O que são commodities

Commodity é um termo em inglês que se refere a bens físicos que são componentes básicos (matéria-prima) de produtos mais complexos.

O preço de uma commodity é determinado com base nas condições de oferta e demanda do mercado. Ou seja, se o bem for escasso, seu preço tenderá a aumentar e vice-versa.

Tipos de Commodities

As commodities são divididas em dois tipos: hard e soft.

As hard commodities são tipicamente recursos naturais que devem ser minerados ou extraídos, como ouro, borracha e petróleo.

Já as soft commodities são produtos agrícolas ou pecuários, como milho, trigo, café, açúcar, soja e carne.

No mercado, as commodities mais populares são:

  • Energia: dentre elas estão petróleo, carvão, gás natural, entre outros.
  • Metais Industriais: são aqueles utilizados em processos industriais, como o cobre, níquel ou zinco.
  • Agropecuária: produtos como trigo, milho, soja e gado estão incluídos nesta categoria.
  • Financeiro: inclui as moedas como o dólar, euro, real, bem como títulos públicos do governo federal.

Características das Commodities

As commodities são bastante afetadas por fatores externos como secas agrícolas, tensões nos mercados, desaceleração econômica, etc. Ou seja, questões geopolíticas, climáticas e conjunturais possuem impacto direto nesse mercado.

Por isso, são características comuns das commodities:

  • Volatilidade: os índices de volatilidade, isto é, de variação das commodities chegam a 30% ao ano. Isso significa que seus preços variam com frequência.
  • Alto retorno: por conta de sua volatilidade, as commodities podem oferecer retornos elevados. Em geral, considera-se que os ativos com maior risco também geram um maior retorno. Assim, a alta volatilidade das commodities as torna um produto de investimento com alta capacidade de retorno.
  • Alto nível de transação: como as commodities são utilizadas como matéria-prima na produção de todos os tipos de produtos e serviços, elas são altamente atraentes para todos os tipos de investidores. Assim, suas transações de compra e venda são feitas de forma rápida e fácil.

Como são negociadas as Commodities?

Visto que o preço das commodities muda de acordo com a oferta e demanda, existem mecanismos que permitem ao investidor um certo tipo de controle sobre essas variações.

Os chamados contratos futuros são como uma garantia para evitar a oscilação destes valores. São contratos de compra e venda nos quais são estabelecidos, entre produtor e comprador, um valor para entrega e uma data futura para o pagamento.

Assim, o produtor consegue segurar o preço do produto e reduzir riscos de perda, caso o ele venha a cair no período. Por outro lado, para o comprador, há a possibilidade de lucro caso o valor se eleve.