O que é coordenador da oferta  

Um coordenador da oferta, também chamado de coordenador-líder, é uma instituição financeira responsável por organizar as ofertas públicas de ações, debêntures, notas promissórias comerciais e outros valores mobiliários de uma companhia.

Esses papéis serão vendidos a clientes institucionais e também de varejo, e o coordenador da oferta terá uma comissão pelas vendas.

Geralmente, o coordenador da oferta atua com outros bancos de investimento, criando a força de vendas inicial para os papéis. O coordenador-líder também avalia a situação econômica da empresa, além de analisar o mercado, com o objetivo de determinar o valor e a quantidade dos produtos financeiros a serem vendidos.

Como funciona a coordenação de uma oferta?

O coordenador da oferta é contratado exatamente porque o processo de vender produtos no mercado financeiro é longo e complexo. O seu trabalho tem início quando uma companhia decide emitir títulos para levantar recursos e financiar suas atividades.

Assim, cabe ao coordenador da oferta, como primeira medida, definir qual tipo de oferta será realizada, entre venda de ações, títulos ou qualquer outro tipo de papel negociado na bolsa de valores.

Definido o tipo de ativo que será negociado, o coordenador da oferta poderá formar um sindicato com outros coordenadores, caso o negócio em questão tenha uma complexidade muito grande. 

Essa operação é oficializada por meio de um contrato entre o coordenador da oferta e a companhia, bem como entre esse coordenador e demais participantes do sindicato.

Na sequência, são avaliadas as finanças da companhia e a situação do mercado, o que possibilitará encontrar o valor adequado e a quantidade de papéis a serem negociados.

Como o coordenador da oferta define os preços?

Em qualquer negociação, o preço é um dos pontos cruciais para o sucesso ou fracasso de uma oferta pública. Assim, há dois aspectos que influenciam na definição do preço e da quantidade da oferta:

  • Situação financeira da empresa: aqui estão a saúde financeira da companhia, como dívidas, patrimônio líquido, receita líquida, além do market share, o segmento da empresa, entre outros.

Assim, quanto melhores as perspectivas da empresa no seu setor, mais recursos poderão ser levantados com a oferta.

  • Facilidade de vender títulos públicos: uma questão que envolve a liquidez do mercado. Ou seja, quanto menores as taxas de juros e melhores expectativas para a economia, maior será a quantidade de crédito disponível. Isso quer dizer que, quanto mais liquidez tiver o mercado, mais facilidade haverá para vender os papéis da companhia.

O preço justo geralmente é definido entre o coordenador-líder e a empresa emissora dos títulos. Após essa definição, o coordenador da oferta define junto ao sindicato a quantidade de papéis que serão oferecidos durante o processo.

E para finalizar, os valores mobiliários são distribuídos entre entidades financeiras que participam do processo e são oferecidos aos investidores.

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