Fundo Warren Renda Fixa Simples: conheça o fundo mais conservador da Warren

Quem disse que os investidores conservadores não podem investir em fundos de investimento? O fundo Warren Renda Fixa Simples (CNPJ: 24.986.670/0001-97) é o produto mais conservador da Warren:  o patrimônio é focado em títulos públicos.

Diversificação. Esse é um dos segredos para diluir os seus riscos e aumentar o seu potencial de ganho no longo prazo. Certamente, você já deve ter visto essa recomendação por diversas vezes.

Mas, se você é do time dos conservadores e tem aversão à palavra risco, talvez esteja se perguntando: como diversificar, se prefiro proteger o patrimônio a ter risco de perder?

O Fundo Warren RF Simples une a diversificação de uma carteira conservadora a uma gestão especializada. 

Ou seja: um produto ideal para quem está começando a aplicar, ou para quem tem o objetivo de manter e não de multiplicar o patrimônio.

Neste artigo, destrinchamos o fundo Warren Renda Fixa Simples, mostramos onde ele investe e explicamos por que ele é o fundo mais conservador da Warren. 

Acompanhe e confira:

  • O que é o Fundo Warren Renda Fixa Simples
  • Estratégia do Fundo Warren Renda Fixa Simples
  • Por que o Fundo Warren Renda Fixa Simples é o mais conservador da Warren
  • Liquidez e prazos de aporte e resgate
  • Características do fundo
  • Rentabilidade
  • Como investir

Vamos juntos?

O que é o Fundo Warren Renda Fixa Simples?

Saiba o que é o Fundo Warren Renda Fixa Simples

Lançado em outubro de 2016, o Fundo Warren Renda Fixa Simples é um fundo de investimento de renda fixa focado em títulos públicos, considerado o mais conservador do portfólio da Warren.

Ele é um produto que oferece segurança para a sua carteira de ativos, com rendimentos acima da poupança e que mantém a sua liquidez.

A administração do fundo, os rebalanceamentos e os estudos de performance são feitos por gestores da Warren, que foram escolhidos a dedo.

Por ser um fundo de baixo risco, ele é indicado para investidores de perfil conservador ou com objetivos de curto prazo.

Para recapitular, a diferença entre a renda fixa e a renda variável é a previsibilidade dos rendimentos. 

Ou seja, quanto mais previsíveis, mais seguros tendem a ser os produtos.

LEIA TAMBÉM | Fundo de Renda Fixa: entenda como funciona o investimento que reúne segurança e praticidade 

abrir conta warren carteiras

Estratégia do Fundo Warren Renda Fixa Simples

Conheça a estratégia do Fundo Warren Renda Fixa Simples

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os fundos de renda fixa precisam ter, ao menos, 80% do seu patrimônio aplicados em produtos desse tipo.

O fundo Warren Renda Fixa Simples tem 100% do seu patrimônio investido em renda fixa, sendo a maior parte em títulos públicos. Dependendo da estratégia adotada, e o fundo pode ser complementado com CDBs e letras financeiras.

Os títulos públicos, ou Letras do Tesouro, são empréstimos que você faz ao Governo, para que ele pague dívidas e financie projetos de saúde, educação, infraestrutura e outros. 

Em troca, você recebe juros — é semelhante a quando você pede empréstimo em um banco, por exemplo.

Os CDBs são semelhantes aos títulos públicos, porém, em vez de emprestar dinheiro para o governo, o seu aporte fica disponível para instituições financeiras.

Os grandes bancos, por exemplo, utilizam esse dinheiro como recurso para disponibilizar crédito aos seus clientes.

Em relação aos rebalanceamentos e atualizações, as cotas do fundo Warren RF Simples são atualizadas a cada dia útil, sempre respeitando a regulamentação em vigor.

Por que o Fundo Warren Renda Fixa Simples é o mais conservador da Warren?

O Fundo Warren Renda Fixa Simples é o produto mais conservador do portfólio da Warren porque ele é o único que investe a maior parte do seu patrimônio em títulos públicos.

Os títulos públicos são considerados como os investimentos mais seguros do mercado financeiro no Brasil. 

Essa classificação é dada principalmente porque as chances de o governo dar calote aos investidores é mínima.

LEIA MAIS | Títulos públicos: entenda o que são, e descubra como investir

Liquidez e prazos de aporte e de resgate

A liquidez é a facilidade que um ativo tem de se transformar em dinheiro. No caso do Fundo Warren Renda fixa Simples, é a rapidez que a sua aplicação fica disponível em dinheiro na Warren, depois que você solicita resgate.

A liquidez do Warren RF Simples é D+0. Isso significa que, se você fizer o pedido de resgate na segunda-feira de manhã, à tarde ele já estará na sua conta.

Prazos para aporte e resgate

O Fundo Warren Renda fixa Simples é um fundo com prazo indeterminado de duração. Então, você pode se tornar cotista dele a qualquer momento.

Além disso, esse é um produto sem prazo de carência, ou seja, você pode solicitar o seu resgate também a qualquer momento. 

Basta ficar de olho no horário limite para aplicação e resgate que é até 12h00.

Características do Fundo Warren RF Simples

Entenda as características do Fundo Warren Renda Fixa Simples

Quanto você preciso para começar a investir no Fundo Warren Renda Fixa Simples? Qual é a meta do fundo?

Vamos juntos destrinchar as características desse fundo para começar a investir com segurança.

Taxa de administração e de performance

O Fundo Warren RF Simples tem taxa zero de administração e de performance.

Estratégia

A estratégia é aplicar o patrimônio do fundo 100% em renda fixa, sempre predominando os títulos públicos, porque eles são simples e considerados os mais seguros do mercado.

Meta

A meta do Fundo Warren Renda Fixa Simples é entregar rentabilidade de 100% do CDI.

Liquidez

A liquidez é D+0 — solicitando o resgate pela manhã, o dinheiro estará disponível na sua conta à tarde.

A plataforma sempre irá sugerir um percentual mínimo de 10%, para suprir necessidades relacionadas ao ajuste da sua carteira administrada.

Mínimo inicial para aplicação

O valor mínimo para o seu primeiro aporte é de R$ 100.

Movimentação mínima

O valor para movimentação mínima no fundo também é de R$ 100.

Rentabilidade dos últimos 12 meses

Nos últimos 12 meses, o Fundo Warren RF Simples entregou rentabilidade de 98,1% do CDI.

Nível de risco

O risco do fundo é nível 1 (baixo).

Rentabilidade

O Fundo Warren Renda Fixa Simples utiliza o Índice CDI como referência. O CDI — Certificado de Depósito Interbancário — é usado como benchmark (referenciador) dos investimentos de renda fixa.

Isso significa que a rentabilidade desses produtos está atrelada ao valor do CDI. O Fundo Warren RF Simples, por exemplo, busca entregar 100% desse índice.

Apesar de a renda fixa, principalmente os títulos públicos, terem a fama de muita segurança, mas pouca rentabilidade, o Fundo Warren Renda fixa Simples não deixa a desejar na sua performance.

Desde o seu lançamento, em outubro de 2016, esse produto nunca apresentou rentabilidade negativa.

Em seu histórico de rentabilidade, ele superou o CDI por 10 meses, sendo o maior retorno mensal de 1,04%. O retorno acumulado desde a criação foi de 28,32%.

Em 2020, de janeiro a outubro, o fundo apresentou rentabilidade acumulada de 2,37%, ou 97,1% do CDI no período. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade foi de 98,1 do CDI%.

Tributação do fundo Warren Renda Fixa Simples

É importante que você fique de olho nos impostos que incidem sobre os seus investimentos, para que evite prejudicar a sua rentabilidade.

O Fundo Warren Renda Fixa Simples está sujeito aos Imposto de Renda e ao Impostos sobre Operações Financeiras (IOF). O IOF é cobrado caso você retire os seus rendimentos antes do seu primeiro aporte completar 30 dias.

Já o Imposto de Renda é cobrado por meio do come-cotas — o imposto é retido na fonte todo último dia útil de maio e novembro de cada ano.

LEIA MAIS | Como declarar seus investimentos no Imposto de Renda

Como investir no Fundo Warren Renda Fixa Simples?

O Fundo Warren Renda fixa Simples é um produto exclusivo para os clientes da Warren. Então, se você ainda não é cliente, o primeiro passo é a abrir a sua conta.

Para começar o seu cadastro, é feito o teste suitability. Nele, é identificado o seu perfil de investidor, para que a sua carteira esteja alinhada aos seus objetivos e tolerância ao risco.

Por ser um produto de baixo risco, o Fundo Warren RF Simples aparece como recomendação para perfis conservadores

Mas se você desejar ter esse produto na sua carteira, basta procurar pelo fundo na plataforma e fazer a sua aplicação personalizando a carteira.

É importante entender que não são somente os conservadores que podem investir em renda fixa. Se você é um investidor moderado ou até mesmo arrojado, pode utilizar produtos seguros, como o Warren RF Simples, para objetivos de curto prazo ou como proteção de parte o seu patrimônio.  

O Fundo Warren Renda Fixa Simples é o produto mais seguro para a sua carteira. Com o seu patrimônio predominantemente investido em títulos públicos e com liquidez D+0 você não precisar se preocupar com riscos nem com a gestão da sua carteira.

Tem interesse? Abra a sua conta na Warren e comece a investir.

Se você gostou deste artigo, talvez possa se interessar por:

Banner reserva 2