O que é EBIT  

EBIT, em inglês, significa “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre, seria algo como o “lucro antes dos juros e dos impostos”.

Trata-se de um índice contábil que calcula os resultados de produção da empresa levando em consideração a receita e seus custos operacionais e de produção, sem as despesas financeiras ou os impostos sobre o lucro.

No Brasil, este indicador também é chamado de LAJIR: Lucro antes dos Juros e Imposto de Renda.

Como funciona o EBIT na prática?

O EBIT é um dos índices mais observados pelos analistas de mercado, uma vez que revela um bom panorama a respeito dos resultados operacionais de uma empresa. 

Ele funciona como um indicador que mede a qualidade do lucro operacional pois, ao desconsiderar os custos com impostos ou juros, oferece um termômetro da capacidade operacional da companhia.

O EBIT pode ser usado como um marcador útil para comparar o desempenho de diferentes empresas, especialmente quando se trata de negócios com sedes em diferentes países.

Isso é facilmente explicado: o lucro líquido de uma empresa inclui valores que podem variar muito dependendo do país onde é calculado. Um exemplo disso são os impostos. 

Assim, num contexto internacional, em que se pretende comparar a performance de diferentes empresas, não faz sentido utilizar o seu resultado líquido como marcador, mas sim o resultado operacional, que, em princípio, reflete a receita das atividades comerciais sem contar com impostos ou outros efeitos financeiros.

E o que o EBIT faz é demonstrar apenas o lucro operacional líquido da empresa.

Como calcular o EBIT

O cálculo do EBIT é relativamente simples.

Primeiro, é preciso entender que esse indicador representa o lucro da empresa antes dos juros e impostos. Portanto, para chegar ao resultado, basta somar o lucro líquido da organização aos juros e impostos.

 EBIT = Lucro Líquido + Juros + Impostos

E o que é a Margem EBIT?

A margem EBIT é um cálculo que mede a lucratividade de uma empresa, desconsiderando os juros e os impostos.

Esta margem é calculada usando o próprio EBIT, dividindo-o pela receita líquida. Como a margem se dá em percentuais, o resultado dessa divisão é então multiplicado por 100.

Margem EBIT = EBIT/ Receita Líquida x 100

A margem EBIT é utilizada para comparar companhias do mesmo segmento, pois o cálculo apresenta uma aproximação da lucratividade operacional de uma empresa.