Fundo Warren Ações BR: conheça o fundo de ações mais tradicional da Warren  

O Fundo Warren Ações BR é o fundo de investimento da Warren focado em ações de empresas brasileiras.

Ele pode ser considerado o nosso mais tradicional fundo de investimento em ações, porque tem o objetivo de seguir o índice Ibovespa.

Para isso, o fundo reúne estratégias distintas, investindo em ações de boas empresas, empresas que pagam dividendos e small caps com grande potencial de valorização.

Tudo isso sob a curadoria da equipe de gestão da Warren, responsável por todos os fundos de investimento em ações em em renda fixa.

Ficou curioso para entender os detalhes do fundo Warren Ações BR?

Boa leitura!

O que é o fundo Warren Ações BR

o que é o fundo warren ações br, ilustração

Lançado em maio de 2018, o fundo Warren Ações Brasil surgiu com a meta de bater o índice Ibovespa. Ele concentra ações de várias empresas brasileiras, como o nome sugere. Isso inclui desde as grandes e mais consolidadas (as chamadas blue chips) até as menores, mas que têm grande potencial de valorização (as small caps).

Vale ressaltar que se trata de um fundo que oferece uma diversidade de ações maior do que a do próprio Ibovespa, investindo nas principais ações que compõem ETFs chaves como BOVA11, DIVO11, SMALL11 e PIBB11.

Em razão de sua estratégia e sua administração feita pela equipe de gestão da Warren, o fundo apresenta vantagens atrativas, como maior proteção do seu capital em razão de uma volatilidade menor que a do índice Ibovespa.

Outras vantagens são a taxa de administração zerada e liquidez D+2

Além disso, a taxa de performance também é inexistente, o que maximiza seu potencial de retorno ao investir no fundo. 

O cotista do fundo tem exposição às principais empresas de diversos setores do Brasil, como energia, consumo e educação, por meio de empresas como Bradesco, Copasa, Via Varejo e Cemig, segundo dados do fim de 2020.

O fundo é constituído sob forma de condomínio aberto, com prazo indeterminado de duração, o que significa que ele funciona por meio de uma junção do capital de vários investidores, que é alocado de acordo com a gestão da Warren, e visa continuar suas atividades sem prazo de duração. 

A Warren mantém pelo menos 67% do patrimônio líquido em: 

  • Ações negociadas em Bolsa de Valores ou entidade do mercado de balcão organizado
  • Bônus de subscrição, recibos de subscrição e certificados de depósito de ações 
  • Cotas de fundos de ações e cotas de fundos de índice de ações

Repare que todos esses itens estão relacionados ao mercado de ações, afinal, o fundo tem como objetivo justamente seguir o Ibovespa em um horizonte de médio e longo prazo, por meio do investimento nesse tipo de ativos.

É importante destacar que, como todo investimento em ações, o fundo apresenta risco de perda do capital investido, consequência natural desse tipo de ativo. 

Isso significa que, se você tem um perfil de investidor um pouco mais conservador, vale a pena analisar com cuidado a inclusão desse fundo na sua carteira, em virtude do risco mais elevado de perdas — que é diretamente proporcional ao potencial de ganhos.

Mas fique tranquilo. Quando você abre uma conta na Warren, a nossa plataforma descobre o seu perfil de investidor e os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Por isso, a alocação sugerida sempre vai respeitar o seu perfil de risco e os seus objetivos, garantindo que você tenha a exposição ideal para o seu perfil.

Estratégia do fundo Warren Ações BR

estratégia do fundo warren ações br, ilustração

A principal estratégia do fundo é investir em três classes de empresas: as grandes, as pequenas e as boas pagadoras de dividendos. 

Ao fazer isso, o fundo garante equilíbrio e diversificação satisfatória de ativos, o que tende a minimizar eventuais perdas. 

A maior alocação do fundo tende a ser nas empresas de grande porte e já consolidadas, como a Vale, a Ambev e o Banco do Brasil, que normalmente estão em sinergia com a economia do país. 

Elas apresentam valorização constante e não têm riscos tão altos de perdas como outras companhias.

As empresas pequenas, chamadas de “Small Caps”, têm maior margem para crescer e se valorizar, podendo atingir valorizações expressivas

A contrapartida é que suas eventuais desvalorizações também são expressivas, de modo que é necessário balancear seu risco com os demais ativos da carteira.

Aqui, entramos naquela questão de o ganho ser diretamente proporcional ao risco, lembra? 

Então, por terem um potencial maior de valorização, as possibilidades de perdas consideráveis acabam sendo maiores também.

Por fim, as boas pagadoras de dividendos garantem o recebimento constante de lucros, que ajudam a balancear as eventuais desvalorizações das empresas pequenas e compõem a carteira do fundo. 

Cabe destacar que esses dois tipos de classes de empresas abordadas nos parágrafos anteriores disputam o segundo e terceiro lugar na estratégia de alocação do fundo, que como já mencionado, prioriza as empresas de grande porte.

