O que é um investidor institucional  

Um investidor institucional nada mais é do que uma entidade ou empresa que administra o capital de terceiros — que, por sua vez, podem ser pessoas ou outras empresas.

Em geral, o investidor institucional trabalha com uma finalidade específica, como a compra de participações em empresas ou o investimento em grandes projetos de infraestrutura.

Por isso, suas aplicações seguem estratégias e diretrizes bem definidas, buscando sempre a maximização das rentabilidades e a geração de lucro para seus clientes.

O investidor institucional na prática

Investidores institucionais são responsáveis pela maior parte das operações realizadas no mercado de ações.

Por se tratar de uma pessoa jurídica, via de regra o investidor institucional é uma organização bem estruturada em termos financeiros.

Assim, é comum que esse tipo de investidor movimente um grande volume de capital. Consequentemente, suas previsões podem ter um impacto significativo no preço dos títulos financeiros ou nos índices de ações.

Existem diversos tipos de investidor institucional. Alguns exemplos são:

  • Bancos;
  • Corretoras;
  • Family offices;
  • Fundos de pensão;
  • Seguradoras;
  • Sociedades gestoras de fundos de investimento;

Para ser considerado um investidor institucional, a organização precisa se enquadrar em alguns pré-requisitos, como:

  • Estar registrada na Comissão Valores Mobiliários (CVM);
  • Ter um sistema de compliance estruturado para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores;
  • Possuir uma política de investimentos bem definida.

Investidor institucional x investidor individual

Ao contrário do investidor institucional, que investe em nome de terceiros, o investidor individual investe para si mesmo.

Seus valores de investimento costumam ser bem menores do que aqueles aplicados por um investidor institucional, pois ele geralmente é uma pessoa física e, portanto, não trabalha com a mesma quantidade de dinheiro que um banco, por exemplo. 

Além disso, os dois tipos de investidor apresentam diferenças no que diz respeito ao conhecimento sobre o mercado financeiro.

Na maioria das vezes, investidores institucionais têm um conhecimento superior, pois contam com uma ampla equipe de profissionais e com mais recursos financeiros.

Mas vale lembrar que isso não indica, necessariamente, que investidores institucionais geram retornos superiores aos que um investidor de qualquer outro tipo, como o individual, pode alcançar.

Quais as vantagens de aplicar com um investidor institucional?

Dentre os principais benefícios do investimento com uma instituição deste tipo, podemos destacar:

  • Gestão dos investimentos: aplicando com um investidor institucional, seu dinheiro fica nas mãos de um time especializado que estará sempre atualizando sua estratégia para aproveitar as melhores oportunidades do mercado.
  • Diversificação da carteira: um investidor institucional, muitas vezes, tem acesso a ativos restritos a investidores individuais. Assim, investindo em um fundo, por exemplo, fica mais fácil trazer diversificação para a carteira.
  • Controle de riscos: seja pela rigorosa política de investimento, seja pela gestão e suporte profissional, aplicar com um investidor institucional pode trazer mais segurança para as aplicações, pois há o patrimônio dos investidores é constantemente monitorado para que perdas sejam evitadas.

Vale ressaltar que é preciso prestar atenção nas taxas cobradas pela instituição. Muitas vezes, elas são abusivas, tanto em quantidade quanto em valor. Saber exatamente o quanto você está pagando pelo serviço prestado ajuda na hora de decidir se ele é o ideal para você.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: