O que é um fundo de fundos  

Um fundo de fundos é uma instituição de investimento coletivo que investe o capital dos seus participantes em outros fundos de investimento.

Um fundo de investimento pode investir diretamente em produtos financeiros, como ações, títulos, commodities, entre outros. Já o fundo de fundos, em vez de investir diretamente nesses ativos, o faz indiretamente, investindo em diferentes fundos.

Características do fundo de fundos

Para que um fundo de investimento seja considerado um fundo de fundos, é necessário que a sua aplicação em outros fundos seja majoritária. 

Em outras palavras, isso quer dizer que precisa investir mais em outros fundos do que em qualquer outra coisa.

Além disso, para ser considerado um fundo de fundos, a lei exige a necessidade de aplicar um valor mínimo em dois fundos de investimento distintos, sem que esse investimento seja superior a 45% do patrimônio inicial do fundo em nenhum deles. 

Existem diversos tipos de fundos de investimentos, como:

Da mesma forma, existem diferentes tipos de fundos de fundos.

Um fundo de fundos de ações, por exemplo, investe a maior parte dos recursos de seus cotistas em fundos de ações.

Assim, a tarefa de analisar e escolher os ativos nos quais investir fica a cargo do gestor do fundo, e não do investidor. Este, por sua vez, com uma única cota pode investir em várias outras.

Vantagens do fundo de fundos

O fundo de fundos é criado com o objetivo de otimizar resultados, reduzindo custos em tempo e esforços. 

É muito mais fácil analisar o comportamento de um fundo do que analisar a evolução do conjunto de ativos que compõem uma carteira.

Dessa forma, é possível dedicar esse tempo a análises mais profundas dos ativos que o gestor considera mais interessantes.

Além dessa vantagem em termos de gestão, o fundo de fundos também traz outros benefícios para os investidores, como:

  • Diversificação: o fundo de fundos permite que se invista em fundos diferentes. Se o capital disponível é limitado, por exemplo, o investidor pode contratar um fundo de fundos para fazer a diversificação.
  • Mais segurança: por conta da diversificação, o investimento em um fundo de fundos se torna uma opção segura. Já que o capital não está todo concentrado em um só tipo de fundo, o risco causado pela volatilidade diminui.
  • Menos conflito de interesse: em geral, o fundo de fundos tende a ser mais independente do que os fundos mútuos normais. Por exemplo, um fundo de investimento de propriedade de um banco pode investir em ativos que beneficiam o banco, embora prejudiquem o fundo. Já o fundo de fundos possui fundos de diferentes entidades e de diferentes tipos, portanto é mais difícil haver conflito de interesses.
  • Gestor especialista em seleção e análise de fundos: o profissional que faz a gestão deste tipo de fundo normalmente é um especialista em seleção e análise de fundos.
  • Vantagens administrativas: os procedimentos administrativos de um fundo de fundos são bastante simplificados, se comparados aos contratos de gestão de carteira e, principalmente, ao investimento direto em fundos diversos.

Desvantagens do fundo de fundos

Ainda que, de modo geral, fundos de fundos sejam uma boa opção de investimento, eles podem não atender às necessidades ou aos interesses de alguns investidores.

Dentre os principais motivos para isso estão as taxas mais altas, já que o investidor precisa pagar duas vezes a taxa de administração: para o gestor do próprio fundo e também para o gestor do fundo original.

Outro ponto que pode ser considerado negativo é o fato de que o investidor não escolhe os ativos nos quais está investindo. Ele sabe em que tipo de fundos seu dinheiro está sendo aplicado, mas não pode controlar quais ativos esses fundos operam. 

Por fim, o fundo de fundos apresenta certa falta de transparência com relação às suas informações, o que muitas vezes é mal-visto por investidores.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: