Déficit comercial é o que ocorre quando um país vende menos do que compra do exterior. Ou seja, é a diferença negativa entre as exportações e importações.
Ele é considerado um dos mais importantes indicadores em relação ao comércio exterior e às relações econômicas internacionais de uma nação.
Em geral, o déficit acontece quando um país importa mais bens e serviços do que é capaz de vender para o exterior. O contrário disso, quando o país vende mais do que compra no exterior, é o chamado superávit comercial.
Indice
São várias as condições que podem influenciar as exportações e importações de um país. Por exemplo:
O déficit comercial pode ter consequências graves para a economia, como problemas monetários, que são elementos de causa e efeito na determinação do estado da balança comercial.
Na prática, essa situação resulta em uma economia que não é capaz de se auto-sustentar, além de fazer com que o saldo em relação ao que ela produz seja menor.
Dessa forma, o déficit comercial costuma afetar bastante a atividade econômica de um país, sendo fonte de grandes desequilíbrios macroeconômicos.
É importante diferenciar déficit comercial de déficit externo, tem relação com o balanço de pagamentos e não com comércio, ou seja, quando a receita de outros países é menor que as despesas incorridas com esses mesmos países.
O déficit externo inclui a diferença comercial entre importação e exportação, a diferença de capital e a diferença financeira ou de transferência.
Quando a produção de um país não consegue atender à sua própria demanda, as importações aumentam. Nesse sentido, um déficit comercial não é necessariamente prejudicial, porque muitas vezes se corrige com o tempo.
Um aumento nos bens importados de outras nações faz com que os preços caiam para os consumidores do país em questão, à medida que aumenta a concorrência estrangeira.
Os preços baixos, por sua vez, ajudam a reduzir a ameaça de inflação para a economia local. Além disso, um aumento nas importações se reflete em uma maior variedade de bens e serviços disponíveis para os residentes de uma nação.
Uma economia em rápido crescimento pode importar mais produtos à medida que se expande, de modo que seus residentes possam consumir mais do que o país pode produzir. Consequentemente, um déficit comercial pode indicar que há uma economia em crescimento.
A venda de bens e serviços no exterior constitui receita ao país que vende. Da mesma forma, o processo contrário, a importação, representa uma despesa para o país que compra.
A diferença entre receitas e pagamentos é chamada de balança comercial.
Assim, se a renda de um país for maior do que os pagamentos feitos, haverá um superávit comercial. Se a renda de um país for menor do que os pagamentos feitos, haverá um déficit comercial. Este cenário também é chamado de balança comercial negativa.