Warren Equals: por que equidade de gênero também importa para os seus investimentos?

Texto assinado pela Warren Asset Management na edição de Março de 2021 da Warren Magazine. Clientes Warren recebem a Warren Magazine mensalmente por e-mail. Você pode ler esta edição clicando aqui.

Um panorama da igualdade de gênero

A igualdade de gênero, além de um direito humano fundamental, é essencial para a concretização de sociedades pacíficas, com pleno potencial humano e desenvolvimento sustentável.

Além disso, diversos estudos acadêmicos têm mostrado que o empoderamento das mulheres estimula a produtividade e o crescimento econômico.

Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, o que torna imprescindível acabar com as múltiplas formas de violência de gênero e garantir acesso igual à educação, saúde, recursos econômicos e participação na vida política para todos os gêneros. 

Também é essencial alcançar oportunidades iguais no acesso ao emprego e aos cargos de liderança e de tomada de decisão em todos os níveis.

Em 2015, as Nações Unidas reformularam seu programa de desenvolvimento, lançando “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que são objetivos globais para alcançar o desenvolvimento do planeta Terra.

São 17 ODS integrados, que foram adotados por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, como um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030.

Os ODS reconhecem que a ação em uma área afetará os resultados em outras e que o desenvolvimento deve equilibrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O Objetivo 5, “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, é conhecido como o objetivo de gênero independente porque se dedica a atingir esses fins.

Mudanças legais e legislativas profundas são necessárias para garantir os direitos das mulheres em todo o mundo. 

Embora um recorde de 143 países garantisse a igualdade entre homens e mulheres em suas Constituições até 2014, outros 52 não haviam dado este passo.

Houve progresso nas últimas décadas: mais meninas estão indo à escola, mais mulheres estão trabalhando em cargos de liderança e as leis estão sendo reformadas para promover a igualdade de gênero. No entanto, as disparidades de gênero permanecem nas esferas econômica e política. 

O mercado financeiro, ainda considerado sexista, contribui muito nessa disparidade. E, por isso, estudamos muito e lançamos, em março de 2020, o fundo Warren Equals.

abrir conta warren carteiras, banner

Um ano de Warren Equals: estratégia e resultados

O Warren Equals é um fundo de ações que investe apenas em empresas destacadas por suas políticas de equidade de gênero. Neste mês, ele completa um ano!

Baseado em pesquisas acadêmicas e de mercado, que mostram como gestoras mulheres e empresas com políticas de equidade de gênero têm maior performance, buscamos avaliar empresas que desenvolvem e implementam políticas de igualdade dentro de seu processo produtivo e, inclusive, de seu produto e publicidade.

O principal parâmetro para seleção é que a empresa precisa constar no maior índice de igualdade de gênero no mundo, o Gender-Equality Index (GEI) da Bloomberg. 

O GEI inclui 380 empresas, com uma capitalização de mercado de US$ 14 trilhões, com sede em 44 países e distribuído em 11 setores.

O GEI traz transparência às práticas e políticas relacionadas ao gênero em empresas de capital aberto, aumentando a amplitude dos dados ambientais, sociais e de governança (ESG) disponíveis para os investidores. 

Em um momento em que é fundamental que as empresas demonstrem seu compromisso com a igualdade de gênero, as empresas incluídas no índice deste ano estão dando um exemplo para relatórios e divulgação de dados sociais mais transparentes.

O índice é realizado pela avaliação de cinco pilares: 

  1. Liderança feminina e fluxo de talentos: avalia o recrutamento, capacitação e retenção de mulheres em posições de liderança.
  2. Igualdade de remuneração e paridade de gênero: avalia a eliminação das disparidades salariais de gênero, mediante planos de ação transparentes e eficazes.
  3. Cultura inclusiva: avalia políticas, benefícios e programas que contribuem para um ambiente inclusivo.
  4. Políticas de assédio sexual: avalia as políticas de assédio sexual no ambiente corporativo.
  5. Marca pró-mulheres: Considera a cadeia de produção e suporte da empresa às comunidades de mulheres.

É com imensa satisfação que vemos que aliar propósito com uma boa gestão de investimentos também traz resultado. 

Desde a sua criação, o Warren Equals vem trazendo ganhos consistentes. Desde o início, o fundo já performou 22.03%, 2,7 p.p. à frente do principal índice da bolsa, o Ibovespa.

SAIBA MAIS | Conheça algumas das mulheres que inspiram a Warren

Warren Equals: os próximos passos

Para 2021, estamos fazendo alguns movimentos interessantes. Com a publicação do GEI 2021, novas empresas estão entrando na alocação do fundo, com uma expansão de ativos internacionais. O melhor de tudo é que o fundo permite diversificar em empresas, setores e países, sem exposição cambial.

A Warren nasceu buscando levar o mundo dos investimentos para qualquer pessoa, desde aquela que não sabe nada, até aquela mais experiente. Desde aquela que tem pouco capital até quem já construiu seu patrimônio, e tudo isso com o propósito em sua essência. 

O Warren Equals faz parte desse progresso, ao mostrar que investir é necessário e que podemos fazer isso com propósito, buscando além da rentabilidade, entregar algo a mais para sociedade.

Seguiremos mostrando que investir com propósito importa e traz retorno.

Quer ler mais sobre o Warren Equals? Abaixo, listamos alguns conteúdos que criamos a respeito das ações que compõem o fundo.

abrir conta warren