ROI significa “Return over Investment” ou, em português, “Retorno sobre Investimento”.
Trata-se de um indicador que as empresas utilizam para medir o resultado econômico gerado a partir dos investimentos realizados.
Em outras palavras, é o percentual e nível de lucro ou o prejuízo que faz com que cada centavo seja empregado em um projeto durante um determinado período de tempo.
Indice
Embora a fórmula de cálculo do ROI seja simples, para que os dados sejam confiáveis é necessário levar em consideração todas as receitas e despesas envolvidas no projeto, e não apenas o seu custo em si.
O investimento em uma campanha de marketing, por exemplo, deve levar em consideração o custo da campanha, bem como o salário e as horas despendidas pelo publicitário e o custo das instalações onde trabalha, entre outros fatores.
O ROI é calculado usando a seguinte fórmula:
ROI = (Renda - Investimento) / Investimento
Dessa forma, se o rendimento esperado com a campanha publicitária for de R$400.000 e os custos totais investidos de são de R$100.000, o retorno do investimento será de R$3.
Neste caso, por cada R$1 real investido, R$3 seria o lucro gerado.
Para vê-lo em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. No exemplo citado, o percentual de ROI seria 300%.
O valor do ROI pode ser positivo e negativo. Se for positivo, significa que o projeto é rentável, uma vez que a receita supera o investimento realizado.
Porém, quando o resultado for negativo, duas coisas podem estar acontecendo: ou o projeto não é lucrativo, ou é lucrativo ao longo do tempo, mas determina um alto investimento inicial.
De qualquer forma, é importante monitorar o retorno das ações em que se investe, independentemente do seu porte.
O ROI é essencial para a tomada de decisões do investidor.
Conhecer a rentabilidade dos projetos empresariais permitirá conhecer o retorno de cada uma das ações em que a empresa está investindo, facilitando a atuação no sentido de manter a rentabilidade.
Graças ao seu cálculo, é possível saber se as ações são rentáveis, comparar projetos e tomar decisões com base nos dados reais, o que permite atuar sobre aqueles que necessitam de uma maior disponibilização de recursos para continuar a crescer.
Em outros termos, conhecer a rentabilidade das ações ajuda a mensurar os benefícios, saber se os investimentos estão gerando retorno financeiro, isto é, se estão sendo lucrativos para a empresa. Por isso, é fundamental para decisões de curto, médio e longo prazo.