Berkshire Hathaway é um conglomerado de empresas que detém a propriedade de marcas como GEICO, Duracell, Dairy Queen e Helzberg Diamonds.
Originalmente uma empresa composta por um grupo de fábricas de tecidos, a Berkshire Hathaway conta ainda com a participação em outras companhias, como Kraft Heinz Company e The Coca-Cola Company.
Com sede em Nebraska, nos EUA, o conglomerado é conhecido por ter como CEO e presidente o famoso investidor Warren Buffett.
Segundo a lista da Forbes Global 2000 de 2021, a Berkshire Hathaway é a 3ª maior empresa de capital aberto (ou seja, que tem ações listadas em bolsa de valores) do mundo.
Indice
Warren Buffett se tornou o acionista controlador da Berkshire Hathaway em meados da década de 1960.
A partir daí, ele começou uma estratégia progressiva de desviar o fluxo de caixa do negócio principal para outros investimentos.
A tática deu tão certo que, em 2021, a Berkshire Hathaway atingiu um valor de mercado de US$ 624,4 bilhões (dados da lista da Forbes Global 2000).
Com um vasto histórico de sucesso operacional e também de investimentos, o conglomerado foi crescendo até ficar entre as maiores empresa pública do mundo em termos de capitalização de mercado.
O ramo de subsidiárias de seguros representa os maiores negócios da Berkshire Hathaway, mas a empresa também administra organizações de diversos segmentos no mundo todo. Entre elas, estão a Dairy Queen, Burlington Northern Santa Fe, Pampered Chef, Fruit of the Loom, NetJets e GEICO.
Além de possuir empresas de capital fechado, a Berkshire Hathaway também conta com uma grande carteira de investimentos em ações de gigantes públicas como Apple, Bank of America e Wells Fargo.
Para se ter uma ideia, em junho de 2020, a carteira de ações do mercado público da Berkshire chegou a ser avaliada em US$ 207,45 bilhões.
No início de sua carreira, Warren Buffett inovou ao utilizar o float (pagamento que é feito em uma data, mas levará alguns dias para cair na conta de quem deve recebê-lo) de suas subsidiárias de seguros para investir em outras áreas.
Entre elas, estavam ações específicas em que Buffett investia com o foco no longo prazo. Assim, ele sobrecarregava alguns investimentos confiáveis para alavancar o retorno esperado, muitas vezes em detrimento de uma carteira mais diversificada de ações.
Com o tempo, o sucesso dos investimentos de Buffett fizeram com que as reuniões anuais de acionistas da Berkshire chamassem a atenção da mídia e se tornassem um verdadeiro aprendizado para outros profissionais do ramo.
Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: