Selic hoje: confira o valor atual da taxa Selic   

A taxa Selic hoje é de 13,25%.

Esse valor foi definido na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), concluída no dia 15 de junho. Na ocasião, o comitê decidiu pelo aumento de 0,5 p.p da taxa básica de juros da economia brasileira.

Para quem investe, conhecer o valor da taxa Selic hoje é essencial, já que ela é referência para todos os juros no Brasil, o que inclui a remuneração de muitos investimentos.

A renda fixa, por exemplo, é especialmente impactada, porque o CDI, principal indicador desse tipo de investimento, segue a taxa Selic muito de perto.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância de acompanhar a taxa Selic no mundo dos investimentos. Acompanhe!

Qual o valor da taxa Selic hoje?

valor da taxa Selic hoje, ilustração

A taxa Selic hoje é de 13,25%. A decisão foi anunciada no último dia 15 de junho, após a reunião do Copom, que decretou o décimo primeiro aumento consecutivo da Selic. Até então, a taxa Selic estava em 12,75%

Ao elevar a taxa Selic para 13,25%, o Copom anunciou que deve aumentar a taxa novamente na próxima reunião, com igual ou menor intensidade. 

Assim, o mercado espera uma elevação de até 0,5 p.p. na próxima reunião do Copom, o que levaria a Selic ao patamar de 13,75%, considerando o cenário de 0,5 p.p.

De acordo com o Boletim Focus mais recente, a Selic deve encerrar o ano no patamar de 13,25%. Ou seja: o mercado prevê que, até o fim do ano, a Selic se mantenha no patamar atual.

Como funciona a taxa Selic?

Como funciona a taxa Selic, ilustração

Agora que você já sabe o valor da taxa Selic hoje, talvez valha a pena retroceder alguns passos para relembrar por que a taxa Selic é tão relevante no mundo dos investimentos.

Para isso, precisamos explicar que, por ser a taxa básica de juros da economia, a Selic é o principal instrumento do Banco Central no controle da inflação.

A lógica é simples de entender:

  • Quando a taxa Selic sobe, os juros sobem. Assim, os financiamentos e o acesso a crédito se tornam mais caros, o que desestimula o consumo. Como consequência, há uma redução dos preços, ou uma diminuição na elevação desses preços — ou seja: a inflação cai
  • Quando a taxa Selic cai, os juros caem. Assim, os financiamentos e o acesso a crédito se tornam mais baratos, o que estimula o consumo. Com mais pessoas e empresas consumindo, os preços sobem, elevando a inflação

Fácil de entender, certo?

Para que a economia siga crescendo, o ideal seria manter uma taxa básica de juros a níveis baixos, estimulando os investimentos e o consumo. Mas isso precisa ser feito de maneira que a inflação não saia de controle, porque ela reduz o poder de compra dos brasileiros.

Garantir esse equilíbrio é, em termos simplificados, o grande papel da política monetária do Banco Central.

Em 2021, a inflação superou os dois dígitos. Por isso, a taxa Selic vem sendo elevada a cada reunião pelo Banco Central, como tentativa de controlar esse crescimento.

O gráfico abaixo mostra esse crescimento em detalhes: 

evolução selic, gráfico

LEIA TAMBÉM | A taxa Selic e a inflação: descomplicamos tudo que você precisa saber 

Por que acompanhar o valor da taxa Selic hoje?

Por que acompanhar o valor da taxa Selic hoje, ilustração

Se você investe, conhecer o valor da taxa Selic hoje é essencial para tomar suas decisões de investimento — caso você as faça por conta própria.

Como o CDI, principal referência da renda fixa, acompanha de perto a Selic, uma elevação da taxa Selic significa elevação dos rendimentos da renda fixa.

Note que, aqui, estamos falando apenas em termos nominais, sem considerar a inflação.

Essa elevação pode tornar o investimento em renda fixa mais vantajoso, por exemplo. Assim como uma redução da taxa Selic pode incentivar o investimento em renda variável.

Isso porque, com a renda fixa pagando pouco, os investidores se veem obrigados a correr risco na renda variável para obter retornos mais interessantes.

Recentemente, o Brasil bateu o recorde de investidores na Bolsa de Valores, e isso ocorreu justamente quando a taxa básica de juros estava no seu menor patamar histórico, de 2%. 

Neste artigo, explicamos por que conhecer o valor da taxa Selic hoje é relevante para os seus investimentos. 

Quer continuar navegando? Confira alguns conteúdos que separamos para você: