O que é bear market  

Bear market é um termo em inglês que quer dizer, em tradução literal, “mercado do urso”.

Ele se refere ao mercado que apresenta uma tendência de queda, que está sofrendo uma baixa por um determinado período e cujas expectativas são de que caia ainda mais.

O que ocorre na prática?

O bear market reflete um ambiente pessimista e de aversão ao risco, caracterizado por uma redução na demanda por ações.

É por esse motivo que, nestes períodos, vemos mais investidores vendendo do que comprando papéis, o que faz com que índices do mercado de ações apresentem números vermelhos.

Em um bear market, os preços caem e as expectativas para o futuro sobre esses valores também são negativas.

Não existe um acordo comum sobre esta tendência, mas, em geral, é aceito que um mercado está em baixa quando seu preço cai 20% ou mais em um período de pelo menos dois meses. 

As principais razões para que ocorra essa situação podem estar relacionadas a uma crise econômica ou o colapso de uma bolha financeira.

Em contraste com os mercados em alta, também conhecidos como bull market, no caso do bear market, os investidores mostram desconfiança e incerteza.

Características do bear market

Durante um bear market, há um aumento da oferta e, ao mesmo tempo, uma diminuição da demanda, o que significa mais investidores vendendo do que comprando em meio a uma queda forte e sustentada do mercado de ações.

Como há escassez de compradores, os valores das ações caem para os preços mínimos. Nesse cenário, o alto nível de desconfiança e pessimismo em relação ao mercado faz com que os investidores busquem evitar perdas parciais ou totais de seus investimentos, criando um movimento elevado de vendas.

Em síntese, o bear market está associado aos dados negativos da economia que se refletem nos mercados e têm repercussão no valor das ações, nos rendimentos de títulos e no desempenho das bolsas. 

Origem do termo “bear market”

Não se sabe exatamente a origem da expressão. No entanto, há duas explicações.

Uma é sobre a forma como o urso ataca seu oponentes, derrubando ou tentando esmagar sua presa, uma metáfora para o que ocorre no mercado.

A outra traz um fundo histórico: os intermediários na venda de peles de urso vendiam as peles que ainda não haviam recebido dos caçadores. Essa especulação dos intermediários sobre o preço futuro de compra ficou ligada ao declínio dos mercados.