Selic hoje: confira o valor atual da taxa Selic   

A taxa Selic hoje é de 10,75%, definida na primeira reunião do Copom em 2024, realizada nos dias 19 e 20 de março.

Para quem investe, conhecer o valor da taxa Selic é essencial, já que ela é referência para todos os juros no Brasil, o que inclui a remuneração de muitos investimentos.

A renda fixa, por exemplo, é especialmente impactada, porque o CDI, principal indicador desse tipo de investimento, segue a taxa Selic muito de perto.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância de acompanhar a taxa Selic no mundo dos investimentos. Acompanhe!

Qual o valor da taxa Selic hoje?

valor da taxa Selic hoje, ilustração

A taxa Selic é de 10,75%. Esse valor está vigente desde o dia 20 de março de 2024.

Antes, a taxa estava em 11,25%. 

Como funciona a taxa?

Como funciona a taxa Selic, ilustração

Agora que você já sabe o valor da Selic, talvez valha a pena retroceder alguns passos para relembrar por que essa taxa é tão relevante no mundo dos investimentos.

Para isso, precisamos explicar que, por ser a taxa básica de juros da economia, a Selic é o principal instrumento do Banco Central no controle da inflação.

A lógica é simples de entender:

  • Quando a taxa Selic sobe, os juros sobem. Assim, os financiamentos e o acesso a crédito se tornam mais caros, o que desestimula o consumo. Como consequência, há uma redução dos preços, ou uma diminuição na elevação desses preços — ou seja: a inflação cai.
  • Quando a taxa Selic cai, os juros caem. Assim, os financiamentos e o acesso a crédito se tornam mais baratos, o que estimula o consumo. Com mais pessoas e empresas consumindo, os preços sobem, elevando a inflação.

Fácil de entender, certo?

Para que a economia siga crescendo, o ideal seria manter uma taxa básica de juros a níveis baixos, estimulando os investimentos e o consumo. Mas isso precisa ser feito de maneira que a inflação não saia de controle, porque ela reduz o poder de compra dos brasileiros.

Garantir esse equilíbrio é, em termos simplificados, o grande papel da política monetária do Banco Central.

Por que acompanhar o valor da Selic?

Por que acompanhar o valor da taxa Selic hoje, ilustração

Se você investe, conhecer o valor da taxa é essencial para tomar suas decisões de investimento — caso você as faça por conta própria.

Como o CDI, principal referência da renda fixa, acompanha de perto a Selic, uma elevação da taxa significa elevação dos rendimentos da renda fixa.

Note que, aqui, estamos falando apenas em termos nominais, sem considerar a inflação.

Essa elevação pode tornar o investimento em renda fixa mais vantajoso, por exemplo. Assim como uma redução da taxa Selic pode incentivar o investimento em renda variável.

Isso porque, com a renda fixa pagando pouco, os investidores se veem obrigados a correr risco na renda variável para obter retornos mais interessantes.

Neste artigo, explicamos por que conhecer o valor da taxa Selic é relevante para os seus investimentos. 

Quer continuar navegando? Confira alguns conteúdos que separamos para você: