O que é diária por incapacidade temporária (DIT)  

Diária por incapacidade temporária (DIT) é um tipo de cobertura oferecida pelo seguro de vida que garante ao segurado o pagamento de uma renda caso ele fique impossibilitado de trabalhar temporariamente por conta de uma doença ou acidente.

O pagamento é feito por diárias e o valor é estabelecido na hora da contratação do seguro. Assim que o profissional estiver apto para voltar a trabalhar, a DIT se encerra.

Recomendada principalmente para trabalhadores autônomos, essa modalidade de cobertura é uma forma de proteger a renda caso um imprevisto de saúde aconteça e seja necessário se afastar das atividades profissionais por um determinado período.

Como funciona a DIT?

Ainda é muito comum a noção de que o seguro de vida se resume à cobertura em situações de falecimento. No entanto, esse tipo de serviço pode ser utilizado em diversas outras situações, servindo também para a proteção em vida.

É esse o caso da diária por incapacidade temporária, que é contratada como uma extensão auxiliar da cobertura do seguro.

Para contratá-la, o titular precisa comprovar sua renda, o que pode ser feito por meio de:

  • Declaração de imposto de renda;
  • Contracheque; ou
  • Extratos bancários dos últimos três meses.

Com a DIT prevista na apólice do seguro, isto é, no contrato, caso o segurado sofra algum acidente ou seja acometido por uma doença que o impossibilite de trabalhar,  ele pode solicitar o pagamento das diárias.

Entre as doenças previstas para o uso da DIT estão:

  • Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo (LTC); e
  • Problemas de saúde que não são considerados “doenças graves”.

Enfermidades como câncer, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, entre outros, são consideradas doenças graves, e portanto não são cobertas pela DIT.

Vale destacar que a faixa etária que pode contratar esse tipo de cobertura é de 16 a 65 anos, de acordo com as regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Além disso, algumas particularidades podem variar de acordo com o regulamento de cada seguradora, como o número máximo de diárias, carência, franquia e riscos excluídos.

LEIA TAMBÉM | Previdência privada: como funciona, quando vale a pena e como escolher

Vale a pena contratar a diária por incapacidade temporária?

Especialmente para profissionais autônomos, ter a renda comprometida por algum imprevisto costuma ser uma preocupação.

Nesse sentido, contratar um seguro para incapacidade temporária pode ser uma alternativa muito interessante para se prevenir e evitar perder sua renda por conta de alguma adversidade.

A DIT é ideal para profissionais liberais que buscam segurança e tranquilidade para possíveis situações de emergência, pois oferece um amparo financeiro em um momento que, além de tudo, pode ser delicado e desconfortável.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: