Diversificação a partir de fatores: conheça o Warren Fatores Brasil, nosso mais novo fundo  

A tecnologia mudou a vida das pessoas em diversos aspectos.

Fez evoluir a medicina, trouxe novas formas de comunicação, novas opções de transporte e, advinha? Transformou a forma como as pessoas investem.  

Como uma empresa de tecnologia no setor de investimentos, nossa busca é por entregar, na palma da mão de cada um, o acesso facilitado aos investimentos.

Além disso, é através da tecnologia — e de dados, muitos dados — que a Warren cria fundos inovadores e que atendem às demandas dos mais diversos investidores.

Recentemente, contei para vocês sobre o lançamento do fundo Warren Global Factors, um fundo com abordagem multifatorial que investe nos três maiores mercados do mundo (EUA, Europa e Ásia).

Hoje, apresento para vocês o nosso último lançamento, o Warren Fatores Brasil.

É sobre ele que vou contar nas próximas linhas.

Conheça a estratégia do fundo Warren Fatores Brasil

A estratégia do fundo (CNPJ 44.903.506/0001-86) é sistemática, mais especificamente de fatores de risco (Valor, Qualidade, Tamanho, Momento e Baixa Volatilidade).

Através do fundo, o investidor tem seu dinheiro aplicado em empresas brasileiras criteriosamente selecionadas pelo nosso time, a partir do isolamento dos fatores para identificação de quais possuem maior expectativa de retorno no período, selecionando as empresas para o portfólio do fundo. 

Um exemplo que vai facilitar o seu entendimento.

Normalmente, o que o investidor tende a fazer ao analisar ações é escolher por setores.

Imagine então que um investidor tinha uma carteira 100% em ações de bancos durante uma crise — como a que vivemos em decorrência da Covid.

Durante o período, a carteira, provavelmente, teve resultados melhores que o Ibovespa, já que tendo bastante dinheiro em caixa essas instituições demoraram mais para “sentir” a crise.

Então o investidor pode concluir que investir no setor bancário é uma excelente escolha em épocas de crise.

O que o fundo Warren Fatores Brasil faz — e que se mostra mais assertivo — é analisar os resultados a partir dos fatores.

Para o caso acima, utilizaríamos o fator qualidade, que engloba o que chamamos de características financeiras defensivas (como valores disponíveis em caixa, capital não comprometido em empréstimos e receitas constantes). 

Se o investidor seguisse esse fator, teria a compreensão de quais são os outros setores, além do bancário, com comportamento semelhante durante crises.

Isso tornaria a carteira mais diversificada e poderia aumentar as chances de retorno.

LEIA MAIS | Diversificação: não coloque todos os seus investimentos dentro de uma cesta só | Warren 

O melhor da tecnologia com o melhor do ser humano

Criamos algoritmos que usam indicadores fundamentalistas e estatísticos para otimizar cada estratégia, controlando o risco e dando espaço para os retornos.

Nossas técnicas utilizam a tecnologia para alavancar nosso time, possibilitando escala e velocidade que não eram possíveis até poucos anos atrás. Nos apoiamos em dados para tomadas de decisões eficientes. 

Como investir no fundo Warren Fatores Brasil

O produto é exclusivo para clientes Warren e é recomendado para clientes com alta tolerância ao risco (perfil arrojado), por ser um fundo de renda variável. 

Se o seu perfil de investidor estiver de acordo com o fundo, basta criar uma nova carteira na Warren e selecionar o produto na alocação.

Ou você pode editar a alocação de uma carteira já existente e incluir o Warren Fatores Brasil. 


Com base no seu interesse por este conteúdo, temos outras sugestões para você:


Este conteúdo possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.