Fundo cambial é um fundo de investimento que investe em ativos baseados em moedas estrangeiras.
Este tipo de ativo funciona como uma proteção aos investidores contra as flutuações de moedas como a libra, o euro e principalmente o dólar.
Assim, a rentabilidade do fundo de proteção cambial varia de acordo com a performance da moeda à qual o ativo está atrelado.
Indice
O fundo cambial é um fundo aberto, o que significa que os cotistas podem fazer aplicações e resgates — ou seja, podem colocar e retirar seu dinheiro — a qualquer momento.
Dessa forma, se um investidor quer entrar ou aumentar sua participação, o fundo emite novas cotas para aquisição. Do contrário, se o investidor deseja sair, pode pedir o resgate, reavendo seus fundos.
Este tipo de fundo não é operado pela bolsa de valores, mas sim por instituições financeiras que administram os ativos que compõem o seu portfólio.
Para que um fundo seja considerado cambial, é preciso que mais de 80% de seus ativos estejam atrelados às cotações de uma moeda estrangeira. Os outros 20% podem ser aplicados em fundos de renda fixa ou outros títulos.
Como falamos antes, seu principal índice de comparação é o dólar, mas nem todos os fundos visam a acompanhar a variação da moeda americana.
Um dos maiores objetivos do fundo cambial é proteger o capital do investidor contra as variações de câmbio, garantindo o seu poder de com relação ao mercado internacional.
Ou seja, o propósito deste tipo de investimento tem muito mais a ver com precaução do que com a obtenção de lucro no curto prazo.
Por isso, o fundo cambial costuma ser uma opção para quem investe no mercado estrangeiro, ou quem tem planos de fazer uma viagem para fora do país.
O fundo cambial pode ser classificado como um investimento moderado ou arrojado.
Seu maior fator de risco é a variação da taxa básica de juros e a volatilidade da moeda estrangeira. Ou seja, ele está sempre sujeito à flutuação da moeda estrangeira atrelada à moeda nacional.
Em outras palavras, podemos dizer que o fundo cambial de dólar é suscetível à volatilidade da moeda americana, assim como um fundo cambial de euro está diretamente afetado pelas oscilações da moeda europeia.
Mesmo para os especialistas, o câmbio é um dos indicadores mais difíceis de se prever. Assim, o investimento em fundos cambiais é uma operação que exige do investidor uma alta tolerância às variações do mercado.
Além daqueles que buscam proteger seu capital da volatilidade, em geral, quem investe em fundos cambiais são os investidores de perfil moderado que buscam diversificar e reduzir o risco de suas carteiras de investimento.
No que diz respeito ao resgate, o fundo cambial tem uma liquidez alta, o que significa que os recursos são disponibilizados ao investidor em pouco tempo após o pedido de resgate.
Por fim, é importante saber que existem custos para se investir em um fundo cambial, como as taxas de administração. Além disso, é um investimento que está sujeito à tributação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Mercado de A a Z: