Fundos Multimercado: conheça os investimentos indicados para seu perfil de investidor

Fundos multimercado são aqueles que mesclam diferentes categorias de ações, com base em uma estratégia segura e rentável. Funcionam como excelentes formas de investir, sem precisar analisar o mercado financeiro e sua ampla gama de produtos.

Investir em um fundo multimercado significa acreditar em uma teoria proposta pelo seu gestor. Este modelo de investimento pode levar certo tempo para se concretizar. É recomendável que você tenha um prazo de, no mínimo, dois anos para conseguir resgatar seus valores.

Cada fundo multimercado tem seus próprios objetivos e estratégias. Para esclarecer este formato de investimento e conhecer os melhores fundos multimercado de 2019, continue sua leitura!

Fundos multimercado: conheça esse formato de investimento

Os melhores fundos multimercado são aqueles que atendem ao seu perfil de investidor.

A entidade responsável por regulamentar o mercado financeiro, conhecida como Comissão de Valores Mobiliários, divide os fundos de investimento em quatro classes:

  • Renda fixa: é exigido um mínimo de 80% dos investimentos em títulos de renda fixa.
  • Ações: precisa ter 67% investido no mercado de renda variável, como ações.
  • Cambiais: exige que 80% do investimento esteja ligado a moedas, como o dólar.
  • Fundos multimercado: neste caso, é o conceito que estamos abordando neste artigo. Não existe nenhuma regra ou exigência para investir em fundos multimercado. Ou seja, é permitido que o investimento seja livre, usando qualquer proporção na escolha dos ativos. Tudo vai depender da estratégia e do objetivo do fundo.

Assim, os fundos multimercado possuem estratégias específicas, que podem atender tanto a objetivos de curto ou médio prazo (no caso de fundos mais conservadores), quanto metas mais ousadas, a longo prazo (no caso de fundos de alta volatilidade).

Como os fundos multimercado não precisam cumprir nenhum requisito, no que diz respeito à proporção dos ativos, eles se adaptam melhor às mudanças de cenário da economia. Isso se dá porque o gestor do fundo pode tomar decisões conforme sua análise e previsões.

É por isso que existem fundos multimercado que conseguem superar períodos de crise, sem apresentar grandes prejuízos.

Quais os tipos de fundos multimercado

Saber qual tipo de fundo multimercado mais adequado para você é fundamental para entender os riscos envolvidos. Em geral, fundos multimercado são recomendados para investidores moderados ou arrojados, já que alguma perda é inevitável, especialmente no início.

Os fundos multimercado podem ser divididos em três grupos. Dentro de cada grupo, existem, ainda, outras subdivisões.

Alocação

Fundos multimercado nessa categoria buscam retorno a longo prazo. São fundos que investem em uma variedade de classes de ativos como: renda fixa, ações, câmbio e cotas de fundos de investimento.

Dentro desse grupo existem duas subdivisões:

  • Balanceados: são os fundos com estratégia predeterminada, em que o gestor precisa especificar com clareza em quais classes de ativos serão feitos os investimentos.
  • Dinâmicos: neste caso, não existe o comprometimento do gestor em compartilhar previamente sua estratégia. Isso permite que ele mude a alocação do dinheiro conforme a situação do mercado.

Estratégia

Este grupo se baseia em regras de acordo com a estratégia adotada pelo gestor. Conhecer o tipo de fundo multimercado que você irá investir é essencial para entender se a estratégia está de acordo com o seu objetivo.

É subdividido em:

  • Macro: opera em diferentes classes de ativos e define as diretrizes com base nas análises do cenário macroeconômico no médio e longo prazo.
  • Trading: opera em diferentes classes de ativos, mas ao contrário do anterior, busca obter o ganho através da movimentação de compra e venda a curto prazo.
  • Long and Short (Direcional): opera no mercado de renda variável, montando portfólio de posições compradas (long) e vendidas (short), sendo que elas podem ter valores diferentes entre si.
  • Long and Short (Neutro): neste caso, a diferença é que, tanto a posição comprada, quanto a vendida, possuem o mesmo valor e parâmetro da aposta, reduzindo o risco em caso de oscilação do mercado.
  • Juros e moedas: investe somente em renda fixa, podendo assumir risco de juros, índices de preço e moedas estrangeiras.
  • Livre: não exige o cumprimento de uma estratégia específica.
  • Capital protegido: investe no mercado de risco, mas protege parte ou total do valor investido, permitindo que o cotista recupere um percentual do investimento, no caso de haver perdas.
  • Estratégia específica: opera em cenários com riscos específicos, como commodities e futuros índices.

Investimento no exterior

O terceiro grupo, que não possui subdivisões, contempla os fundos multimercado que possibilitam investir mais de 40% do patrimônio líquido em ativos no exterior.

Qual o perfil de investidor recomendado para os fundos multimercado

Os fundos multimercado podem atender a diferentes perfis de investidores, dependendo da estratégia adotada.

Os fundos multimercado oferecem diferentes estratégias, tanto as mais conservadoras, quanto aquelas muito mais arriscadas que o mercado de ações.

Dessa maneira, o perfil de investidor recomendado vai depender muito mais do objetivo do investimento e do tipo de fundo escolhido.

Existem opções de fundos com ganhos a longo prazo, que apresentam riscos menores, sendo adequados para um perfil mais conservador.

