Um fundo de investimentos é uma carteira de ativos financeiros que coleta dinheiro na forma de contribuições para investi-lo em conjunto.
Ao proporcionar aplicações diversas, mas como uma entidade única, os fundos têm um objetivo muito simples: obter um retorno superior ao obtido quando se investe separadamente.
Geralmente, fundos de investimentos são destinados a qualquer tipo de investidor, embora seja verdade que existem muitos tipos de fundos para diferentes perfis de investidores.
Indice
Vamos imaginar que conseguimos convencer 10 amigos a investir juntos. A primeira questão que surge é: quem dos 10 sabe algo sobre finanças.
Supondo que ninguém tenha esse conhecimento, a solução seria contratar uma empresa especializada em investimentos, que vamos chamar de “administradora”.
O segundo ponto a ser debatido é: quem vai ficar com todos esses bens ou com todo o dinheiro?
Como o ser humano é desconfiado por natureza, a solução poderia ser colocar esse capital em uma instituição depositária, isto é, uma corretora, cujo único propósito é resguardar o dinheiro dos 10 amigos.
Nessa modalidade de investimento, todas as pessoas que se reúnem sob o guarda-chuva do fundo são chamadas de cotistas, e o desempenho de cada investidor é estabelecido com base nos resultados coletivos.
Os fundos de investimento podem investir em diversos produtos financeiros, como:
Também é possível que um fundo invista em produtos não financeiros, como imóveis, arte, etc.
Cada fundo tem sua estratégia própria, cabendo ao profissional que administra o fundo, o gestor, fazer a escolha dos ativos nos quais o dinheiro será investido.
Os tipos de fundo variam de acordo com seus produtos e estratégias. Dentre os principais, temos: