Year over year (YoY), também chamado no Brasil de Taxa Homóloga ou Taxa de Variação Homóloga, é um cálculo usado para comparar dois períodos iguais em anos diferentes.
Essas comparações incluem desempenho anual, trimestral e mensal, e os resultados desse cálculo são apresentados em percentuais, e ajudam a entender, entre outros aspectos, as movimentações do mercado.
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O year over year é um cálculo utilizado pelos investidores para analisar a saúde da companhia.
Observar o year over year permite avaliar se o desempenho financeiro de uma empresa está melhorando, piorando ou se está estagnado.
Por exemplo, em relatórios financeiros, podemos ver que uma determinada empresa declarou que suas receitas aumentaram no terceiro trimestre, com base no ano anterior, nos últimos três anos.
Qualquer período mensurável que se repete anualmente pode ser comparado em uma base year over year.
Assim, as comparações feitas por meio desse cálculo são uma forma muito utilizada e eficaz de avaliar uma empresa.
O cálculo do year over year pode variar de acordo com o indicador que visa comparar, como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), PIB (Produto Interno Bruto), Balança Comercial, índices de desemprego, entre outros.
No entanto, para realizar a equação, é necessário levar em conta o valor de determinado produto ou resultado no ano atual e o valor desse mesmo produto ou resultado, no ano anterior.
Assim, a sua fórmula se define da seguinte maneira:
YoY = (período atual – período anterior) / período anterior x 100
A porcentagem que resulta desse cálculo pode indicar aumento ou diminuição em relação ao período anterior.
Também é importante saber que uma comparação através do YoY deve ter o mesmo período de tempo selecionado.
Por exemplo, se a ideia é comparar a receita obtida em diferentes anos, no primeiro trimestre, devemos comparar de 1° de janeiro a 31 de março de 2020 e 1° de janeiro a 31 de março de 2021.
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As comparações YoY são populares para avaliar o desempenho da companhia porque ajudam a mitigar a sazonalidade, um fator que pode influenciar a maioria dos negócios.
Vendas, lucros e outras métricas financeiras mudam durante diferentes períodos do ano, uma vez que a maioria dos modelos de negócios tem uma temporada de pico e uma temporada de baixa demanda.
Os varejistas, por exemplo, têm um pico de demanda durante a temporada de compras de fim de ano, que ocorre no quarto trimestre do ano.
Para quantificar adequadamente o desempenho de uma empresa, faz sentido comparar a receita e os lucros de um mesmo período em diferentes anos.
Se um investidor observar os resultados de um varejista no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, pode parecer que uma empresa está passando por um crescimento sem precedentes, quando na verdade é a sazonalidade que está influenciando a diferença nos resultados.
Da mesma forma, em uma comparação do quarto trimestre com o primeiro trimestre seguinte, pode parecer uma queda dramática, quando também pode ser resultado da sazonalidade.
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