Commodity é um termo em inglês que se refere a bens físicos que são componentes básicos (matéria-prima) de produtos mais complexos.
O preço de uma commodity é determinado com base nas condições de oferta e demanda do mercado. Ou seja, se o bem for escasso, seu preço tenderá a aumentar e vice-versa.
Indice
As commodities são divididas em dois tipos: hard e soft.
As hard commodities são tipicamente recursos naturais que devem ser minerados ou extraídos, como ouro, borracha e petróleo.
Já as soft commodities são produtos agrícolas ou pecuários, como milho, trigo, café, açúcar, soja e carne.
No mercado, as commodities mais populares são:
As commodities são bastante afetadas por fatores externos como secas agrícolas, tensões nos mercados, desaceleração econômica, etc. Ou seja, questões geopolíticas, climáticas e conjunturais possuem impacto direto nesse mercado.
Por isso, são características comuns das commodities:
Visto que o preço das commodities muda de acordo com a oferta e demanda, existem mecanismos que permitem ao investidor um certo tipo de controle sobre essas variações.
Os chamados contratos futuros são como uma garantia para evitar a oscilação destes valores. São contratos de compra e venda nos quais são estabelecidos, entre produtor e comprador, um valor para entrega e uma data futura para o pagamento.
Assim, o produtor consegue segurar o preço do produto e reduzir riscos de perda, caso o ele venha a cair no período. Por outro lado, para o comprador, há a possibilidade de lucro caso o valor se eleve.