É claro que esta descrição é feita de acordo com as linhas gerais do fundo, mas dependendo da expectativa do mercado, a equipe de gestão da Warren Gestão pode optar por distribuições diferentes, de modo a maximizar os lucros dos investidores do fundo. 

Normalmente, o fundo Warren Ações BR prioriza uma posição maior em pequenas empresas quando o mercado brasileiro engata uma firme tendência de alta.

Por outro lado, os gestores optam por uma posição maior em empresas que são boas distribuidoras de lucros (dividendos) em momentos mais turbulentos da bolsa, já que essas empresas são consideradas mais defensivas.

Repare que a gestão e o rebalanceamento do fundo são feitos de modo a maximizar os lucros e mitigar eventuais perdas, garantindo a satisfação dos interesses de seus cotistas. 

LEIA TAMBÉM | Fundo Warren Omaha: conheça o fundo multimercado da Warren 

Benchmark do fundo

Antes de tudo, é necessário explicar que um benchmark é um índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma aplicação.

Nada mais é do que um referencial, um norte, que o fundo busca seguir.

Dessa forma, ele é utilizado como comparação para identificar se o desempenho de determinado ativo — ou fundo, nesse caso — está dentro das expectativas ou se apresentou um resultado aquém.

No caso do fundo Warren Ações BR, o benchmark é o índice Ibovespa, que é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na Bolsa e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. 

Portanto, nosso fundo de investimento em ações BR busca seguir o Ibovespa e garantir diversidade de ativos. 

Como o fundo Warren Ações BR seleciona as empresas

O fundo Warren Ações BR seleciona as empresas que compõem sua carteira seguindo uma política de investimento consistente na seleção de empresas que apresentem boas perspectivas de distribuição de resultados, bem como boas possibilidades de ganhos de capital.

O fundo escolhe suas ações visando a diversificação em posições no mercado. 

Isso é feito com investimentos em setores diversos da economia e em empresas de portes mais variados, como mencionado no tópico anterior. 

Atualmente, o fundo Warren Ações BR conta com posições em mais de 100 empresas, o que demonstra a maximização de sua diversificação. 

Veja abaixo as 10 maiores posições do fundo, com o nome das empresas, seu código e a porcentagem que suas ações representam no capital do fundo, com dados do final de 2020.

Principais empresas do fundo Warren Ações BR

EmpresaCódigo Percentual no fundo
BRADESCOBBDC311%
BANCO DO BRASIL BBAS35,1%
CEMIGCMIG44,6%
COPASACSMG34,3%
VIAVAREJOVVAR34,0%
SANEPARSAPR114,0%
SABESPSBSP34,0%
CPFL ENERGIACPFE33,9%
BANRISULBRSR63,8%
COGNA ON COGN33,5%

Liquidez e prazos do fundo Warren Ações BR

Agora que você já entende um pouco mais sobre o fundo e como ele é composto, é importante entender qual é a liquidez e também os prazos antes de optar por esse investimento. 

Nos próximos tópicos, você acompanhará as informações mais detalhadas.

Liquidez

Um dos grandes diferenciais do fundo é o fato de ele proporcionar alta liquidez, ou seja, você consegue transformar seus aportes em dinheiro em um espaço de tempo muito curto, o que é raro em fundos de renda variável.

Um facilitador para quem quer ter o dinheiro em mãos cada vez mais rápido, esse recurso é muito procurado por diversos investidores, principalmente os que gostam de aproveitar bons momentos do mercado financeiro.

Apesar de ser um investimento recomendado em horizonte de longo prazo, é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento e o valor solicitado cai na conta em dois dias úteis

Diferentemente de diversos fundos disponíveis no mercado, em que o prazo geralmente praticado é de D+32, ou seja, os dois dias de pagamento na liquidez desse fundo são considerados um diferencial do fundo Warren Ações BR.

Prazos de aporte

Ao aportar seu capital no fundo, a cotização da aplicação ocorre de imediato, enquanto a conversão dos valores para o fundo ocorre no dia útil posterior ao do aporte, na seguinte sistemática:

  • Cotização aplicação: disponibilização dos recursos: D+0;
  • Conversão: D+1.

Então, se você decidir investir em uma segunda-feira, os recursos ficarão disponíveis no mesmo dia. Na terça-feira, é feita a conversão dos valores para o fundo — o que representa a efetivação do seu investimento.

Prazos de resgate

Outro diferencial que facilita a vida do investidor é que o resgate pode ser feito a qualquer momento, sem carência

E a conversão da ordem de resgate, assim como o pagamento, ocorre após dois dias úteis do momento da ordem

Então, se você solicita o resgate em uma segunda-feira, o pagamento ficará disponível em sua conta na quarta.

Mas aqui, vale destacar que há um horário limite para que o pedido de aplicação e de resgate sejam processados no dia, que é às 13 horas. Sendo assim, pedidos feitos a partir desse horário somente são processados no próximo dia útil.