Perfis mais arrojados pedem fundos multimercado agressivos, garantindo uma boa rentabilidade. O ônus, porém, é que esses fundos tendem a ser mais arriscados que fundos de ações.

Recomendamos alguns cuidados na hora de investir em um fundo multimercado. Observe o tipo do fundo, o perfil do gestor, a taxa de volatilidade, além do histórico e da liquidez do fundo. 

Ou deixe que a gente se preocupe com tudo isso! A Warren oferece uma plataforma inteligente capaz de sugerir e gerenciar o melhor portfólio de investimentos para você, totalmente baseado em seu perfil de investimento e em seu objetivo. Abra sua conta!

Quer saber mais sobre perfis de investimento? Recomendamos a leitura do artigo Qualquer pessoa pode ser um investidor.

Como avaliar se você tem perfil para investir em fundos multimercado? Apresentamos abaixo, as principais vantagens envolvidas nessa modalidade de investimento.

Vantagens em investir nos fundos multimercado

Uma das principais vantagens de investir em um fundo multimercado é sua praticidade.

O investidor não precisa acompanhar os diversos mercados e classes de ativos. Basta escolher (bem escolhido) o fundo e o gestor será o responsável por acompanhar as movimentações e fazer os ajustes necessários para uma melhor rentabilidade.

É, também, uma excelente alternativa para quem deseja investir em vários mercados, mas não possui um capital muito alto. Os fundos multimercado permitem investimentos de valores reduzidos, atendendo uma boa parte de investidores “de primeira viagem”.

Outras vantagens dos fundos multimercado são:

  • Você pode ganhar mais do que uma renda fixa, com menos riscos que o mercado de ações.
  • A liberdade do gestor em montar sua carteira de ativos e se adaptar às mudanças do mercado, permite que os cotistas conquistem uma boa rentabilidade, com segurança.
  • Por variar classes de ativos, os fundos multimercado são mais seguros que aplicações realizadas diretamente em ações ou em fundo de ações, que focam o investimento em apenas um mercado.

Como escolher os melhores fundos multimercado

Fundo multimercado da Warren

A Warren oferece, em seu portfólio de investimentos, um fundo multimercado.

A Warren oferece um jeito eficiente, seguro e transparente de investir.

Você investe em uma carteira de produtos de acordo com o seu objetivo e o perfil do investidor.

Sem condições ou taxas abusivas, investir em um fundo multimercado com a Warren isenta você de pagar a taxa de rebate.

Conheça: 

Fundo Warren Omaha Multimercado

Este fundo reúne as melhores mentes dos fundos multimercados em um único lugar. É uma excelente alternativa para quem deseja um retorno maior que o obtido em renda fixa, mas não se sente seguro com a renda variável.

A meta do fundo é partir de 150% a 170% do CDI, buscando rentabilidade consistente, com a maior estabilidade possível.

Por que vale a pena investir com a Warren

A Warren oferece os melhores fundos multimercado para perfis conservadores, moderados e até altamente arrojados.

A Warren é uma corretora de investimentos. Nosso objetivo é tornar a experiência com investimentos muito mais eficiente e transparente.

Você conta com a ajuda de uma inteligência artificial, que irá apresentar os melhores produtos financeiros para você, de acordo com seu perfil e objetivos. Sem necessidade de estudar por horas todos os tipos de investimento ou analisando o mercado financeiro.

Com a Warren, todo o processo é direto e transparente, sem conflitos de interesse ou tentativas de “empurrar” um produto que não seja o ideal para você. Nosso objetivo é te ajudar a realizar o seu!

Confira outras vantagens de investir com a Warren: 

  • Temos uma plataforma construída para que sua experiência seja tranquila e agradável.
  • Não escondemos nenhuma taxa em letras miúdas no final da folha.
  • Você pode ter vários objetivos, com carteiras de investimento montadas para cada um deles e respeitando seu perfil de investidor.
  • Você pode acompanhar as movimentações, previsões e outros detalhes da sua conta, de maneira rápida e segura.
  • A sua carteira de produtos para investimento é construído em cima de um algoritmo poderoso, mas também conta com a expertise de diversos profissionais altamente capacitados.
  • Você investe em nossa carteira inteligente e deixa que a gente faça o trabalho de buscar as melhores taxas e produtos, ajustando suas aplicações diariamente.

Conclusão

Fundos multimercado são excelentes para quem deseja variar seus investimentos, mas não sabe ou não deseja acompanhar o mercado.

Os melhores fundos multimercado são aqueles em que o gestor possui uma estratégia inteligente e segura, focada na rentabilidade. É fundamental que, antes de investir em um fundo multimercado, você procure conhecer a estratégia a ser adotada e o perfil do gestor.

Assim, você garante que o fundo escolhido atenda seus objetivos e interesses, seja em relação ao valor, ao compromisso de rentabilidade, liquidez ou ao prazo esperado.

Você também pode escolher deixar essa decisão com a Warren. Conforme seu perfil e seu objetivo, nosso mentor virtual montará a melhor opção de portfólio de produtos para investimento, com segurança e transparência.

Conheça a Warren!

Quer continuar aprendendo cada vez mais sobre como cuidar do seu dinheiro? Confira esses outros artigos que publicamos no blog: