Análise horizontal: passo a passo para fazer uma análise horizontal de empresa  

Análise horizontal é um método de análise de informações dos demonstrativos financeiros e dos balanços patrimoniais de empresas listadas na Bolsa de Valores.

Utilizada na análise fundamentalista de ações, a análise horizontal compara um dado recente com os registros históricos da mesma informação.

Como os demais tipos de análise, o objetivo é entender se é uma boa ideia investir nas ações da empresa.

Quer entender melhor? Neste artigo, vamos descomplicar a análise horizontal com exemplos fáceis de entender.

Ao fim da leitura, você poderá esboçar uma análise horizontal de qualquer empresa listada na Bolsa de Valores.

Boa leitura!

O que é análise horizontal?

O que é análise horizontal, ilustração

Análise horizontal é uma maneira de avaliar as demonstrações financeiras de uma empresa comparando os resultados mais recentes com aqueles registrados em trimestres ou anos anteriores. Assim, a análise horizontal permite acompanhar a evolução dos dados divulgados nos balanços da companhia.

O nome “análise horizontal” tem um significado quase literal: a análise envolve uma leitura horizontal das tabelas dos demonstrativos. Ou seja, compara-se um número com os números que estão ao lado, e não abaixo ou acima.

Como exemplo, trazemos um exemplo referente aos resultados consolidados de 2020 da Lojas Renner (LREN3). Os dados estão em milhares de reais:

Descrição 202020192018
Receita de Venda de Bens e/ou Serviços7.537.180 9.588.437 8.426.541 
Receita líquida com vendas de mercadorias 6.660.571 8.474.693 7.485.433 
Receita líquida com produtos e serviços financeiros 876.609 1.113.744 941.108 
Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -3.223.570 -3.730.521 -3.284.517 
Custo das vendas com mercadorias -3.201.309 -3.707.306 -3.257.398 
Custo dos produtos e serviços financeiros -22.261 -23.215 -27.119
Fonte: B3

Na tabela acima estão as seis primeiras linhas da demonstração financeira da empresa. Como o assunto é análise horizontal, no entanto, devemos comparar os resultados entre as colunas, não das linhas.

Ou seja, para este tipo de análise não importa qual foi a receita líquida com venda de mercadorias em relação à receita total.

Em vez disso, comparamos os resultados do último exercício com os dados dos anos anteriores.

Por exemplo: notamos que, em 2018, a receita total da empresa foi de R$ 8,4 bilhões; em 2019, subiu para R$ 9,6 bilhões; e em 2020, caiu para R$ 7,5 bilhões.

Desse modo, a análise horizontal permite comparar o desempenho de um setor ou dado financeiro da empresa com ele mesmo no passado.

LEIA TAMBÉM | Como analisar uma ação: passo a passo simplificado 

Para que serve a análise horizontal?

A análise horizontal serve para o investidor investigar a evolução do desempenho de uma empresa no decorrer do tempo e, a partir disso, decidir se vale a pena ter as ações dessa companhia na sua carteira de investimentos.

O que se busca entender com uma análise horizontal é se os números da organização têm subido, descido ou se estão estagnados.

Falando em termos bastante simplificados, quando os resultados crescem, o preço da ação tende a se valorizar. 

Diversos estudos já comprovaram que, no longo prazo, o preço das ações tende a acompanhar a sua geração de lucro.

É por isso que o investidor com papéis de uma empresa que melhora a cada exercício e supera as expectativas do mercado terá mais chances de obter boa rentabilidade com eles.

Mas atenção! Se os resultados da companhia cresceram nos últimos anos, isso não garante que continuarão evoluindo daqui para a frente.

Assim como o retorno de uma ação no passado não é garantia de rentabilidade futura, o desempenho operacional da empresa segue a mesma lógica.

Por isso a análise horizontal não é definitiva — como nenhuma é. 

Não se deve tomar uma decisão de investimento apenas comparando os resultados deste ano com os números dos anos anteriores.

Em vez disso, convém fazer uma análise fundamentalista completa, observando indicadores da empresa e fatores macroeconômicos, avaliando o panorama do mercado e analisando concorrentes.

No fim, a análise horizontal ajuda a enxergar indícios.

Se os números estão crescendo, há uma tendência de que a organização esteja sendo bem administrada e venha aumentando sua participação no mercado.

Analisar outros fatores que vão além da análise horizontal permite confirmar essas hipóteses. Ou seja: os diferentes tipos de análises são complementares.

LEIA TAMBÉM | Valuation: como descobrir o valor de uma empresa e quais cuidados tomar antes de investir  

Análise horizontal ou análise vertical: diferenças

Análise horizontal ou análise vertical, ilustração

Se a análise horizontal é aquela em que observamos os números que estão ao lado, lendo os demonstrativos horizontalmente, é claro que na análise vertical a leitura é de cima para baixo e de baixo para cima.

Peguemos como exemplo a mesma tabela de antes, com os resultados da Lojas Renner:

Descrição 202020192018
Receita de Venda de Bens e/ou Serviços7.537.180 9.588.437 8.426.541 
Receita líquida com vendas de mercadorias6.660.571 8.474.693 7.485.433 
Receita líquida com produtos e serviços financeiros876.609 1.113.744 941.108 
Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -3.223.570 -3.730.521 -3.284.517 
Custo das vendas com mercadorias -3.201.309 -3.707.306 -3.257.398 
Custo dos produtos e serviços financeiros -22.261 -23.215 -27.119

Na análise horizontal, pegamos um item da lista, como a receita com a venda de bens e/ou serviços, e comparamos os números de 2020, 2019 e 2018.

Já na análise vertical, pegamos um ano e observamos as partes que formam os números consolidados.

Por exemplo, veja que “Receita líquida com vendas de mercadorias” e “Receita líquida com produtos e serviços financeiros” são as duas partes que compõem o total de ” Receita de Venda de Bens e/ou Serviços”.

Com a análise vertical, podemos notar que, em 2020, uma parcela bem pequena das receitas da Lojas Renner foi obtida com os produtos e serviços financeiros.

Agora, se quisermos saber se essa proporção mudou em relação aos anos anteriores, devemos combinar a análise vertical com a horizontal.

O que seria recomendável, já que, como afirmamos antes, as análises são complementares.

LEIA TAMBÉM | Livros de análise fundamentalista: 7 opções para estudar e investir melhor 

Quando fazer uma análise horizontal?

Em uma estratégia de stock picking com foco no longo prazo — quando o investidor escolhe as ações de sua carteira, em vez de aplicar em fundos de ações ou ETFs, por exemplo —, sempre deve ser feita pelo menos uma análise horizontal.

Analisar os números do balanço da empresa é essencial para essa estratégia, e a comparação com os resultados obtidos em exercícios anteriores permite que o investidor tenha uma referência do desempenho da empresa, ajustando expectativas para o futuro.

Voltemos ao exemplo da Lojas Renner com os números da tabela que reproduzimos antes. A receita bruta da empresa nos últimos anos foi de:

202020192018
R$ 7,5 bilhõesR$ 9,6 bilhõesR$ 8,4 bilhões

Se observássemos os dados de 2020 isoladamente, não veríamos a quebra no crescimento e não saberíamos que as receitas caíram 22% em relação ao ano anterior.

É por isso que a análise horizontal sempre deve ser feita por quem procura boas empresas para investir com foco no longo prazo: ela dá contexto e perspectiva.

E também porque permite investigar a consistência nos resultados da companhia, o que é muito importante nas estratégias de investimento a longo prazo.

Afinal, você busca empresas resilientes, que consigam superar momentos de crise e incerteza sem que isso afete de forma significativa as operações, correto?

Na Warren, só recomendamos investir no mercado de ações se a ideia for resgatar o dinheiro em pelo menos três anos — se o prazo for curto, o investidor fica muito exposto às oscilações naturais da Bolsa de Valores, cuja volatilidade muitas vezes pode deixar desconfortável investidores mais cautelosos ou que miram no curto prazo.

LEIA MAIS | Os 9 melhores livros de ações para você dominar a renda variável 

Como fazer uma análise horizontal na prática

Como fazer uma análise horizontal, ilustração

O passo a passo para fazer uma análise horizontal é bastante simples:

  1. Obtenha a última demonstração financeira da empresa a ser analisada
  2. Compare os números recentes com os resultados passados

No caso das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), de divulgação obrigatória para empresas listadas na bolsa, os documentos trazem as informações consolidadas dos últimos três anos.

Já os demonstrativos financeiros ITR (mesma coisa que DFP, porém com as informações trimestrais) trazem dados do último trimestre e do consolidado do ano até aquele mês — e os dados do ano anterior para esses mesmos períodos.

Se você quiser uma perspectiva histórica mais ampla, o site da B3 disponibiliza os documentos com os demonstrativos de todos os anos e trimestres.

A seguir, no tópico “Onde encontrar as demonstrações financeiras?”, explicaremos qual o processo para baixar os documentos.

Com o balanço em mãos, agora é só observar os números, compará-los com o que foi registrado em outros períodos e obter insights e hipóteses sobre a saúde da companhia analisada.

No começo do documento, estarão as tabelas padronizadas com balanço patrimonial e demonstração de resultados.

Essas tabelas respeitam uma categorização padrão — a mesma para todas as empresas da Bolsa. São úteis, portanto, para quem quer comparar negócios distintos.

Abaixo delas, você encontrará o relatório da administração, com textos explicativos, gráficos e tabelas personalizados, apresentados pela própria empresa.

A seguir, separamos alguns exemplos de informações tiradas dessa parte do documento, para você entender na prática como fazer uma análise horizontal.