LEIA TAMBÉM | Por que investir em fundo de investimento? Conheça 4 vantagens 

Características do fundo Warren Ações BR

Vamos nos aprofundar um pouco mais no fundo? Nos próximos tópicos, apresentamos as principais características dele. 

Assim, você já fica sabendo se essa opção de investimento atende mesmo o seu perfil.

Investimento mínimo inicial 

Basta apenas R$ 1 para iniciar a movimentação nesse fundo, ou seja, é um investimento que você pode começar com poucas quantias para entender como funciona e avaliar se os resultados valem a pena.

Isso quebra o mito de que investir em ações (mesmo que por meio de fundos) é uma estratégia apenas para os ricos.

Mas fique atento: para abrir sua conta na Warren, você precisa investir pelo menos R$ 100. Depois, é possível aplicar neste fundo por valores a partir de um real.

Essa é uma característica que merece destaque, visto que existem várias opções no mercado com investimentos iniciais mais altos, que podem variar de R$ 5 mil  a R$ 500 mil, ou mais.

Isso facilita tanto para o investidor inexperiente conhecer esse tipo de aplicação quanto para quem quer testar o desempenho desse fundo em específico podendo começar com pouco, sem comprometer grande parte de sua renda ou do patrimônio.

Movimentação mínima

Assim como o investimento mínimo inicial, a movimentação mínima é de R$ 1. Isso permite que o investidor não precise ficar travado a um valor fixo por mês, como em diversos outros fundos.

Além de não ser necessário investir todos os meses, o valor pode acompanhar o bolso e o momento do investidor, fazendo com que ele não seja refém do investimento,

Isso tira o receio do investidor iniciante e garante ao mais experiente ainda mais tranquilidade na hora de aportar e escolher seus fundos.

Rentabilidade do Fundo Warren Ações BR 

Desde sua criação, em 2018, o Fundo Warren Ações BR rendeu 33,90%, contra 30,21% do Ibovespa no período. 

Nos últimos 12 meses, a rentabilidade do fundo foi de -3,03% (apurado em novembro/2020).

Taxa de administração 

A taxa de administração é zero, ou seja, você não paga nada para investir em nossos fundos. 

Nível de risco 

Por ser um fundo de investimento em ações, seu risco é alto, classificado em 4 estrelas no nível de risco (em uma escala que vai de um a 5).

Riscos do fundo Warren Ações BR

É importante que o investidor saiba que seu investimento tem um risco, principalmente quando se trata do mercado de ações em que o Fundo Warren Ações BR atua. 

Não somente aqui, mas em toda renda variável é necessário falar sobre os riscos, que são inerentes a todos os investimentos fora da renda fixa.

No mundo dos investimentos, o risco está diretamente atrelado a maiores chances de ganho. Mas também é importante saber o quanto cada investidor é apto a ele, por isso a importância do suitability.

O suitability é o nosso processo inicial, em que entendemos o seu perfil de investidor e os seus objetivos para sugerir a melhor alocação.

Por meio dele, é possível saber o seu nível de tolerância para correr riscos, considerando o potencial de ganho de um investimento.

Isso significa que se você é mais conservador, o ideal é ter uma carteira mais segura. Porém, isso implica em um potencial de ganho mais baixo, porque o foco está em conservar o patrimônio.

Por outro lado, há aqueles com perfil arrojado, que topam investimentos mais agressivos, com possibilidade de ter uma rentabilidade bem maior.

Há basicamente quatro principais tipos de risco que devem ser considerados ao investir em um fundo de ações como o Warren Ações BR: 

  • Risco de Crédito
  • Risco de Mercado
  • Risco de liquidez
  • Risco de Perdas Patrimoniais

Como investir no fundo Warren Ações BR

como investir no fundo warren ações br, ilustração

Para investir no fundo de Warren Ações Brasileiras, basta abrir uma conta na Warren.

Assim que iniciar esse processo, você passará a “conversar” com nossa plataforma.

Nesse momento, precisará responder a algumas perguntas básicas, que vão ajudar a identificar o seu perfil de risco para os investimentos — teste que é chamado de suitability. 

É importante ser sincero aqui, porque a plataforma irá direcionar você a uma alocação sugerida com base nas suas respostas.

Por meio dele, consegue-se saber quais são seus objetivos, os prazos para cada um deles e quais valores você pretende aportar. 

A partir daí, a Warren recomenda as carteiras ideais para os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

O Warren Brasil Fundo de Investimento em Ações entra nessa composição, dentro do investimento em renda variável, mas você também está livre para criar carteiras personalizadas, a fim de investir apenas em produtos específicos.

Gostou do fundo Warren Ações BR? 

Obter informações completas como essas é fundamental para garantir que você faça uma escolha consciente e acertada na hora de compor a sua carteira. 

Portanto, fica aqui a dica: sempre tenha todos os detalhes possíveis antes de tomar uma decisão.

Quer começar a investir na Warren? Abra sua conta agora mesmo.

Aproveite e saiba mais:

Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.