Zerar posição é um termo do mercado financeiro usado para designar aquelas operações em que a compra e venda de ativos se equiparam.
Ou seja, está relacionado àquele investidor que comprou um determinado número de ações e, no mesmo dia, vendeu a mesma quantidade.
Indice
Na prática, zerar posição é realizar a venda de ações na mesma quantidade de compra inicial. Ou ainda o contrário, realizar ordem de compras na mesma quantidade das vendas iniciais.
É uma operação de curtíssimo prazo, pois as negociações de compra e venda ocorrem em um único dia.
Para exemplificar, podemos imaginar que um investidor comprou 10 ações de uma determinada empresa pela parte da manhã. Já à tarde, ele vendeu todas as ações adquiridas mais cedo. Assim, ele zerou a posição.
Este tipo de operação é também chamada de day trade. Ela usa estratégias de investimentos baseadas em um dia de negociação do mercado.
A opção de zerar a posição nem sempre será uma escolha lucrativa para os investidores. É preciso estar atento às oscilações dos valores de ações no mercado e também contar com boas estratégias de negociação.
As operações de day trade trazem custos de corretagem e tributações, e sem um plano bem fundamentado, há riscos de o investidor ter grandes prejuízos.
Geralmente, quem zera a posição são aqueles operadores mais experientes, que movimentam volumes maiores de ações e conseguem minimizar os custos envolvidos.
A estratégia de zerar posição pode oferecer uma boa rentabilidade, se bem pensada, entre as oscilações de um dia de negociação.
No entanto, como é de praxe no mercado financeiro, quanto maior a rentabilidade, maior o risco.
Ainda é possível zerar posição no chamado swing trade. A diferença, neste caso, é que o investidor tem um prazo maior. Ao contrário do curtíssimo prazo de um dia do day trade, as negociações no swing trade podem levar semanas.
Dessa forma, o investidor dispõe de mais tempo para realizar a compra e venda, o que contribui para minimizar os riscos.