O Recibo de Depósito Bancário (RDB) é um investimento privado em renda fixa no qual os investidores emprestam dinheiro às instituições bancárias e recebem o valor investido acrescido de uma rentabilidade ao final de um determinado período.
Indice
O funcionamento do RDB é semelhante ao do CDB, o Certificado de Depósito Bancário. A diferença é que, enquanto o CDB pode ser negociado livremente antes do vencimento, o RDB é inegociável e intransferível.
Isso quer dizer que o RDB só pode ser resgatado após seu prazo de vencimento. Esse período varia de produto para produto e de banco para banco.
Por ter um prazo de vencimento rígido, o RDB oferece boa margem de negociação com a instituição financeira quanto à rentabilidade.
Essa rentabilidade se origina a partir dos juros pagos pelo banco ao investidor quando o investimento vence. O valor mínimo da aplicação, assim como a remuneração e os prazos, variam de acordo com o produto contratado e com a instituição financeira.
É por meio de investimentos como o RDB que as instituições financeiras captam recursos para oferecer crédito aos clientes mesmo em momentos de escassez de crédito no mercado.
O Recibo de Depósito Bancário oferece uma série de vantagens, principalmente para aqueles investidores conservadores, que buscam investimentos de baixo risco.
Algumas características do RDB são:
A característica que pode ser considerada uma desvantagem é a inflexibilidade do resgate do RDB, visto que ele só pode ser feito ao final do vencimento.
Nesse sentido, é importante que o capital utilizado pelo investidor não vá fazer falta durante o período em que o contrato estiver em vigência.