Planilha de controle financeiro: controle seu orçamento para gastar melhor [Download]

Uma planilha para controle financeiro é uma das maiores aliadas de quem deseja controlar os gastos.

Com ela, você consegue monitorar em detalhes qual o destino do seu dinheiro — além de acompanhar a evolução do seu patrimônio.

Se você está em busca de uma planilha de organização financeira, temos certeza de que vai gostar da planilha que nós preparamos.

Quero aproveitar essa oportunidade para tratar, também, de outro assunto.

A maioria das pessoas entende que controle de orçamente e planejamento pessoal são para gastar menos.

Como vamos ver, o planejamento pessoal é para gastar melhor, e não apenas gastar menos.

Por que usar uma planilha de controle financeiro?

por que usar uma planilha de controle financeiro, ilustração

O maior inimigo do controle de orçamento é a visão equivocada de que controlar o orçamento é para gastar menos. Não é! Manter o orçamento sob controle é para gastar melhor.

Se você não controla seu orçamento, outra pessoa vai controlar, pois ninguém consegue gastar mais do que ganha por muito tempo. 

Se um jovem começar a trabalhar e tiver um salário de R$ 3 mil, ele pode tranquilamente gastar R$ 3.500, pois vai ter à sua disposição alguns cartões de crédito, limite de cheque especial, crédito consignado e crédito pessoal.

Mas, quando ele estiver devendo cerca de 5 vezes o seu salário, o crédito acaba. 

E então ele vai ter uma nova despesa em seu orçamento: os juros sobre a dívida. Neste momento, quem vai controlar o orçamento são os credores.

Um bom orçamento é aquele que mantém espaço para nossas despesas necessárias, mas, também reserva espaço para o supérfluo. 

Você pode estar achando estranho dizer que não devemos cortar o supérfluo não é mesmo? Mas renunciar aos prazeres da vida é um grande erro, pois, em larga medida, são estes gastos que garantem o brilho da nossa vida. 

Viver apenas com o necessário é muito chato.

Se você adora ler, não corte os gastos com livros. Se o seu prazer é comer uma pizza com a família ou com os amigos no final de semana, é evidente que não deve cortar esta despesa. Se você ama café, cortar seu cafezinho é um erro. 

Um bom orçamento pressupõe que você direcione seus gastos para melhorar sua vida, não para piorá-la.

Bom, agora que já dei a boa notícia, preciso te dizer que controlar o orçamento familiar é uma tarefa chata. 

E a única forma de fazer uma tarefa chata é tornando esta tarefa um hábito

Quer um exemplo? 

Provavelmente você já escovou os dentes hoje, mas será que você fez isso porque é divertido, ou porque você sabe que isso é importante para sua saúde bucal e, devido ao hábito, não consegue sequer pensar em passar o dia sem escovar os dentes?

Controlar o orçamento requer pouco esforço —  com meia hora por semana você consegue usar um aplicativo, uma planilha de controle financeiro ou até mesmo um caderno para saber de onde seu dinheiro vem e para onde vai.

Conheça a planilha de controle financeiro da Warren.

planilha de controle financeiro, ilustração
banner blog 4

Controlar o orçamento tem o objetivo de evitar o desperdício

Mas por que controlar o orçamento se não é para evitar o supérfluo? Controlar o orçamento é para evitar o desperdício.

Certamente você consegue identificar vários desperdícios na sua vida. 

É a TV ligada sem ninguém assistindo, a torneira pingando, a comida que estraga, a roupa que você comprou e não usou, os juros e multas que paga por desorganização financeira, a assinatura de produtos que não usa ou usa pouco, e por aí vai.

Mas tem outro tipo de desperdício que é muito mais difícil de identificar e é muito mais danoso para nossas finanças: os gastos que fazemos para tentar conquistar a admiração dos outros. 

São os chamados gastos para obter status social. Esses gastos muitas vezes são difíceis de identificar e costumam ser muito mais elevados do que os pequenos prazeres do nosso dia a dia.

Analisando cuidadosamente o orçamento, podemos cortar todas as despesas que não agregam qualidade de vida.

Assim, podemos evitar o pagamento de juros desnecessários e fazer sobrar dinheiro para manter uma reserva de imprevistos, para cuidar do nosso eu futuro com uma boa reserva para a aposentadoria e para conseguirmos investir para a realização dos nossos sonhos.

Gosto de dizer que o dinheiro é carente: ele sempre abandona quem não dá atenção para ele. 

E o pior é que ele sempre encontra alguém com um tempinho de sobra para lhe dar atenção. 

Se você trabalha várias horas para ganhar dinheiro, será que você não consegue reservar meia hora por semana para fazê-lo ficar com você?

Na Warren queremos te ajudar a controlar o orçamento e investir as sobras para que você tenha tranquilidade no presente com uma reserva de imprevistos, segurança com seu futuro com uma reserva de aposentadoria e facilidade para poupar para realizar seus sonhos.

Se você gostou deste artigo, talvez também se interesse por:

reserva emergencia 2 banner 1280x240 1