A performance dos fundos da Warren Asset em julho

Publicado por
Greice Heemann

O mês de julho pode ter representado um alívio temporário ou uma mudança de narrativa do cenário macroeconômico. 

Começamos com os investidores preocupados com o tema da inflação global e com a curva de juros reais subindo. No entanto, o discurso mudou radicalmente com os dados de atividade dos EUA arrefecendo e com a reunião do FED (Federal Reserve, o Banco Central americano). 

Apesar dos temores da inflação e da recessão ainda assombrarem as economias, os mercados reagiram positivamente à confirmação de uma postura menos agressiva por parte do FED, aos bons resultados reportados pelas maiores empresas do mundo e a alta dos preços se desacelerando enquanto a atividade econômica se mantém. 

Ademais, uma queda nos preços de diversas commodities, especialmente de combustíveis, sinalizou uma desaceleração da inflação.

Assim, apesar de julho ter sido um mês bastante positivo para os ativos de risco, aumentando o otimismo dos investidores, ainda é muito cedo para afirmar se ocorreu uma reversão da tendência de queda que vínhamos identificando ao longo do ano ou se, na verdade, o mercado está realizando um bear market bounce.

Bear Market Bounce é quando ocorre uma recuperação acentuada, porém de curta duração, sem mudar a tendência de queda do mercado no prazo mais longo. 

Agora que você entendeu o cenário em julho, vamos ao resultado dos fundos da Warren Asset.

Warren Prev Gestão Ativa 

O fundo Warren Previdência Gestão Ativa (38.729.027/0001-92) permite o acesso a um portfólio completo e diversificado por meio de apenas um investimento. 

A alocação reúne diversas estratégias da casa e de terceiros, adotando uma abordagem multifatorial, com exposição a ativos de renda fixa pós-fixados, indexados à inflação, crédito privado, ações brasileiras, ações internacionais, bem como, fatores alternativos, como estratégias macro e quantitativa.

O Warren Previdência Gestão Ativa teve um resultado  de +1,61%, o que representa 155,1% do CDI. O ganho foi resultado da exposição a ativos de renda variável que o fundo carrega, bolsa brasileira e internacional. 

Este foi o fundo da Warren que mais se destacou no mês de julho. Saiba mais sobre o fundo no vídeo abaixo.

LEIA MAIS | Fundos de previdência da Warren se destacam por sua performance 

Warren Tesouro Selic

O Warren Tesouro Selic (29.577.706/0001-00) é o fundo mais conservador da casa e segue superando o seu benchmark.

Atrelado a indicadores como Selic e CDI, possui baixo risco e liquidez diária. O investimento neste fundo é sugerido para investidores mais conservadores ou para objetivos de curtíssimo prazo, como reserva de emergência.

O fundo teve um rendimento de 1,03% (99,9% do CDI) em julho. Durante o mês, vimos uma forte volatilidade na curva de LFTs, vinda do aumento da inclinação entre os vértices curtos e longos.

Warren FIC CP

O fundo Warren FIC FIM CP (30.271.177/0001.93) é a opção de renda fixa com risco moderado e de alta liquidez, com o tempo de resgate de apenas dois dias úteis. 

Contamos com uma carteira diversificada e composta preponderantemente pelas estratégias de renda fixa e crédito privado da Warren Asset. Por essa razão, é um produto prático e completo para o investimento em crédito privado.

O Warren FIC teve um retorno de 102% do CDI em julho. O retorno veio principalmente da alocação em estratégia de crédito estruturado e da parte de caixa com crédito perpétuo, através dos fundos Warren Ísis e Warren Cash Clash, respectivamente.

Warren Cash Clash

O fundo Warren Cash Clash (42.550.188/0001-91) tem uma estratégia que busca retorno preponderantemente através de exposição tática no mercado de LFT’s e demais ativos de alta liquidez com risco soberano, com pequena parcela de exposição à crédito bancário com excelente nível de risco. 

O fundo busca entregar liquidez, segurança e rentabilidade ao investidor através de uma exposição com baixo ou nenhum risco de mercado.

O fundo Cash Clash teve um retorno de 102% do CDI em julho. Apesar da volatilidade dos títulos bancários perpétuos e também da parte longa da curva de LFTs  que tivemos neste mês, a estratégia continuou positiva, oferecendo um retorno levemente acima do CDI, com risco moderado e alta liquidez.

Warren Ísis

O Warren Ísis FIC FIM CP (37.282.459/0001-35) é o fundo de crédito estruturado da Warren Asset. A estratégia tem como foco obter exposição a fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs e FIC FIDCs). Também investe em fundos abertos que aplicam em crédito estruturado.

O rendimento de 110,8% do CDI para o fundo Warren Ísis veio principalmente da alocação em cotas sênior de FIDCs. No ano, o fundo já acumula uma rentabilidade de 117,7% do CDI (CDI +1,96% a.a.).

Warren Artemis

O Warren Artemis (41.858.415/0001-88) é o nosso fundo de previdência em renda fixa. O fundo se expõe preponderantemente a crédito bancário, tendo também posição em debêntures, cotas sênior de FIDCs e títulos públicos. O fundo busca superar o CDI no médio/longo prazo, sem deixar de perseguir retorno real acima da inflação.

O fundo Warren Artemis FIE teve um retorno de 0,86% (83,3% do CDI) em julho. Observamos  impactos negativos principalmente na parcela de juros real, com a abertura do spread dos títulos de tesouro indexados à inflação e da parte longa da curva de LFTs. 

O fundo continua entre os destaques dos fundos de renda fixa com foco em previdência.

LEIA MAIS | Warren Artemis atinge R$ 100 milhões de patrimônio

Warren Vênus

O Warren Vênus (36.854.581/0001.76) é o fundo de crédito privado da Warren Asset, com foco em crédito bancário. 

A estratégia tem foco em crédito bancário, sendo direcionada para investidores que possam abrir mão de liquidez em troca de um retorno maior no médio prazo. 

Ao investir no Vênus, o cotista está exposto aos mais variados instrumentos de crédito bancário disponíveis na indústria, bem como, em crédito estruturado para uma menor parcela da carteira.

O fundo Warren Vênus teve um retorno de 98,8% do CDI neste mês. A abertura do spread de crédito, junto com a parte indexada à inflação, foram os principais detratores de performance do fundo. 

Warren IPCA Curto

O Warren IPCA Curto (37.557.820/0001-99) é um fundo de renda fixa simples que investe no mínimo 95% de seu patrimônio em títulos do governo federal indexados à inflação (Tesouro IPCA). 

Alocar uma parcela da carteira atrelada a ativos inflacionários pode garantir ao investidor uma rentabilidade real sobre o investimento realizado, o que permite que receba efetivamente mais quando leva em consideração o aumento dos preços.

O fundo Warren IPCA Curto teve um retorno de 0,03% no mês de julho, mesmo com a expectativa de inflação negativa para este curto prazo. O benchmark do fundo, o IMA-B 5 teve uma performance negativa de -0,01%. 

Em agosto, teremos uma mudança significativa na carteira do fundo, com o vencimento da NTN-B 2, o que gerará fluxo comprador para os outros vértices presentes na carteira.

Nos últimos 12 meses, o fundo já acumula um retorno de +9,35%

Warren Omaha

O Warren Omaha (32.704.998/0001-00) foi construído para possibilitar um alto grau de diversificação ao investidor. O fundo mira reduzir o risco específico de cada mercado por meio de sua diversificação de estratégias, permitindo que o investidor sobreviva nos mais variados cenários.

O fundo Warren Omaha teve retorno de 0,82% em julho. O resultado veio majoritariamente da seleção de fundos quantitativos e  da estratégia em cripto. 

Warren BR

O Warren Brasil FIA (29.577.652/0001-75) possui como estratégia capturar o prêmio de risco de ações, seguindo o principal índice do país, o Ibovespa.

O fundo adota uma estratégia indexada na bolsa brasileira, com um pequeno adicional sistemático, que busca suavizar movimentos de mercado.

O Warren BR ganhou 4,49% no mês de julho. O otimismo se deu com a desaceleração da inflação, fazendo com que ativos de risco voltassem a subir ao redor do mundo, além de bons resultados das companhias trazerem certo otimismo. 

Warren USA

O Warren USA (29.577.706/0001-00) é o nosso fundo de ações que leva o investidor para o mercado americano, no índice S&P 500, referente às 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

O Warren USA ganhou 9,75% em julho. O forte desempenho é um contraste com os seis meses anteriores, quando as ações caíram para seus níveis de mercado de baixa. O mercado reverteu com a ideia de que talvez a inflação tenha atingido o pico, em linha com a diminuição dos rumores de aumentos agressivos na taxa de juros do FED. 

Warren Green

O fundo Warren Green (35.030.809/0001-40)  investe em ativos alinhados a boas práticas sociais, ambientais e de governança, sem deixar de lado a rentabilidade.

Com estratégia de fatores, o Green utiliza os fatores Valor e Momentum nos mercados brasileiro, americano e europeu. 

O Warren Green ganhou 2,74% em julho. O fator Valor teve um mês forte, com os destaques positivos da carteira sendo Engie (EGIE3), Grupo CCR  (CCRO3) e Cielo (CIEL3). Desde seu início, o fundo ganhou 45,71%, 22,63% acima de seu índice de referência, o MSCI Global.

LEIA MAIS | Warren lidera IPO de fundo da Rio Bravo com foco em ESG

Warren Equals

O Warren Equals (36.401.557/0001-81) é o nosso fundo que investe em empresas com políticas de equidade de gênero, baseado na vasta literatura sobre os aspectos ESG, que demonstra como estas decisões afetam positivamente as empresas. 

O fundo utiliza o fator Qualidade em sua estratégia, assim selecionando ativos com excelentes indicadores financeiros, como margem de lucro e baixa alavancagem financeira.

O Warren Equals ganhou 2,33% em julho, 2,37% abaixo de seu benchmark. O fator Qualidade, principal viés do fundo, teve um mês positivo porém aquém do Ibovespa, em linha com sua natureza mais defensiva. 

Os destaques positivos foram BB Seguridades (BBSE3), Engie (EGIE3) e CPFL Energia (CPFE3). Desde seu início, o fundo ganhou 33,98%, 22,10% acima de seu índice de referência, o Ibovespa.

Warren Dólar

O Warren Dólar (42.149.158/0001-78) é um fundo cambial que investe 100% de seu patrimônio em contratos futuros de dólar. O objetivo do fundo é entregar a variação do dólar em relação ao real, acrescido da remuneração dos títulos públicos alocados como margem de garantia.

O fundo Warren Dólar entregou -0,70% no mês, um ganho de 0,87 pontos percentuais em cima do seu benchmark. A queda do dólar se dá em adição ao prêmio de risco brasileiro, trazendo fluxo para a moeda brasileira e sinalização de que o FED deve subir menos juros ao longo do ano frente ao que era esperado.

Warren Cripto

O objetivo do fundo Warren Cripto (43.945.482/0001-65) é buscar retornos superiores ao Bitcoin, com menor volatilidade, por meio de uma gestão ativa de criptoativos com controle de risco. 

A alocação será em estratégias de arbitragem estatística utilizando combinações de ativos negociados no mercado de bolsa e futuros.

Em julho, o Warren Cripto ganhou 27,80%, ficando 8,49 p.p. acima de seu benchmark, o Bitcoin

Os criptoativos tiveram um mês de forte alta, com o aparente fim das liquidações desencadeadas pela quebra do crypto hedge fund Three Arrows Capital (3AC) e notícias positivas quanto à migração na forma de validação do Ethereum, de prova-de-trabalho para prova-de-participação, o que gerou fortes altas para o Ether e diversas moedas de segunda camada.


Conteúdos recomendados para você:

Este post possui natureza informativa, não devendo ser entendido como recomendação de qualquer investimento ou sugestão de alocação por parte dos destinatários. Os ativos financeiros e/ou as carteiras de investimentos discutidas neste material podem não ser adequadas para todos os investidores, tendo em vista que os objetivos de investimento, situação financeira e necessidades de cada investidor podem variar. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento antes de investir.

Publicado por
Greice Heemann