Os resultados dos fundos da Warren em março  

De forma geral, em março, os mercados apresentaram desempenhos positivos. Tanto as bolsas dos países desenvolvidos quanto dos emergentes se valorizaram. 

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira, subiu 6%, fechando o período aos 119.999,23 mil pontos. Com a alta, o indicador finalizou o 1º trimestre do ano acumulando uma valorização de 15,47%.

Os mercados internacionais oscilaram entre períodos de medo dos efeitos da guerra na Ucrânia e períodos de maior otimismo, com algum avanço em negociações de cessar fogo.

O S&P 500 chegou a cair 5% no mês, mas encerrou março em um tom positivo, com 3.6% de alta. Embora a situação do conflito entre Rússia e Ucrânia ainda esteja sujeita a muitas idas e vindas, os períodos de calmaria permitiram aos mercados respirarem. 

Na parte de juros, tivemos o comunicado do Banco Central de que o ciclo da alta dos juros provavelmente se encerrará na próxima reunião do Copom, fazendo com que aqui, no mercado brasileiro, os juros futuros caíssem pouco mais de 100 bps (1%). Também tivemos o início da elevação de juros pelo FED, buscando trazer a inflação norte-americana para baixo.

Nossas técnicas utilizam a tecnologia para alavancar nosso time, possibilitando escala e velocidade para uma tomada de decisões mais eficiente. 

Continuamos atentos aos desdobramentos e de olho em oportunidades. 

Agora, vamos aos resultados dos nossos fundos em março?

Warren Prev Gestão Ativa

O fundo Warren Previdência Gestão Ativa (38.729.027/0001-92) permite o acesso a um portfólio completo e diversificado por meio de apenas um investimento. A alocação reúne diversas estratégias da casa e de terceiros, adotando uma abordagem multifatorial, com exposição a ativos de renda fixa pós-fixados, indexados à inflação, crédito privado, ações brasileiras, ações internacionais, bem como fatores alternativos, como estratégias macro e quantitativa.

O fundo teve a excelente performance de 2,26% no mês (o equivalente a 243,3% do CDI), assim, continua como destaque entre os fundos de mesma classe com a melhor rentabilidade no mês e no acumulado. Os destaques foram para a parcela de renda fixa e posição vendida em futuros. 

Warren Artemis

O Warren Artemis (41.858.415/0001-88) é o nosso fundo de previdência em renda fixa. O fundo se expõe preponderantemente a crédito bancário, tendo também posição em debêntures, cotas sênior de FIDCs e títulos públicos. O fundo busca superar o CDI no médio/longo prazo, sem deixar de perseguir retorno real acima da inflação.

O Warren Artemis performou 0,82% no mês, equivalente a 89% do CDI. A rentabilidade abaixo do CDI se dá pela abertura do spread de crédito nos papéis perpétuos, posição relevante da estratégia. O fundo segue sendo destaque na sua categoria com a melhor rentabilidade acumulada.

Warren Tesouro Selic

Este é o fundo mais conservador da casa e segue superando o seu benchmark. Atrelado a indicadores como Selic e CDI, possui baixo risco e liquidez diária. O investimento neste fundo é sugerido para investidores mais conservadores ou para objetivos de curtíssimo prazo, como reserva de emergência.

O Warren Tesouro Selic performou 0,92% no mês, o que representa 99,1% do CDI. O resultado do mês foi afetado pela leve abertura da curva de algumas LFT’s em que o fundo estava posicionado.  

Warren FIC CP

O fundo Warren FIC FIM CP (30.271.177/0001.93) é a opção de renda fixa com risco moderado e alta liquidez, com o tempo de resgate de apenas dois dias úteis. Contamos com uma carteira diversificada e composta preponderantemente pelas estratégias de renda fixa e crédito privado da Warren Asset. Por essa razão, é um produto prático e completo para o investimento em crédito privado.

O Warren FIC CP performou 0,91% no mês, o que equivale a 98,4% do CDI.  O FIC Crédito Privado ficou abaixo do seu benchmark devido à abertura na curva de LFT’s e do spread de crédito nos papeis bancários perpétuos.

Warren Cash Clash

O fundo Warren Cash Clash tem uma estratégia que busca retorno por meio de exposição tática no mercado de LFT’s e demais ativos de alta liquidez com risco soberano, com pequena parcela de exposição à crédito bancário com excelente nível de risco. O fundo busca entregar liquidez, segurança e rentabilidade ao investidor com uma exposição com baixo ou nenhum risco de mercado.

O Warren Cash Clash entregou performance de +0,70% no mês, equivalente a 84,9% do CDI. A exposição tática do fundo em vértices mais longos na curva de LFT’s e a abertura do spread de crédito em papéis bancários perpétuos prejudicaram a rentabilidade no mês.

Warren Vênus

O Warren Vênus (36.854.581/0001.76) é o fundo de crédito privado da Warren Asset, com foco em crédito bancário. A estratégia é direcionada para investidores que possam abrir mão de liquidez em troca de um retorno maior no médio prazo. Ao investir no Vênus, o cotista está exposto aos mais variados instrumentos de crédito bancário disponíveis na indústria, bem como em crédito estruturado para uma menor parcela da carteira.

O fundo teve uma performance de 0,78% no mês, com destaque negativo para os papéis bancários perpétuos. Seguimos confortáveis com esta posição, dadas as boas perspectivas para o setor financeiro no Brasil. O objetivo da carteira é entregar uma ótima liquidez junto de uma rentabilidade acima do CDI, desde o início o fundo já acumula a rentabilidade de 11,31%, que representa 144,8% do CDI.

Warren Ísis

O Warren Ísis FIC FIM CP (37.282.459/0001-35)  é o fundo de crédito estruturado da Warren Asset. A estratégia tem como foco obter exposição a fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs e FIC FIDCs). Também investe em fundos abertos que aplicam em crédito estruturado.

O fundo performou 1,12% no mês, o que representa 121,7% do CDI. O fundo segue alocado com 80% em crédito estruturado via FIDC’s, com destaque para a participação em crédito consignado público e privado.

Warren IPCA Curto

O Warren IPCA Curto (37.557.820/0001-99) é um fundo de renda fixa simples que investe no mínimo 95% de seu patrimônio em títulos do governo federal indexados à inflação (Tesouro IPCA). Alocar uma parcela da carteira atrelada a ativos inflacionários pode garantir ao investidor uma rentabilidade real sobre o investimento realizado, o que permite que receba efetivamente mais quando leva em consideração o aumento dos preços.

O fundo performou positivamente no mês de março e teve um retorno de 2,66%, superando o seu benchmark, o IMA-B 5. Com a contínua alta da inflação, torna-se cada vez mais necessário o investidor ter uma proteção dentro do seu portfólio.

Warren Omaha

O Warren Omaha (32.704.998/0001-00) foi construído para possibilitar um alto grau de diversificação ao investidor. O fundo mira reduzir o risco específico de cada mercado por meio de sua diversificação de estratégias, permitindo que o investidor sobreviva nos mais variados cenários.

O Omaha teve uma excelente performance de 3,21% no mês, o que representa 344,1% do CDI. A parcela em fundos macro, quantitativos e criptoativos tiveram forte desempenho na carteira.

Warren BR FIA

O Warren Brasil FIA (29.577.652/0001-75) possui como estratégia capturar o prêmio de risco de ações, seguindo o principal índice do país, o Ibovespa. O fundo adota uma estratégia indexada na bolsa brasileira, com um pequeno adicional sistemático, que busca suavizar movimentos de mercado.

O retorno mensal do Warren Brasil foi de 6,58% contra 6,06% do seu benchmark. Com a alta, o Ibovespa finalizou o 1º trimestre do ano acumulando uma valorização de 15,47%, na contramão dos pares estrangeiros, influenciado pela alta das commodities (que possui peso de mais de 1/3 na nossa bolsa) e a entrada do forte fluxo estrangeiro. Ambos relacionados aos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Warren USA

O Warren USA (29.577.706/0001-00) é o nosso fundo de ações que leva o investidor para o mercado americano, no índice S&P 500, referente as 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

O fundo Warren USA performou 4,97% no mês, 1,64 pontos percentuais acima do seu benchmark S&P500, que fechou o mês com 3,33% de rentabilidade. Oferecendo um grau de recuperação provindo de uma correção dolorosa dos dois meses anteriores, em que o índice teve fortes quedas, principalmente por parte das bigtechs

 Warren Green

O fundo Warren Green (35.030.809/0001-40) investe em ativos alinhados a boas práticas sociais, ambientais e de governança, sem deixar de lado a rentabilidade. Com estratégia de fatores, o Green utiliza os fatores Valor e Momentum nos mercados brasileiro, americano e europeu. 

O Warren Green entregou o resultado de 3,55% no mês, 1,10 pontos percentuais acima do seu benchmark, o MSCI. A parcela da alocação em empresas brasileiras foi destaque positivo, sendo as maiores contribuições: WEG (WEGE3), São Martinho (SMTO3) e EDP Brasil (ENRB3).

Warren Equals

O Warren Equals (36.401.557/0001-81) é o nosso fundo que investe em empresas com políticas de equidade de gênero, baseado na vasta literatura sobre os aspectos ESG, que demonstra como estas decisões afetam positivamente as empresas. O fundo utiliza o Fator Qualidade em sua estratégia, selecionando ativos com excelentes indicadores financeiros, como margem de lucro e baixa alavancagem financeira.

O Equals fechou o mês com a performance de 6,15%, diferença positiva de 0,09 pontos percentuais, superando o seu benchmark, o Ibovespa. Os destaques foram as ações de setores como bancos e commodities, sendo as preferidas pelo fluxo gringo proveniente da defesa contra inflação. As principais contribuições foram Banco Santander Brasil (SANB11), Cosan S.A. (CSAN3) e EDP Brasil (ENBR3).

Warren Tech

O Warren Tech (37.282.649/0001-52) é um fundo de ações que investe exclusivamente em empresas da indústria de tecnologia, sendo um setor de grande potencial e cujas maiores empresas estão localizadas no exterior. O fundo utiliza o Fator tamanho, visando capturar o diferencial na rentabilidade entre empresas com menor e maior representatividade em seus mercados.

O fundo Warren Tech performou 4,62%, com uma diferença positiva de 0,78 pontos percentuais do seu benchmark Nasdaq, que performou 3,84% no mês. Os destaques positivos foram a Nvidia (NVDA), que aumentou a confiança dos investidores pelas iniciativas da empresa e teve progresso em seu crescimento nos seus principais mercados, e a Apple (APPLE), que teve seu evento de lançamento dos novos produtos. 

Warren Games

O Games entregou o resultado de 2% no mês em contramão ao seu benchmark, o ETF HERO que terminou o mês negativo. O principal ETF do setor teve uma queda de -3,01%, criando uma diferença de 5,01 pontos percentuais no mês.

Os destaques foram as ações de Nvidia (NVDA) e Microsoft (MSFT).

Warren Ásia

O Warren Ásia (42.150.975/0001.46) é um fundo de investimento em ações que investe em empresas e índices de empresas asiáticas. O fundo utiliza estratégia de fatores, mais especificamente o fator Momentum, que tem relação com a continuidade nas tendências dos preços de determinados ativos.

O fundo que investe em empresas e índices asiáticos performou -8,68% no mês, proveniente da guerra entre Rússia e Ucrânia que se estendeu por mais um mês. O forte impacto é dado pela dependência das commodities produzidas pelos países envolvidos no confronto, afetando a economia dos países. 

Ainda não tem conta na Warren para investir nos fundos exclusivos da Warren Asset? Clique aqui e abra a sua conta gratuita.

Outros conteúdos que podem ser do seu interesse:

Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.