Desempenho econômico-financeiro

Veja, a seguir, a tabela que consta na seção Desempenho econômico-financeiro do relatório da administração da Lojas Renner.

analise horizontal renner, ilustração
Fonte: Lojas Renner

Nesta imagem, há vários números interessantes para a análise horizontal além da receita. 

Um exemplo é o crescimento de vendas em mesmas lojas (uma métrica muito relevante para redes de varejo), que foi de 8,7% em 2019 e -23,9% (ou seja, as vendas em mesmas lojas diminuíram) em 2020, também conhecido como o “primeiro ano da pandemia”.

A terceira coluna mostra o percentual de variação do dado em questão de um ano para o outro. 

O lucro bruto da operação de varejo em 2020, por exemplo, caiu 27,4% em relação a 2019.

Essas são algumas das informações que ajudam a dimensionar o impacto da pandemia no negócio da Lojas Renner — é a principal explicação para a queda nos números.

O investidor deve ter em mente que esse foi um ano atípico e ficar atento a detalhes como a evolução da margem líquida (está na penúltima linha da tabela), o que pode sinalizar uma melhor gestão administrativa, financeira e tributária.

Afinal, quando a pandemia for definitivamente superada, a queda das vendas em 2020 talvez não seja tão relevante para a análise, já que ela foi causada por um fator externo imprevisível, que afetou o mundo inteiro.

Abertura de novos negócios

O quadro abaixo, também tirado da demonstração financeira de 2020 da Lojas Renner, mostra dados das três redes da companhia: 

  • Renner
  • Camicado
  • Youcom 

Acompanhe os números:

analise horizontal renner, ilustração
Fonte: Lojas Renner

Um dado interessante, aqui, é o das inaugurações. É possível observar, sem margem para dúvidas, que o ritmo de expansão da organização freou consideravelmente em 2020.

Investimentos

A tabela com os investimentos feitos pela Lojas Renner em 2020 e 2019 ajuda a entender um pouco melhor o quadro de abertura de novos negócios. Confira:

investimentos renner, ilustração
Fonte: Lojas Renner

Com a pandemia, a empresa reduziu significativamente o investimento em novas lojas e na remodelação das instalações. 

Por outro lado, aumentou o valor investido em sistemas e equipamentos de tecnologia.

É claro que essas informações traduzem uma situação de necessidade, mas também ajudam a entender melhor qual foi a estratégia da Lojas Renner para encarar o ano da pandemia.

VEJA TAMBÉM | ROE: o que é e como analisar o Return On Equity ao investir 

Onde encontrar as demonstrações financeiras?

As demonstrações financeiras completas da Lojas Renner — assim como as de qualquer outra empresa que negocia ações na Bolsa de Valores — estão no site da B3.

Acesse a página de Empresas Listadas, encontre a empresa que você quer analisar e, na página com as informações da companhia, clique em “Relatórios Estruturados”.

Lá, você encontra os links para as Informações Trimestrais (ITR) e Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) — as primeiras trazem os números de cada trimestre e as segundas o consolidado do ano.

Há também o link “Histórico”, que leva para as páginas em que se pode ver os números de anos e trimestres anteriores.

Ao selecionar o período desejado, abrir uma nova janela no navegador será aberta, com os valores dos resultados. Para facilitar a análise, clique em “Salvar em PDF” e abra o arquivo gerado.

As primeiras páginas trazem as informações categorizadas e padronizadas do balanço patrimonial e demonstração de resultados. 

Abaixo disso está o relatório da administração, com números, informações, gráficos e tabelas destacados pela empresa.

Neste documento, você encontra os quadros que apresentamos acima e muitas outras informações. É um material completo que permite fazer vários tipos de análise.

Outra possibilidade é acessar o site de relações com investidores da empresa: digite no buscador o nome da empresa mais “relações com investidores”.

Haverá um link chamado “Central de Resultados” ou algo semelhante, que leva para uma página com releases, apresentações e as demonstrações financeiras no mesmo formato que abordamos neste artigo.

Por fim, ainda há a possibilidade de acompanhar os dados em portais que agregam os dados fundamentalistas. 

Eles foram criados justamente para facilitar o acesso dos investidores às informações financeiras das empresas. 

Conclusão

Como vimos, a análise horizontal é um método no qual o investidor compara os resultados de uma empresa no último ano ou trimestre com os números registrados nos períodos anteriores.

Assim, ele tem uma referência para sua análise e saberá se os números estão melhorando ou piorando com o tempo — ou se estão estagnados.

Uma empresa cujos resultados evoluem com consistência tende a ser uma boa opção de investimento, se o foco estiver no longo prazo.

Mas apenas comparar os números atuais com os históricos não é suficiente para tomar a decisão de incluir ou retirar ativos da sua carteira de ações.

Em vez disso, é recomendável fazer uma análise fundamentalista completa, observando indicadores, fundamentos e o mercado em que a companhia está inserida.

Quer falar com um dos nossos especialistas? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato:


Para conferir mais dicas sobre investimentos e análises de ações, navegue pelos demais artigos da Warren Magazine: