O que é uma empresa de capital fechado  

Uma empresa de capital fechado é aquela que pertence a um grupo restrito de acionistas, não oferecendo participações societárias aos investidores na forma de ações negociadas na bolsa de valores.

Neste tipo de empresa, um novo sócio só entra se um dos proprietários decidir vender a sua parte a algum investidor. Geralmente, as empresas de capital fechado são um negócio de família.

Características de uma empresa de capital fechado

As empresas de capital fechado são constituídas com a contribuição dos acionistas, sendo sempre geridas por um conselho de administração eleito que pode ser destituído a qualquer momento.

Ao contrário das empresas de capital aberto, elas não passaram por um IPO (Initial Public Offering), nome dado ao processo de abertura de capital de uma companhia na bolsa de valores.

Por isso, companhias de capital fechado não têm ações listadas na bolsa, e é comum que seus proprietários sejam investidores privados — 

Este tipo de empresa costuma ter poucos sócios, o que significa que seu capital fica concentrado nas mãos de um número pequeno de acionistas.

Além disso, empresas de capital fechado não são obrigadas a divulgar suas informações financeiras ao público e podem manter todos os seus registros em sigilo, pois não são regulamentados pela bolsa de valores

No entanto, para manter a transparência das contas perante o público, a maioria das organizações publica os seus balancetes, que são instrumentos de controle interno utilizados para analisar o estado financeiro de um negócio.

Vantagens de uma empresa de capital fechado

Uma das principais vantagens de uma empresa de capital fechado está na sua estrutura societária.

Como, em geral, são poucos sócios, o controle da empresa fica centralizado em uma única pessoa ou em um pequeno grupo, que fica responsável por tomar as decisões sobre o futuro da empresa.

Ainda que sejam encarregados da tomada de decisão, em termos financeiros, os sócios se responsabilizam apenas até o valor de suas contribuições, não devendo assumir dívidas ou danos a terceiros com patrimônio próprio.

Devido à forma como os acionistas detêm suas ações, grandes e médias empresas são adequadas a este tipo de negócio.

Além disso, não existe maior formalidade para os acionistas cederem suas ações quando desejarem.

O modelo de capital fechado, no entanto, não permite que a empresa receba investimentos externos.

Por isso, pode-se dizer que uma das desvantagens desse tipo de empresa diz respeito à capitalização. As opções para a captação de recurso costumam se resumir a:

  • Financiamentos;
  • Empréstimos; e
  • Emissão de debêntures (sujeita a restrições).

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: