Fundo Warren Equals: resultados e estratégia

Você sabe o que é inflexão? Do ponto de vista matemático, a inflexão é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura troca o seu sinal. 

Estamos deslizando sobre um ponto de inflexão. O ano de 2020 será lembrado nos livros de história como o ano em que a Covid-19 aprofundou as mudanças organizacionais da sociedade.

Infelizmente, ele também poderá ser lembrado como o ano em que uma recessão global destruiu desproporcionalmente os empregos femininos. Com creches fechadas na pandemia, a participação de mulheres no mercado de trabalho é a menor desde 1990.

Nestes tempos de incerteza, existe uma infinidade de relatórios sobre “Como as empresas serão bem-sucedidas no futuro”. Para responder a esta reflexão, convido você a ler a nossa prateleira de referências.

Prateleira de referências:

► Em um estudo conduzido pelo The McKinsey Global Institute, eles descobriram que a diversidade de gênero pode ser a chave para o sucesso financeiro (leia sobre).

► No Brasil, os números de CPFs na Bolsa de Valores se aproxima dos 3 milhões em agosto. As mulheres investidoras já somam mais de 742 mil − 24,8% do total de pessoas físicas −, um aumento de 6% em relação a julho (veja aqui).

► Uma pesquisa elaborada pelo instituto global da McKinsey aponta que em um cenário onde as mulheres participassem da economia de forma idêntica aos homens, adicionaria até US$ 28 trilhões – ou 26% – ao PIB anual global em 2025 (leia sobre).

► As empresas com as classificações de crédito mais altas têm mais mulheres em seus conselhos (leia sobre). 

► Mulheres gestoras têm mais vantagens sobre os homens durante a pandemia de 2020 (leia sobre).

► Dados da Gender-Equality Index revelam que as empresas lideradas por mulheres acabam tendo mais mulheres em outras funções importantes. E ainda, essas companhias estão cada vez mais se concentrando em atrair – e reter – clientes do sexo feminino (leia sobre).

A relação entre a desigualdade de gênero e o desenvolvimento econômico tem ganhado cada vez mais destaque no mundo. O mercado financeiro não está fora disso. Por meio dos fundos ESGs, os investidores começaram a olhar para investimentos mais alinhados à ética.

Depois de tantas pesquisas e insights sobre o assunto, a Gestora da Warren decidiu criar o fundo Warren Equals. Este é parte de um conjunto de iniciativas (externas e internas) da Warren que visam acelerar este cenário de busca pela equidade de gênero. A Kelly Gusmão, nossa CPO, conta mais sobre a iniciativa Warren Equals neste vídeo.

Forças poderosas estão mudando o mundo e nós queremos fazer parte dessa mudança.

A estratégia do fundo Warren Equals

Para compor o portfólio de ações do fundo foi utilizado como um de nossos filtros o índice de equidade da Bloomberg, o GEI. Do inglês “Gender-Equality Index”, trata-se de um índice ponderado de capitalização de mercado que visa rastrear o desempenho de empresas públicas comprometidas com a transparência nos relatórios de dados de gênero.

A lista de 2020 do GEI é composta por 325 empresas em mais de 42 países. Portanto, para uma ação estrangeira fazer parte do Warren Equals, ela precisa estar dentro do GEI.

No caso das empresas brasileiras, analisamos cinco grande pilares antes de incluir no fundo. São eles:

► Liderança feminina e fluxo de talentos na empresa; 

► Remuneração igual e paridade salarial de gênero;

► Cultura inclusiva;

► Políticas de prevenção de assédio sexual; 

► Marca pró-mulher.

Segundo Igor Cavaca, analista de Renda Variável da Warren, nos últimos anos, com a maior entrada de investidores mais jovens, está ocorrendo um movimento de investimento em empresas que seguem os critérios ESG. Um desses critérios é pautado na equidade de gênero dentro da estrutura de governança.

“Empresas que têm essa política, em geral, são bem vistas pelo mercado, pois possuem menor risco e maior exposição ao público. O Magazine Luiza seria um bom exemplo de empresa, com as propostas de redução da violência doméstica e programas de contratação de exclusivos para negros que vem fazendo”, conta Igor.

A composição do fundo Warren Equals

Dentre as ações selecionadas para o fundo, 80% são papéis brasileiros e 20% estrangeiros (incluindo companhias de países como Estados Unidos e China).

Ações brasileiras

Das 9 ações brasileiras, 4 estão incluídas no índice GEI de 2020: BB Seguridade, Bradesco, Itaú Unibanco e OdontoPrev. Olhamos para além do índice GEI, monitoramos outras empresas, uma a uma, procurando por companhias alinhadas ao propósito do Equals. Dessa forma, adicionamos ao nosso portfólio o Santander, Arezzo, Banco do Brasil, Magazine Luiza e o Grupo Natura.

Ações estrangeiras

Todas as ações estrangeiras, sejam elas norte-americanas ou chinesa, estão dentro do Gender-Equality Index.

Os resultados do fundo Warren Equals

O melhor fica para o final, não podia ser diferente. Os seis primeiros meses do Equals está fantástico e você pode conferir logo abaixo.

Com um patrimônio líquido de R$ 7,61 milhões e 10 mil cotistas, o Warren Equals entregou 12,1% de rentabilidade aos seus investidores desde o início do fundo, em março deste ano.

Para fins de benchmark, o Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, performou em +6,67% nesses últimos 6 meses. Ou seja, o Equals trouxe quase o dobro de retorno no mesmo período.

Em agosto, enquanto o Ibovespa amargava uma queda de -3,44%, o Equals mostrou resiliência com +2,78% de rentabilidade. É um mix de performance financeira e responsabilidade social.

Investir nessa causa é de longe um modismo ou algo passageiro. Alinhar os investimentos à ética traz valor para toda cadeia de stakeholders.

Esse ótimo resultado do fundo veio através de uma diversificação de portfólio. O Warren Equals surgiu no momento o qual o mercado de ações sofreu uma dura queda, com a pandemia da Covid-19. 

No curto prazo isso pode até ter sido assustador. Mas aqui dentro da Warren, o termo é sempre “longo prazo”. Investimos em empresas porque acreditamos em seu crescimento e confiamos que elas podem trazer de valor à sociedade como um todo.

Em vez de focar na lacuna de competências, acreditamos que é hora de focar em diminuir a lacuna de oportunidade – não apenas para o benefício dos indivíduos que foram excluídos do mercado de trabalho, mas para a sociedade como um todo.

Se identificou com propósito do fundo e tem um perfil de investimento arrojado? Abra sua conta na Warren e invista nessa causa.

Se você leu até aqui, esses links poderão ser úteis: