O Tesouro Selic é um título público do governo federal emitido pelo Tesouro Nacional.
Com a rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia nacional, a Taxa Selic, ele funciona com um empréstimo feito ao governo.
Assim, os recursos captados por meio do Tesouro Selic são utilizados para financiar áreas importantes para o desenvolvimento do país, como saúde, educação, segurança, entre outros.
Vale explicar que Tesouro Selic é o nome dado para as Letras Financeiras do Tesouro (LTFs) negociadas na plataforma do Tesouro Direto, Por isso, é possível encontrar nomenclaturas diferentes, mas são os mesmos títulos.
Indice
O Tesouro Selic funciona de maneira relativamente simples. Como citamos antes, este investimento é um empréstimo que o investidor faz ao governo federal e pelo qual recebe uma “recompensa”, que são os juros.
O fato de o Tesouro Selic ser garantido pelo governo minimiza as chances de o investidor perder o capital aplicado. Por isso, ele é considerado um investimento de baixo risco.
Normalmente, o prazo de vencimento do Tesouro Selic gira em torno de cinco anos. Após esse período, é possível resgatar o valor ou ainda aplicá-lo em um outro título.
Dado que sua aplicação inicial é igual a 0,01% do valor total do título, é possível dizer que este investimento é bastante acessível.
Para entender o investimento no Tesouro Selic, é importante saber como funciona a taxa à qual o título está atrelado, a taxa Selic.
Ela serve como base para todas as outras taxas de juros do país, influenciando os juros cobrados por uma instituição financeira em empréstimos e financiamentos, assim como a rentabilidade de investimentos.
A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central a cada 45 dias, e por ser a principal taxa econômica do país, ela tem efeito direto sobre a inflação, além de impactar os rendimentos da poupança e dos investimentos de renda fixa.
Uma das principais características do Tesouro Selic é a sua rentabilidade diária. Por conta dela, mesmo que o resgate seja feito antes do vencimento, o valor que volta para o investidor geralmente é maior do que o investido inicialmente.
Assim, visto que ele não sofre os efeitos da volatilidade do mercado, o Tesouro Selic é a aplicação mais segura do Tesouro Direto. Por isso, ele costuma ser uma boa opção para quem busca investimentos de curto prazo.
Outro aspecto importante do Tesouro Selic é a sua rentabilidade, que, além de ser diária, é pós-fixada.
Isso significa que, no momento da aquisição do título, não é possível saber qual será o rendimento do investimento, pois ele está atrelado a uma taxa que não é constante (neste caso, esse indexador é a taxa Selic). Como ela varia a cada 45 dias, o investidor só saberá quanto o seu investimento rendeu no momento do resgate.
Por fim, vale destacar que o Tesouro Selic não paga juros semestrais, o investimento neste título só pode ser realizado através de uma corretora, plataforma de investimento ou banco autorizados. É uma diferença que ele apresenta em relação a outros ativos, como a poupança, que permite a aplicação por qualquer banco, caixa eletrônicos e até mesmo aplicativos.