Do lazer à saúde mental: por que cultivar um hobby faz bem?

No dia a dia acelerado e cheio de compromissos em que vivemos hoje, ter tempo para fazer o que se gosta nem sempre é uma realidade.

Seja para quem está iniciando a vida adulta, equilibrando estudos e estágios, seja para quem já está em um momento mais avançado da carreira ou tem uma família para sustentar; a sensação de que não sobra muito tempo para nada além das tarefas diárias é bastante comum.

A verdade, no entanto, é que dispor de um momento para nós mesmos, para exercermos uma atividade que nos faz bem, além de ser importante para cuidar da saúde mental, também é uma forma de ajudar a nossa mente a lidar com os desafios do cotidiano.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre hobbies: o que são, quais são seus benefícios e por que é tão importante ter um hobby para chamar de seu.

Para finalizar, reunimos algumas dicas para quem quer começar.

Vamos lá? Boa leitura!

Mas afinal, o que é um hobby?

Hobby é uma palavra que vem da língua inglesa e significa “uma atividade realizada regularmente nas horas de lazer”. 

No bom português, seria algo como “passatempo”. Nesse caso, temos na essência da palavra a diversão.

Ou seja, um hobby é uma atividade praticada no tempo livre por puro e simples prazer; o objetivo é justamente encontrar satisfação e momentos de alegria, tornando a vida cotidiana um pouco mais leve.

Um exemplo clássico de hobbies são os esportes: corridas ou caminhadas, vôlei, futebol, tênis, entre outros. Também são populares hobbies como fotografar, cozinhar, fazer tricô ou praticar yoga.

Há ainda quem prefira aqueles relacionados à arte, como ler, dançar, pintar, tocar algum instrumento ou ir ao cinema.

Independentemente da atividade, o importante é que ela seja prazerosa. Afinal, esse é um dos principais elementos que garantem os benefícios de cultivar uma prática do tipo.

banner blog 1

Os benefícios de se ter um hobby

Ter um hobby e praticá-lo com frequência pode ter reflexos positivos nas mais diversas áreas da vida.

Ao separarmos um tempo para fazer algo que nos faz feliz, fica mais fácil desconectar, tanto de problemas profissionais quanto de questões pessoais, o que ajuda a aliviar o stress.

Se você passa o dia no computador trabalhando, por exemplo, um hobby que envolva uma atividade ao ar livre ou uma prática artesanal pode ajudá-lo a relaxar e tirar algumas horas longe das telas.

Sem falar no impacto que hobbies podem ter em nossa saúde física, como é o caso quando praticamos esportes com regularidade.

Em outras palavras, hobbies têm tudo a ver com saúde e bem-estar. Para você entender melhor, reunimos abaixo alguns dos principais benefícios que ter um hobby pode trazer:

1. Válvula de escape em um cotidiano atarefado

Talvez o benefício que mais se destaca seja o fato de que um hobby funciona como uma válvula de escape.

Seja para tirar a mente do trabalho, dar uma pausa nas tarefas domésticas ou relaxar em meio a compromissos sociais e familiares: ao inserir na sua rotina uma atividade da qual você gosta, é possível voltar muito mais tranquilo e relaxado para casa ou para o ambiente de trabalho.

Dessa forma, você evita o acúmulo de tensão e estresse que muitas vezes vai acontecendo ao longo do dia ou da semana. E, provavelmente, ainda vai se sair melhor na hora de lidar com alguns problemas, afinal, é muito mais eficiente lidar com eles quando estamos descansados, certo?

2. Remédio sem efeitos colaterais contra o estresse

Nadar, desenhar, fotografar, cuidar das plantas…

Hobbies são atividades que dão prazer pois, dentro do nosso corpo, elas proporcionam a liberação de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, importantes no combate ao cortisol, hormônio do estresse.

Enquanto a dopamina ajuda a reduzir a ansiedade, melhorando o ânimo e gerando energia e motivação, a serotonina atua no aumento da capacidade de tomadas de decisão.

LEIA TAMBÉM | Bem-estar financeiro: entenda o que é e como atingir

3. Um gás na sua motivação

Quando não encontramos tempo para cuidar de nós mesmos, para descansar e fazer coisas que gostamos, não é tão raro que, volta e meia, acordemos desmotivados.

Um hobby, justamente por ser algo prazeroso, é uma boa forma de reverter essa situação. 

Ao dedicar tempo para as suas paixões, você pode recuperar a sua motivação e ter mais disposição para enfrentar o lado mais duro do cotidiano.

4. Criatividade e conhecimento 

Realizar atividades que nos tirem da rotina também é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimento e exercitar a criatividade.

Cada hobby apresenta diferentes particularidades, e lidar com os desafios que eles proporcionam (seja desenvolver uma nova habilidade ou testar os limites do próprio corpo, por exemplo) nos faz ir atrás de mais informação e pensar fora da caixa.

5. Melhor desempenho profissional

A essa altura, você já se convenceu de que er um hobby ajuda a reduzir os níveis de estresse, já que nos possibilita tirar o foco de algumas obrigações do dia a dia e desfrutar de um momento de prazer.

Isso por si só já pode ajudar na rotina de trabalho, pois, quando tiramos nosso cérebro da zona de conforto, o tornamos mais ativo e mais ágil por conta do aumento das sinapses.

Também existem estudos que comprovam que certos hobbies impulsionam a produtividade. Você sabia, por exemplo, que tocar um instrumento melhora nossa capacidade de resolver problemas?

E certos tipos de videogames podem melhorar o raciocínio estratégico, nos tornando mais eficientes quando é preciso raciocinar sob pressão.

Por mais que o seu hobby não tenha relação direta com aquilo que você faz profissionalmente, uma coisa é certa: os benefícios para o seu desempenho profissional são garantidos, já que você estará desfrutando de um dia a dia mais pleno e realizado.

Nada mal, não é?

LEIA TAMBÉM | Sim, comprar dá prazer. E agora? 

Dicas para quem quer começar um novo hobby

Agora que já sabemos as inúmeras vantagens que um hobby pode proporcionar, que tal começar a pensar no seu?

Não é todo mundo que desde cedo tem uma paixão e consegue mergulhar de cabeça em uma única atividade. Às vezes, temos várias paixões e interesses. Outras, sequer sabemos por onde começar.

Mas o leque de opções é enorme, e nada melhor do que experimentar e ver o que faz mais sentido para você!

Para isso, você pode se fazer algumas perguntas sobre o que gostaria de fazer, explorar seus talentos, resgatar interesses que tinha quando era criança ou mesmo pensar no que você está buscando nesse novo hobby.

Se você gosta de esportes ou quer desfrutar dos benefícios que o exercício físico pode oferecer, que tal pensar nas condições do lugar onde você mora?

Se sua casa ou seu trabalho ficam próximos a um parque ou pista de corrida, talvez apostar em caminhadas ou corridas seja interessante. Já se você mora na praia ou perto da natureza, por que não explorar a sua região por meio de trilhas?

Fazer aulas também é uma ótima forma de se iniciar em alguma atividade, como surf, cerâmica, costura, dança… O compromisso que estabelecemos ao realizar a matrícula em uma modalidade ou curso pode ser uma forma de garantir aquela motivação no fim do dia, quando o hobby ainda não virou um hábito em sua rotina.

No entanto, é interessante pesquisar valores para ter certeza de que elas cabem no seu orçamento! E não tenha vergonha de aproveitar as clássicas primeiras aulas grátis que diversos centros esportivos oferecem.

Caso você precise de algo mais acessível e sem sair de casa, a Internet pode ser sua aliada: há inúmeros tutoriais para todo tipo de coisa: origami, culinária, yoga em casa, etc. 

Você também pode tirar um tempinho para descobrir pelo Google hobbies que não demandam altos custos. Se, no momento, as aulas de piano parecem caras para o seu orçamento, por que não procurar em sua região grupos e atividades gratuitas relacionadas à música? 

E lembre-se: o mais importante é que o seu hobby lhe dê prazer e traga leveza para a sua vida, no seu tempo e do seu jeito!

Com isso em mente, não se acanhe se perceber que o hobby escolhido não deu muito certo: fique à vontade para experimentar outras atividades que combinem mais com você.

Gostou da leitura? Confira outros artigos que separamos para você:

banner blog 6