Fundos de previdência da Warren se destacam por sua performance. Conheça os números  

Os nossos dois principais fundos de previdência, o Warren Previdência Gestão Ativa (CNPJ: 38.729.027/0001-92) e o Warren Artêmis (CNPJ: 41.858.415/0001-88), completam, neste mês de fevereiro, 1 ano e 6 meses, respectivamente. 

Chegada esta data comemorativa, não podíamos deixar de falar sobre eles. Mais do que isso, gostaríamos de explicar por que os fundos performaram tão bem no período.

Contextualizando nossas estratégias

Os dois fundos têm em sua base a filosofia de investimentos utilizada pela Warren Asset, que aplica a ciência e tecnologia para a construção de portfólios de investimento. Nossa alocação é construída utilizando duas das principais teorias de investimento: o Modelo de Precificação de Ativos, que discute os investimentos por fatores, e a Teoria Moderna de Portfólios.

Na teoria dos fatores, a rentabilidade dos investimentos é determinada por fatores de risco, que oferecem prêmios para compensar os investidores por assumirem mais risco e volatilidade. Tais fatores podem ser macroeconômicos, como inflação e crescimento econômico, ou baseado em estilo, como valor e tamanho. 

Em nossa última carta, mostramos que podemos extrair três principais lições de investimentos: a primeira é que os fatores importam, não os ativos; a segunda é que os ativos são conjuntos de fatores; e a terceira é que cada investidor possui sua combinação ótima dos diferentes fatores. 

Já a teoria de portfólios nos fala que devemos buscar maximizar os retornos em relação ao risco (a volatilidade dos retornos). Mas a genialidade da teoria é mostrar que a diversificação pode reduzir a volatilidade sem sacrificar os retornos. 

O insight da teoria é que não apenas o risco do próprio ativo que é importante para um investidor, mas o quanto ele contribui para a volatilidade total da carteira de ativos. Um investidor que detém dois ativos que com baixa correlação pode ficar mais tranquilo sabendo que, se um cair no valor, o outro poderá ficar estável, ou até mesmo subir. 

Warren Previdência Gestão Ativa

É dessa combinação de escolas de investimento que nasce o fundo Warren Previdência Gestão Ativa, um portfólio completo e diversificado por meio de apenas um investimento. 

A alocação reúne diversas estratégias da casa e de terceiros, adotando uma abordagem multifatorial, com exposição a ativos de renda fixa pós-fixados, indexados à inflação, crédito privado, ações brasileiras, ações internacionais, bem como fatores alternativos, como estratégias macro e quantitativa. 

Nos últimos 12 meses, o fundo acumulou uma alta de +4,51%. Mesmo com a queda de mais de 7% do Ibovespa, o fundo que carrega uma alocação média de 30% em bolsa conseguiu performar bem, dada a estratégia de diversificação. 

Quando comparamos com os principais concorrentes, o fundo conquistou o pódio de maior retorno, menor volatilidade e maior índice de Sharpe da categoria. 

Você pode conferir o regulamento completo do fundo clicando aqui.

Warren Artêmis

Já o Fundo Warren Artêmis usa toda nossa tecnologia de gestão, mas focado em extrair o máximo de uma única classe: a renda fixa. No entanto, mesmo alocando apenas em ativos de renda fixa, o fundo se expõe a uma diversidade de fatores. 

A alocação é composta por crédito bancário, tendo também posição em debêntures, cotas sêniores de FIDCs e títulos públicos. O fundo busca superar o CDI no médio/longo prazo, sem deixar de perseguir retorno real acima da inflação.

Nos últimos 6 meses, o fundo acumulou uma alta de +4,69%, o que equivale a um retorno de CDI + 2,43% ao ano. O principal fator que vem contribuindo para esse resultado é o crédito bancário. Com alta de juros e “fechamento” dos spreads, ele vem gerando um retorno adicional para a parcela atrelada ao CDI.

Você pode conferir o regulamento completo do fundo clicando aqui.

Quer continuar aprendendo sobre previdência? Confira os seguintes artigos:

Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.