A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotation) é uma das mais importantes bolsas de valores norte-americanas.
Especializada na listagem de ações de empresas de tecnologia, ela é a maior bolsa de valores eletrônica automatizada dos Estados Unidos.
Com mais de 3.800 empresas e corporações, a Nasdaq possui mais volume de negócios por hora do que qualquer outra bolsa de valores do mundo. Ela lista mais de 7.000 ações de pequena e média capitalização.
A Nasdaq também é caracterizada por reunir principalmente empresas de alta tecnologia em eletrônica, computação, telecomunicações, biotecnologia, etc. Seus sistemas informatizados são projetados para permitir uma negociação eficiente e transparente.
Indice
Seus índices mais representativos são o Nasdaq 100, o Nasdaq Composite e o Nasdaq Biotechnology.
Apesar de estar situada em Nova York, a Nasdaq não conta com um endereço físico. Todas as suas negociações acontecem de forma online.
A bolsa tem suas raízes no pedido do Congresso dos Estados Unidos à comissão que regula o mercado de ações (a SEC, Securities and Exchange Commission) para realizar um estudo sobre a segurança dos mercados.
A preparação deste relatório concluiu que os mercados não regulamentados não eram muito transparentes. A SEC propôs, então, sua automação, e a partir daí surgiu a Bolsa de Valores Nasdaq.
O objetivo era regular o mercado de produtos eletrônicos. Na época, aquilo que chamamos de high-tech, ou “tecnologia de ponta”, no bom português, começava a se generalizar, mas ainda era negociado em mercado de balcão.
A primeira sessão da Nasdaq foi realizada em 8 de fevereiro de 1971, dia em que mais de 2.500 ações de produtos eletrônicos passaram a ser negociadas.
Fundada pela National Association of Securities Dealers (NASD), ela foi privatizada em uma série de vendas em 2000 e 2001.
Entre 1997 e 2000, a Nasdaq abasteceu 1.649 empresas públicas e, no processo, gerou US$ 316,5 bilhões. Depois de uma profunda reestruturação em 2000, ela tornou-se uma empresa com fins lucrativos totalmente controlada por acionistas.
Atualmente, continua aumentando sua capacidade em volume de transações, podendo realizar transações de 6 bilhões de ações em um dia.
A sede da Nasdaq fica em um prédio na Times Square, em Nova York, e curiosamente se tornou uma atração turística para os visitantes da cidade.
Um de seus presidentes foi Bernard Madoff, um ex-corretor de Wall Street, acusado de uma gigantesca fraude, em dezembro de 2008.
Em 2010, a Nasdaq se fundiu com a OMX, uma operadora de câmbio líder nos países nórdicos, e expandiu sua presença global, mudando seu nome para Grupo NASDAQ OMX.
Em novembro de 2016, a empresária americana Adena Friedman foi promovida a CEO da Nasdaq, tornando-se a primeira mulher a liderar uma bolsa de valores nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, a Nasdaq ganhou US$ 272 milhões em receitas relacionadas à listagens.
Graças às novas tecnologias, as bolsas de valores do mundo estão conectadas 24 horas por dia. Grandes fundos de investimento se movem de um lado a outro do planeta em segundos, buscando o maior lucro.