Uma ação preferencial dá prioridade ao titular na hora da distribuição dos lucros de uma empresa. Além disso, o acionista tem preferência na devolução do dinheiro investido, caso a companhia venha a falir.
Esse tipo de ação traz, no fim do seu código, os números 4, 5, 6 e 7 (ITUB4, por exemplo, é uma ação preferencial do Itaú).
Indice
Muitos dos benefícios da ação preferencial são, na verdade, uma compensação, já que o acionista preferencial não tem direito a voto em assembleias da empresa, nem à indicação de administradores, como é o caso de quem possui ações ordinárias (ON).
Sem poder de influência sobre os rumos da empresa, os titulares de ações preferenciais ficam à mercê das decisões daqueles que podem votar. Os resultados podem gerar lucro, é claro, mas também podem trazer prejuízos.
Por isso, para que a oferta seja um pouco mais atraente, são oferecidas algumas vantagens aos investidores.
Além da prioridade na distribuição dos dividendos, existem outros dois pontos positivos:
O investimento nesse tipo de ação funciona como qualquer outro no mercado de ações, e o primeiro passo é abrir conta em uma corretora.
Enquanto o investidor que compra uma ação preferencial tem prioridade para receber dividendos, aquele que compra uma ação ordinária ganha o direito de participar das assembleias e de decisões importantes da empresa.
Ela é identificada pelo código 3, como por exemplo: PETR3 e ITUB3, ações ordinárias das empresas Petrobras e Itaú, respectivamente.
A ação ordinária é uma ótima opção para quem quer fazer parte da sociedade de boas empresas. Já a ação preferencial pode ser uma alternativa mais interessante para quem busca apenas receber bons dividendos.