IGP-M é a sigla para Índice Geral de Preços do Mercado. Esse indicador mostra a variação dos preços na economia brasileira.
Em um país fortemente impactado pela inflação como o Brasil, o IGP-M serve para verificar mudanças quanto ao valor da moeda e alterações nos preços de bens e serviços.
Medido pela Fundação Getúlio Vargas desde 1940, o índice foi criado com o intuito de que houvesse um meio confiável para acompanhar a evolução de valores na economia.
Indice
O cálculo do IGP-M é realizado mensalmente, e sua apresentação acontece de forma consolidada em relação aos últimos 12 meses.
Esse trabalho é desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas através de pesquisas em diversas regiões do país.
As informações reúnem valores médios de diferentes setores, como o da alimentação, artigos de casa, construção civil e comércio.
O valor obtido para o IGP-M é dado por uma média relativa a outros índices. São eles:
O IGP-M permite fazer uma avaliação do cenário econômico. Por exemplo: uma alta nos preços pode indicar que a inflação está elevada, o que, por sua vez, pode sugerir que há uma falta de controle sobre as condições macroeconômicas.
Em contrapartida, um índice alto hoje ou no mês atual não representa o cenário econômico como um todo. Há momentos em que o valor pode estar alto devido à influência de um determinado mercado, sem que isso tenha grande impacto no resultado final. Por isso, uma análise consistente é muito importante.
O IGP-M também é usado para reajustar o valor dos aluguéis, contratos de saúde, seguros, mensalidades escolares, entre outros. A verdade é que o índice tem um impacto nas economias das pessoas, com diferentes resultados sempre relacionados às diversas facetas do mercado.