O que é IFMM  

O Índice de Fundos Multimercado (IFMM) tem como objetivo fornecer uma base para comparar fundos multimercado que atuam no mercado financeiro nacional. Também chamado de “Índice Hedge Funds”, ele é produzido pelo banco de investimentos BTG Pactual.

Este indicativo é essencial para que os investidores possam se orientar a respeito das oscilações do mercado, dando margem para tomadas de decisões mais assertivas.

Os dados do IFMM são baseados em análises de dados fornecidos pelos administradores de fundos de investimento à ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A atualização dessas informações ocorre de forma trimestral, sempre realizada nos primeiros dias úteis de janeiro, abril, junho e outubro.

O que são fundos multimercado?

Fundos multimercado são fundos de investimento que visam à aplicação em diferentes mercados. Com renda fixa ou variável, eles passam por produtos financeiros complexos e apresentam maior flexibilidade para a escolha de ativos.

Quais são os fundos considerados pelo IFMM?

Para fazer parte do cálculo do IFMM e ser caracterizado com um fundo elegível, o fundo multimercado deve atender alguns requisitos. São eles:

  • Contar com um histórico de 12 meses, a partir do 5º dia útil anterior à data de balanceamento do IFMM;
  • Ter cadastro na Anbima;
  • Não ser um Fundo de Investimento de Quotas (FIQ);
  • Ter uma média de ganhos de R$25 milhões durante um período de análise de três meses;
  • Apresentar singularidades para não ser considerado um fundo espelho (dois ou mais fundos que aplicam no mesmo ativo);

Aqueles que atendem a estes requisitos, passam a contar na base de dados para compor a fórmula de cálculo do índice.

Como é feito o cálculo do IFMM?

De acordo com o Banco BTG Pactual, o resultado do IFMM é originado a partir do cálculo do patrimônio líquido dos últimos três meses de atividade dos fundos.

Assim, encontra-se o patrimônio líquido médio, que é ordenado de forma decrescente e atrelado à parcela de participação de cada fundo no mercado.

Este cálculo tem como objetivo principal garantir que o IFMM represente uma parcela significativa do setor,  fazendo com que no mínimo 75% do seu volume total esteja presente no índice.