Análise vertical: o que é e como fazer na prática  

A análise vertical é uma maneira de avaliar as demonstrações financeiras de empresas.

É uma prática usada na análise fundamentalista de ações, por investidores que querem entender, ao olhar o balanço da companhia, a dimensão de um dado financeiro em relação ao total.

Assim, ela permite descobrir a relevância de uma parte dentro do todo.

Ficou confuso? 

Não tem problema, pois ao longo do artigo vamos descomplicar por completo a análise vertical. 

Você vai entender não apenas por que ela leva esse nome, mas também qual sua utilidade para o investidor e como realizar uma análise vertical na prática.

Ao fim da leitura, você será capaz de fazer uma análise vertical de qualquer empresa da Bolsa de Valores por conta própria. 

Vamos juntos? Boa leitura!

O que é análise vertical?

Análise vertical é um tipo de análise na qual observamos os resultados de uma empresa de cima para baixo ou de baixo para cima — por isso a chamamos de vertical. O que se pretende com isso é conferir os detalhes dos números que compõem o todo, sempre no contexto de determinado ano ou trimestre.

Por exemplo: se você analisa os resultados de determinada companhia e vê que 62% de suas despesas operacionais no período foram referentes a despesas com vendas (publicidade, salário e comissão dos vendedores, etc.), está fazendo uma análise vertical.

Afinal, relaciona o todo (total de despesas operacionais) com uma parte do todo. 

No balanço da empresa, uma informação está abaixo da outra, pois os números são apresentados em efeito cascata.

É claro que só faz sentido falarmos em análise vertical porque existe um outro tipo: a análise horizontal

Abordaremos em detalhes a diferença entre cada a seguir, no tópico “Diferença entre análise vertical e análise horizontal”.

Por enquanto, o que você precisa saber é que a análise vertical considera uma coluna específica da tabela de demonstração de resultados da empresa, e não uma linha.

Quer entender melhor? Confira o exemplo abaixo, que contém as seis primeiras linhas do demonstrativo do terceiro trimestre de 2020 da Lojas Renner (valores em milhares de reais):

Descrição 3T 202001/01 a  30/09/2020 3T 201901/01 a  30/09/2019 
Receita de Venda de Bens e/ou Serviços 1.790.039 4.462.306 2.225.755 6.409.876 
Receita líquida com vendas de mercadorias 1.651.197 3.741.013 1.931.924 5.601.635 
Receita líquida com produtos e serviços financeiros 138.842 721.293 293.831 808.241 
Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -869.361 -1.870.678 -889.197 -2.518.720 
Custo das vendas com mercadorias -862.993 -1.852.074 -882.033 -2.500.200 
Custo dos produtos e serviços financeiros -6.368 -18.604 -7.164 -18.520 

Veja que destacamos uma coluna em negrito, e é assim que você deve fazer quando estiver em busca de uma análise vertical: olhar apenas as informações de um mesmo período de tempo.

Se o investidor comparar os resultados com os números das colunas ao lado, estará fazendo uma análise horizontal, como explicaremos melhor a seguir.

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Para que serve a análise vertical?

Quando é divulgada a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de uma empresa de capital aberto, normalmente a primeira informação procurada — e a que ganha mais destaque nas notícias — é o lucro ou prejuízo consolidado no período.

Chega-se a esse número verticalmente: há um total de receitas, um total de despesas, um resultado bruto e o desconto dos impostos. 

O resultado final é o lucro ou prejuízo da companhia.

A primeira utilidade da análise vertical, portanto, é observar o desempenho da empresa no trimestre que está sendo analisado.

A análise vertical também é muito útil para o investidor que ainda tem pouco conhecimento sobre os números daquela organização e do setor em que ela atua em geral.

Observando a cascata dos resultados, ele passa a compreender quais são as áreas mais relevantes e determinantes para o desempenho da empresa. 

Assim, direciona sua análise ao que causa mais impacto no negócio.

Se uma empresa de varejo divulga em sua demonstração de resultados qual sua receita no comércio físico e quanto vendeu no ecommerce, por exemplo, é possível entender quão relevantes são as vendas online para ela.

E o que isso tudo tem a ver com quem investe nas ações da empresa?

Isoladamente, pouca coisa. Mas são informações que servem como pontos de partida para análises mais aprofundadas, sejam elas verticais ou não.

No fim, todas essas análises vão ajudar o investidor a ter mais segurança sobre as empresas nas quais investe ou pretende investir.

A lógica é simples: se, no seu entendimento, a companhia está bem posicionada no mercado, tem receitas contundentes, uma boa gestão e tudo indica que ela vai continuar crescendo no futuro, é provável que suas ações se valorizem com o tempo — se você estiver certo.

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Diferença entre análise vertical e análise horizontal

Diferença entre análise vertical e análise horizontal, ilustração

Se uma análise vertical leva em conta os números de uma coluna (de cima para baixo e de baixo para cima), na análise horizontal observamos o que está ao lado, nas mesmas linhas.

Na demonstração de resultados de uma empresa, os números dispostos na mesma linha, mas em colunas distintas, são referentes à mesma informação, mas registrada em períodos diferentes.

Veja novamente o demonstrativo da Lojas Renner:

Descrição 3T 202001/01 a  30/09/2020 3T 201901/01 a  30/09/2019 
Receita de Venda de Bens e/ou Serviços 1.790.039 4.462.306 2.225.755 6.409.876 
Receita líquida com vendas de mercadorias 1.651.197 3.741.013 1.931.924 5.601.635 
Receita líquida com produtos e serviços financeiros 138.842 721.293 293.831 808.241 
Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos -869.361 -1.870.678 -889.197 -2.518.720 
Custo das vendas com mercadorias -862.993 -1.852.074 -882.033 -2.500.200 
Custo dos produtos e serviços financeiros -6.368 -18.604 -7.164 -18.520 

Veja que é a mesma tabela de antes, com a única diferença que destacamos em negrito os números da primeira linha.

Na análise horizontal, o investidor compara a receita do terceiro semestre de 2020 com a receita obtida no mesmo período de 2019 — ou os consolidados dos nove primeiros meses de cada ano.

Portanto, o objetivo é acompanhar um mesmo dado financeiro ao longo do tempo, e não dados financeiros diferentes dentro do mesmo período, como acontece na análise vertical.

LEIA MAIS: Investimento em renda variável: o que é e como funciona

Como fazer uma análise vertical na prática

Como fazer uma análise vertical, ilustração

As explicações acima já devem ter esclarecido bastante coisa, certo?

Para que você entenda ainda melhor como funciona uma análise vertical, vamos dar mais exemplos, ainda usando como base os resultados da Lojas Renner referentes ao terceiro trimestre de 2020.

No site da B3, você encontra as demonstrações financeiras padronizadas. Todas as empresas listadas na Bolsa devem classificar e categorizar os números de seus resultados com os mesmos critérios.

O método começa pelas receitas (aquilo que entra de dinheiro para o caixa da empresa) e inclui, nas linhas seguintes, os descontos com custos, despesas e impostos, até chegar ao resultado de lucro ou prejuízo. 

A estrutura do cálculo fica assim:

  • Receita de Venda de Bens e/ou Serviços
  • (–) Custo dos Bens e/ou Serviços Vendidos
  • (=) Resultado Bruto
  • (–) Despesas Operacionais
  • (=) Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos
  • (+) Receitas Financeiras
  • (–) Despesas Financeiras
  • (=) Resultado Antes dos Tributos sobre o Lucro
  • (–) Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro
  • (=) Lucro/Prejuízo Consolidado do Período 

A análise vertical, portanto, olha para essa demonstração padronizada e observa o impacto de cada categoria no resultado final. 

Por exemplo: quão altas são as despesas financeiras em relação ao resultado operacional da empresa?

Se você gerar um PDF com essas informações ou entrar no site de relações com investidores da Lojas Renner, poderá ir além dessa análise e observar outros quesitos que não aparecem na demonstração padronizada.

Acessando o PDF com o balanço do terceiro trimestre de 2020, basta avançar até a página 22 para conferir outras informações relevantes divulgadas pela administração da empresa.

Um exemplo é a tabela abaixo, que exibe os novos negócios abertos pela empresa no período:

Lembre-se que, na análise vertical, o que importa são as colunas, não as linhas.

Dessa forma, notamos que, das oito lojas abertas pela companhia no terceiro trimestre de 2020, cinco foram da marca Renner, uma da Camicado e duas da Youcom.

Também conseguimos ver o número total de lojas de cada marca e sua contribuição para as receitas da organização.

Outro exemplo de análise vertical que pode ser feita é a comparação entre os produtos financeiros da Loja Renner, conforme a imagem abaixo:

Note que, no terceiro trimestre de 2020, as receitas obtidas com o Meu Cartão foram muito superiores em relação às receitas do Cartão Renner.

Para finalizar, confira uma tabela com o sumário dos investimentos feitos pela Lojas Renner no terceiro trimestre de 2020:

Note que os investimentos mais relevantes foram em centros de distribuição e sistemas e equipamentos de tecnologia, o que dá uma boa amostra de quais foram as prioridades da companhia no período.

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Onde encontrar as demonstrações financeiras?

Para encontrar as demonstrações financeiras completas da Lojas Renner ou de qualquer outra empresa que negocia ações na Bolsa de Valores, há dois caminhos.

Um é pela página de Empresas Listadas no site da B3. Encontre a empresa que você quer analisar na busca, ou clicando na letra inicial de seu nome. Já na página com as informações da companhia, clique em “Relatórios Estruturados“.

Lá, você encontra os links para as Informações Trimestrais (ITR) e Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) — as primeiras trazem os números de cada trimestre e as segundas o consolidado do ano.

Ao selecionar o período desejado, uma nova janela no navegador será aberta, reunindo os valores. Para facilitar a análise, recomendamos clicar em “Salvar em PDF” e abrir o arquivo gerado.

As primeiras páginas trazem as informações categorizadas e padronizadas do balanço patrimonial e demonstração de resultados. 

Abaixo dessas informações estão os números, gráficos e tabelas destacados pela administração.

Esse é o primeiro caminho. O outro é acessar o site de relações com investidores da empresa: digite no buscador o nome da empresa mais “relações com investidores”.

Haverá um link chamado “Central de Resultados”, ou algo similar, que leva para uma página com releases, apresentações e as demonstrações financeiras no mesmo formato que abordamos neste artigo.

Finalmente, uma terceira opção para fazer uma análise vertical das empresas da Bolsa é acessar portais que funcionam como agregadores de dados fundamentalistas. 

O objetivo desses sites é reunir, em um mesmo local, as informações mais relevantes para tomada de decisão dos investidores. 

Como a fonte de dados costuma ser a B3 ou a própria CVM, é possível confiar nas informações apresentadas — mas recomendamos sempre checar os dados oficiais em caso de dúvidas.

Limitações da análise vertical

Sempre que falamos em algum método de análise, fundamento ou indicador utilizado na análise fundamentalista de ações, ressaltamos que a decisão de investimento não deve ser tomada com base em uma informação isolada.

A análise vertical é importante para entender algumas coisas, mas tem suas limitações. O ideal é combiná-la com a análise horizontal. Assim, é possível enxergar a evolução dos números da empresa.

Sua receita com vendas tem aumentado com o passar do tempo? Quantas lojas novas foram abertas no mesmo período de 2019? Houve diferença significativa?

Para entender se determinada ação é um bom investimento, esse comparativo histórico é essencial.

Afinal, o investimento na bolsa traz mais resultados quando o foco é no longo prazo. Logo, temos que entender se a empresa é consistente e confiável — para isso, é preciso conferir a evolução de seus resultados.

Conclusão sobre análise vertical

Na análise vertical, o investidor pega o balanço de uma empresa e compara cada componente com o todo.

Com ela, enxergamos quais as prioridades da empresa, suas maiores fontes de receitas e os gargalos financeiros que impactam negativamente na sua margem de lucro.

É um método de avaliação usado na análise fundamentalista, que pode ajudar o investidor a decidir se compra, vende ou segura uma ação.

Mas nunca é demais repetir: não tome a decisão com base em um fator isolado. Em vez disso, procure fazer uma análise completa com o máximo de informações disponíveis.

A dica é investir com a mentalidade de sócio e olho no longo prazo, perguntando-se o quanto você acredita no futuro daquela companhia.

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