6 livros para você se aprofundar no mundo da análise de ações  

Pessoas que investem em ações por conta própria precisam dedicar parte do seu tempo aprofundando seu conhecimento. É necessário entender os movimentos de mercado, saber avaliar uma empresa, utilizar estratégias de proteção e, principalmente, entender quais as melhores ações para compor seu portfólio

Nesse artigo, vou indicar 6 livros sobre ações que me ajudaram muito a evoluir no mercado de renda variável, tornando minhas escolhas mais racionais e trazendo mais previsibilidade para a minha expectativa de ganho financeiro.

Boa leitura!

1. O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Benjamin Graham é considerado o criador da estratégia de investimentos de compra de ações no longo prazo (buy and hold). Essa estratégia consiste na compra de ações de empresas sólidas e com ótimas perspectivas futuras, considerando que manter essas ações no longo prazo poderá maximizar lucros, eliminando custos excessivos com as transações e imposto de renda.

Um dos principais destaques no livro de Benjamim Graham é que o investidor deve conhecer a “psicologia do mercado”, e ensina que é preciso muita disciplina no mundo dos investimentos, evitando que os aspectos emocionais de curto prazo atrapalhem o planejamento.

Isso tem relação com algo que frequentemente comento com meus clientes: sempre há uma promoção “imperdível” no mercado de ações que pode atrapalhar o investidor na sua estratégia de longo prazo. 

Muitas vezes, o aspecto emocional faz o investidor vender uma ação com ótimas perspectivas futuras e comprar outras que estão na “moda”, com probabilidade de alto rendimento no curto prazo e que normalmente expõe o investidor a um risco maior sem necessidade.

Esse livro ajuda na construção de uma estratégia de investimentos sólida, desenvolvendo disciplina para não se deixar levar pelas emoções.

2. Ações Comuns, lucros extraordinários (Philip Fisher)

Essa excelente obra de Philip Fischer — um dos pioneiros na área de investimentos em ações e um dos maiores estrategistas de mercado nos Estados Unidos — nos ensina a comprar bons negócios, analisando as empresas por uma perspectiva que vai além das notícias que consumimos diariamente.

Ensina também o investidor a ser mais crítico nas escolhas das empresas, olhando o posicionamento no mercado, a integridade da gestão e como é a relação da empresa com os seus funcionários.

Lembro que em 2016 participei de um evento sobre ações na cidade de Jaraguá do Sul, onde está localizada a sede da empresa WEG, e o analista informou que a empresa estava com um preço muito alto, utilizando a métrica de análise fundamentalista P/L (preço versus lucro). 

Em 2016, o P/L estava em 20 vezes. Os investidores que seguiram as dicas desse livro e entenderam outros fatores que contribuem para o crescimento das empresas viram suas ações no final de 2021 com um P/L de 40 vezes. Ou seja: as empresas caras podem ficar ainda mais caras. 

3. A lógica do Cisne Negro: o impacto do altamente improvável (Nassim Nicholas Taleb)

Recentemente passamos por uma das piores crises globais. A pandemia fez o sistema financeiro entrar em colapso e muitos investidores não estavam preparados.

Neste livro fascinante, Nassim Taleb mostra que coisas inesperadas acontecem o tempo, fazendo uma analogia com a história do cisne negro, considerado inexistente até ser visto pela primeira vez no século XVIII, na Austrália.

Os eventos inesperados que o autor menciona têm como principais características: imprevisibilidade, resultados impactantes e, após registro da ocorrência, a invenção de meios para torná-los menos aleatórios e mais mais explicáveis. 

Muitos investidores acabam lamentando não terem feito algo diferente em suas carteiras para se proteger das grandes crises, outros acreditam que seria possível prever determinados acontecimentos.

O livro sugere que seres humanos se limitam a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento.

O autor oferece ferramentas que nos permitem lidar com crises imprevisíveis e tirar proveito delas.

4. Os Axiomas de Zurique (Max Gunther)

Esse é um dos meus livros preferidos. O autor Max Gunther revela segredos de um grupo exclusivo de homens que após a Segunda Guerra Mundial resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, colocando a Suíça entre os principais centros financeiros do mundo.

O livro apresenta 12 axiomas principais e 16 secundários, com regras infalíveis que ajudaram os Suiços a diminuir riscos enquanto aumentavam seus lucros. 

Um ponto interessante que eu gosto desse livro é sobre a diversificação, importante estratégia para reduzir os riscos, mas quando feita de forma inadequada, perdas e ganhos podem se anular. 

Além disso, é importante cuidar a quantidade de ativos na carteira, porque o acúmulo pode dificultar o acompanhamento do investidor. 

5. Ganhando Dinheiro com Opções (Elvis Pfützenreuter)

Como os grandes investidores investem? Quero comprar uma ação, mas como me proteger de grandes quedas no curto prazo? Essas e outras perguntas serão respondidas neste livro.

Apesar da complexidade do mercado de opções, a linguagem do livro é bastante acessível e garante o entendimento. 

Caso você não saiba, opções são instrumentos negociados no mercado financeiro, permitindo ao seu titular o direito de comprar e vender determinado ativo por um valor específico em data futura.

Existem várias estratégias, mas indico as estratégias de proteção, permitindo que o investidor consiga se proteger em momentos de instabilidade.

6. Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett  (Mark Tier)

Para fechar com chave de ouro, temos esse livro do autor Mark Tier, trazendo duas “lendas” do mercado financeiro, George Soros e Warren Buffett. Com pensamentos contraditórios, os dois fizeram fortuna e ficaram conhecidos globalmente.

George Soros é um investidor mais especulativo, que procura grandes oportunidades de curto prazo.

Warren Buffett é um investidor de mais longo prazo, comprando empresas que considera sólidas, mantendo-as em carteira, focando nos dividendos e resultados das empresas. 

Com este livro, aprendemos que as duas estratégias se complementam. É uma obra rica em detalhes e ensina o investidor a entender melhor os hábitos e estratégias que ajudaram esses grandes investidores a formarem suas fortunas bilionárias.

O que você achou das dicas? Espero que tenham gostado.

O mercado financeiro é um aprendizado constante, novidades surgem o tempo todo. Treinar seu cérebro com algo novo ajuda na absorção e seleção das informações que chegam até você.

Com base no seu interesse por esse conteúdo, temos algumas sugestões: