O que é marcação a mercado  

Marcação a mercado nada mais é do que a atualização diária dos preços de cotas de fundos de investimento e títulos de renda fixa.

Com esse acompanhamento, é possível saber quanto um investidor receberia em um determinado momento caso vendesse sua cota ou título.

O principal objetivo desse mecanismo é a transparência e a proteção dos investidores.

Não sei se entendi o que é marcação a mercado..

Vamos tentar explicar melhor.

Quando você compra um título do Tesouro Direto, por exemplo, você está fazendo um acordo com o governo: você empresta um valor X e o governo se compromete a lhe devolver esse dinheiro (mais os juros) em uma determinada data, que é chamada de “vencimento”.

Para receber de volta o valor X com juros, você é obrigado a esperar até o vencimento do título. Mas, se você quiser, pode vender esse título a qualquer momento.

Só que aí o preço que você vai receber por ele pode não ser nem o que você pagou lá no início, nem o que você receberia se esperasse o vencimento.

E como você faz para saber quanto vai ganhar caso decida vender seu título hoje?

Marcação a mercado! É esse mecanismo que permite aos investidores saber quanto está valendo, no momento presente, um determinado ativo. 

E por que isso é importante?

A marcação a mercado serve para proteger quem investe. Com ela, os preços ficam mais transparentes e as condições de resgate, mais justas. Esse valor diário é estabelecido levando em consideração, principalmente:

  • O contexto econômico (taxa básica de juros, inflação, acontecimentos políticos, etc.);
  • O apetite dos investidores;
  • O valor de novos títulos que estão sendo emitidos no momento.

Esse dispositivo traz mais segurança pois não permite a transferência de riquezas entre investidores, o que acontece com frequência com a marcação na curva.

Por ser mais justo e apresentar valores mais próximos ao que o mercado está praticando, pode ser tanto bom (quando há valorização do ativo) quanto ruim (quando há desvalorização) para quem vende.No entanto, vale lembrar: a não ser que você queira ou precise vender seu título antes da data do vencimento, não tem com o que se preocupar! No máximo, vai sentir uma dorzinha ao vê-lo se desvalorizar; mas, lá na frente, seu retorno está garantido.