Entenda os perfis comportamentais da Warren

Já mostramos aqui no blog a importância de conhecer o seu perfil de investidor, pois ele determina como você reage à volatilidade do mercado. Também conhecido como suitability, é uma análise capaz de identificar quais são as suas características e tolerância a riscos quando o assunto é investimento, de acordo com os perfis comportamentais.

É imprescindível que você seja sincero nas suas respostas pois são estas informações que embasam a escolha acertada dos investimentos para o seu perfil.

E é isso que bancos e outras corretoras costumam ignorar, quando sugerem produtos que não têm nada a ver com você – e ainda cobram caro e entregam pouco resultado.

Aqui na Warren, entendemos que é preciso ir além: nossos perfis consideram, também, o nível de conhecimento sobre mercado financeiro e a autonomia para investir. Além disso, nossa plataforma cruza a informação do seu perfil com cada um dos objetivos criados para sugerir a melhor estratégia para que você alcance suas metas.

Para traçar os seis perfis comportamentais que trabalhamos na nossa plataforma, trabalhamos em cima de quatro pilares:

  1. Nível de conhecimento: qual o grau de conhecimento do usuário sobre investimentos? 
  2. Tolerância ao risco: ao ver uma variação negativa, a tendência do usuário é entender que isso faz parte do jogo ou não suporta a sensação de perda?
  3. Motivação para investir: o que mais instiga o usuário a investir é olhar para o longo prazo ou ele está mais interessado em ganhar com operações e usar parte dos rendimentos?
  4. Interesse pelo assunto: falar, aprender e mexer com investimentos é uma necessidade chata ou é algo que dá prazer para o usuário?

Com esta base, chegamos a seis perfis comportamentais: aprendiz, interessado, descobridor, sábio, prático e corajoso.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses perfis.

APRENDIZ

Todos nós já fomos aprendizes algum dia. Ele já sabe que investir é importante e que poupança não é uma boa opção, mas diante das mil possibilidades que o mercado apresenta, ele pode acabar não sabendo por onde começar. 

E sabemos que o mundo dos investimentos é complexo. Por isso, a nossa plataforma entrega a possibilidade de investir sem precisar saber de cor a sopa de letrinhas do mercado financeiro. 

Sem se preocupar com financês, na Warren o Aprendiz investirá em carteiras que estejam alinhadas ao perfil dele e aos objetivos de vida daquele momento.

INTERESSADO

O Interessado provavelmente já deu seus primeiros passos no mundo de investimentos. Talvez não tenha efetivamente começado a investir, mas já leu, viu vídeos, experimentou e descobriu que investir bem o seu dinheiro não precisa ser algo complexo e intangível.

Nós sabemos que este perfil pode se interessar ainda mais por investimentos e seguir sua trajetória de aprendizado ou apenas seguir investindo no que ele já entende. Independente do caminho que escolher, a Warren é a corretora perfeita.

Além de entregar as carteiras perfeitas através do cruzamento do perfil e dos objetivos, todos os nossos canais de comunicação estão sempre à disposição caso o Interessado queira tirar dúvidas, entender melhor a sua carteira e saber mais sobre mercado financeiro.

DESCOBRIDOR

O Descobridor já não é mais um novato. Ele avançou no aprendizado e já entende com bastante clareza o mundo dos investimentos. Esse investidor é como um aluno recém-formado que acabou de passar por um processo grande de aprendizagem, entende do assunto mais do que muita gente, mas ainda precisa de um período de estágio para andar com as próprias pernas, caso ele prefira.

Para este perfil, uma das vantagens da plataforma da Warren é a diversificação global de carteiras. Além de criar carteiras perfeitas para o perfil e os objetivos criados, elas deixam melhor a experiência, pois poupa tempo e esforço do investidor.

Investindo com a Warren, além de ter acesso aos melhores produtos do mercado, o investidor acompanha a evolução do seu patrimônio de forma organizada e sem precisar abrir mão da autonomia.

SÁBIO

O Sábio se preocupa com os detalhes dos seus investimentos e se sente em condições de avaliar todos os parâmetros. Ao mesmo tempo, ele pode não ter o tempo necessário (e, às vezes, nem a disposição) para tomar todas as decisões importantes que um investidor avançado precisa tomar diariamente.

Neste sentido, entendemos a importância de oferecer todas as possibilidades dentro da nossa plataforma. Além da criação de carteiras alinhadas ao perfil e aos objetivos, o rebalanceamento das carteiras que nosso time de gestão faz constantemente para trazer os melhores resultados é algo importante para este perfil.

Além da gestão, sempre que forem criadas novas carteiras, há a possibilidade de customizá-la, utilizando nossos produtos ou os mais de 300 produtos das principais gestoras do país.

PRÁTICO

O Prático entende a importância de investir bem, mas não foi exatamente fisgado pelo assunto. Este perfil, basicamente, só quer ver o dinheiro dele bem investido e ponto. Porque quanto melhor o seu dinheiro render, mais liberdade terá para concretizar os seus objetivos.

Investindo com a Warren, o Prático tem a sua disposição todos os produtos próprios da Warren que tem batido com folga os seus benchmarks. Nossas carteiras personalizadas buscam os melhores rendimentos, respeitando o perfil de investidor e os objetivos diversos que ele pode criar na plataforma.

Além disso, não é preciso se preocupar em acompanhar o mercado diariamente, porque esse é o papel do nosso time de gestores que administra os seus investimentos.

CORAJOSO

Assim como o Sábio, o Corajoso tende a ter mais autonomia, mas gosta muito mais de participar das decisões da plataforma. Ávido por analisar e ter parâmetros para fazer seus investimentos, este perfil busca entender todos os mínimos detalhes e tem não tem o menor receio de conhecer novos produtos para testar os níveis de risco do mercado. É ansioso por resultado e, muito provavelmente, não possui tempo o suficiente para acompanhar a volatilidade insana do mercado no curto prazo. 

Com a Warren, o Corajoso pode ficar tranquilo e desfrutar das grandes ondas de valorização do mercado. Pois aqui ele conta com carteiras diversificadas e adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos e, caso queira, pode ir além e editar e personalizar o seu portfólio, caso queira tentar estratégias diferentes da sugerida pelo Warren.

Pronto, agora você já conhece os seis perfis comportamentais da Warren!

Você, nosso cliente, já sabe qual é o seu. Mas entendemos, também, que o perfil comportamental tem muito a ver com a fase de vida da pessoa. Ou seja, é bem provável que o usuário pode e, provavelmente irá, transitar entre eles. Afinal, as prioridades de vida mudam, muitas vezes, não é mesmo?

Por isso, caso queira, você pode refazer o suitability na nossa plataforma. Basta acessar a versão desktop, ir em Minha Conta, depois em Meu Perfil de Investimento e clicar na opção Refazer Teste.

Ficou com alguma dúvida sobre os nossos perfis comportamentais? Deixe nos comentários ou nos contate pelo chat do seu aplicativo ou pelos nossos canais de comunicação em todas as redes sociais.

Ainda não faz parte da geração de bons investidores? Comece agora!

Banner baixar relatório de BDRs, ilustração