Conhecer o valor do CDI hoje não é obrigatório para quem deseja investir bem. Suas aplicações e decisões de investimento devem considerar o seu perfil de risco e os seus objetivos — e não o valor do CDI.

Assim, o CDI acaba tendo um caráter puramente informativo. 

Se você quiser saber quanto rende, na prática, uma aplicação com 100% do CDI, pode ser interessante acompanhar esse indicador mais de perto.

Isso vale especialmente para quem tem investimentos pós-fixados de renda fixa, cuja rentabilidade geralmente acompanha o CDI.

Quem está fazendo comparativos entre aplicações ou precisa entender se um investimento rende mais do que os juros de um empréstimo também pode achar útil conhecer o valor atual do CDI.

Para investidores em geral, porém, conhecer o valor exato do CDI talvez não faça grande diferença no fim do dia, porque, como explicamos, não é esse valor que deve direcionar os investimentos — e sim os seus objetivos como investidor.

Gostou de conhecer mais sobre o valor do CDI hoje

Confira outros artigos que separamos para você: