Pare de frustrar o seu “eu do futuro”: conheça um novo jeito de investir  

Aquela viagem para a Europa, uma pós-graduação, a festa de casamento que você sempre sonhou, um carro novo, uma casa na praia…

O seu “eu do futuro” é bastante exigente. Se depender dele, tudo que você sonha se tornará realidade — e quanto mais cedo, melhor.

Só que a gente sabe que a vida muitas vezes trabalha justamente para frustrar as expectativas que alimentam esses sonhos todos. 

A correria do dia a dia e o acúmulo do trabalho impedem você de planejar com calma para que cada um desses objetivos deixe de ser uma meta distante e passe a ser um alvo certo.

Não ajuda também o fato de que, ao seu redor, tudo se transforma com rapidez. Você cresceu ouvindo os seus pais falando sobre a importância de poupar e, sempre que possível, guardou dinheiro na poupança.

Mas agora descobriu que até a poupança torce contra o seu  futuro, já que, no jornal, você assistiu a uma reportagem sobre a inflação e a performance minguada da caderneta.

Então chegou aquela tarefa que você adiou por algum tempo, mas não consegue mais escapar: começar a investir. Aliás, disso você já se convenceu: para conquistar tudo que você quer, investir é inescapável.

Claro, trabalhar é fundamental. Mas o dinheiro precisa trabalhar também.

Ao seu redor, alguns amigos recomendam o Tesouro Direto, outros juram que a Bolsa de Valores é a resposta para o seu patrimônio. Um fundo de investimentos de sucesso volta e meia circula entre os assuntos, mas tem também quem já largou tudo isso e colocou todo o dinheiro em Bitcoin

Mas e a viagem para a Europa? E o seu MBA? Parece que o mar de categorias, siglas, prazos de cotização, perfis de risco e diferentes tipos de liquidez só colocam degraus a mais entre você e o que você sonha.

A verdade é que existe um outro jeito de investir.

Um jeito descomplicado, prático e com a sua cara. 

Quando você ler sobre essa forma diferente de pensar os seus investimentos, verá que sofrer tanto desgaste mental na hora de investir não precisa ser uma regra.

Todos os seus sonhos têm um mesmo formato

É isso que você leu. Todos os objetivos que o seu “eu do futuro” está ansioso para ver você conquistando tem o mesmo formato — o formato de uma carteira.

Entre os termos do “mundo do dinheiro”, “carteira” talvez seja um dos primeiros que nos ensinam. Víamos nossos pais carregando as suas com notas, moedas, cartões de crédito, talões de cheques…

A carteira é praticamente o maior símbolo de uma vida financeira ativa.

No universo dos investimentos, a carteira também é uma peça-chave para o seu patrimônio. Uma carteira de investimentos pode agregar diferentes: fundos de renda variável, fundos de ações, títulos de renda fixa, como o tão comentado Tesouro Direto, entre outros.

A lógica, então, é a seguinte: para todo sonho que você tem, você também pode ter uma carteira.

E isso faz toda diferença quando você pensa com clareza a respeito desses objetivos, e o que eles têm de diferente entre si.

A viagem para a Europa você sonha em fazer daqui dois anos. A pós-graduação pode ficar mais adiante, daqui uns cinco anos. A casa na praia é um sonho que você não se importa de esperar uns 10, 15 anos…

Além dos diferentes “prazos de validade” que o seu eu do futuro está disposto a tolerar, há também diferentes expectativas. Se você for investir por mais de 10 anos para um dia comprar uma casa de praia, é interessante que o rendimento seja considerável, não é mesmo?

Já para a viagem, que você já consegue até traçar o roteiro mentalmente de tão perto que está de realizar, a realidade é outra: nada de investir em algo que, de um dia para outro, reduza o seu dinheiro pela metade.

Você viu como cada objetivo tem suas particularidades? 

É aí que a Warren entra e descomplica a sua vida, ajudando você a fazer as pazes com o seu “eu futuro”. 

Todos os seus sonhos terão o mesmo “formato” — o formato de uma carteira. Mas os produtos que irão dentro de cada uma delas dependerão das características dos seus objetivos. 

E quem escolhe esses produtos é a Warren, tirando das suas costas o peso de decidir no infinito mar de possibilidades que hoje existem no mercado. 

E tudo isso com segurança e sem conflito de interesses.

SAIBA MAIS | Entenda por que o conflito de interesses não está no DNA da Warren

Como criar uma carteira na Warren?

Para começar a investir por meio de carteiras, primeiro abra sua conta. Com o seu cadastro aprovado, clique em “Criar nova carteira”. 

A Warren oferecerá duas opções:

  • Receber sugestão
  • Criar por conta própria

Para tudo isso que falamos até aqui, a opção ideal para você é “Receber sugestão”. É por meio dela que você faz o atalho entre sonho e objetivo realizado, sem ter que visitar o inóspito vale do financês.

Carteiras Warren

Em seguida, o sistema perguntará o propósito da sua carteira. 

  • Só quero investir
  • Eu tenho uma meta

Se a carteira que você está criando corresponde a um objetivo seu, escolha então a opção “Eu tenho uma meta”.

Carteiras Warren

A partir daí, a Warren começará a desenhar a alocação perfeita para você, correspondendo às respostas que você der para as perguntas que virão a seguir.

“Quanto você quer acumular para realizar este objetivo?” — Seja realista e pense o quanto é necessário para cumprir a sua meta!

“Em quanto tempo você quer atingir este objetivo?” — Apesar da ansiedade do seu “eu do futuro”, aqui vale também a sensatez de uma mente realista. Coloque em perspectiva todos os seus planos para entender quando, de fato, você se vê cumprindo o objetivo.

“Quanto você pretende investir?” — Aqui, você define o quanto já tem para investir neste objetivo, ou seja, seu aporte inicial. Mas, como uma carteira da vida real, a sua carteira continuará aberta para que você invista regularmente de modo a cumprir mais rápido o seu sonho.

E quanto você pretende investir por mês?  — Investir mensalmente é opcional, mas saiba que a disciplina é um dos segredos do bom investidor. Há quem diga que o investimento deve ser o primeiro boleto do mês, aquele que pagamos para nós mesmos.

“Posso incluir ações na sugestão da sua carteira?” — A resposta para esta pergunta está ligada diretamente ao seu perfil de risco como investidor. Ações são investimentos considerados mais arriscados, portanto só escolha tê-las em sua carteira se você tolera a volatilidade que este tipo de investimento possui.

A Warren então apresentará para você duas sugestões de carteira. A diferença entre elas é a rentabilidade projetada e o tempo de resgate, ou seja, quanto tempo você precisará esperar para ter o dinheiro em conta quando decidir resgatá-lo.

Nesta etapa, ambas as sugestões já farão sentido com as suas respostas e o com o seu perfil de investidor, então fique seguro em relação a qualquer escolha que fizer.

Ao finalizar o questionário, você poderá descobrir a alocação que a Warren definiu para você, além dos possíveis resultados de rendimento que você pode esperar para o prazo definido. 

Clicando em “Estou Satisfeito”, chegou a parte mais divertida: colocar o nome do seu sonho na carteira. Use a criatividade e sinta-se à vontade para dar o apelido que quiser.

E pronto! 

Em poucos minutos, você conseguiu concretizar algo que antes estava só no campo da imaginação, perdido entre tarefas a fazer e expectativas a cumprir. 

Com a sua carteira criada, correspondendo ao seu sonho, você poderá acompanhar regularmente a performance dos seus investimentos e quão perto você está de atingi-los.

SAIBA MAIS | Conheça o Modelo Warren, nosso modelo de investimentos

“Os produtos na minha carteira serão sempre os mesmos? E se uma oportunidade melhor surgir?”

Assim como a Warren esteve ao seu lado na hora de criar a carteira para o seu objetivo, ela também estará ao longo de todo o seu investimento.

Carteiras criadas a partir da nossa sugestão e que não sofrem edição na alocação de produtos são consideradas carteiras administradas.

Isso significa que você conta com a estratégia da Warren Asset Management, nossa gestora de recursos, para potencializar as suas chances de rendimentos.

A Warren Asset faz a gestão ativa das carteiras administradas. Ou seja, ela acompanha o mercado para atingir uma ótima performance tanto nos fundos da Warren quanto nas carteiras administradas dos nossos clientes.

E o melhor de tudo é que esta forma de investir descomplicada ainda sai mais barata para você: a taxa única da Warren sai, em média, três vezes mais barata do que a soma de taxas da concorrência.

Carteira Warren App Warren

Percebeu como #InvestirDescomplicou?

Para continuar a leitura, recomendamos alguns artigos: