O que é Nasdaq Composite

O Nasdaq Composite é um índice de ações americano baseado na capitalização de mercado de ações listadas na Nasdaq, a segunda maior bolsa de valores do mundo.

Criado em 1971, ele é considerado um dos mais importantes do mercado financeiro, ao lado dos índices S&P500 e Dow Jones, e serve como parâmetro principalmente para acompanhar a performance de empresas do setor de tecnologia.

Como funciona o Nasdaq Composite?

A metodologia de ponderação utilizada pelo Nasdaq Composite é de capitalização de mercado.

Isso significa que o valor do índice equivale ao valor total dos pesos das ações de cada um dos títulos que o compõem, multiplicado pelo último preço de cada título.

O Nasdaq Composite é composto majoritariamente por ações de empresas de tecnologia da informação, mas também por ativos como:

  • Ações ordinárias;
  • Fundos de investimento imobiliários (REITs);
  • American Depositary Receipts(ADRs), que são recibos de ações de empresas não-americanas negociados nos Estados Unidos;
  • Interesses em parcerias limitadas;
  • Estoques de rastreamento; e
  • SIBs (Ações de Juros Benéficos).

Ações preferenciais, ETFS, units, debêntures, fundos fechados, fundos negociados em bolsa e outros derivativos, no entanto, não são elegíveis para fazer parte do Nasdaq Composite. 

O índice é calculado de forma contínua ao longo do pregão, e sua atualização é feita uma vez por segundo. Sempre às 16h16 de cada dia de negociação, seu valor final é divulgado.

Como o Nasdaq Composite foi pensado para representar todo o mercado de ações da Nasdaq, não apenas as maiores empresas, o número de ações que compõem o índice é muito grande e varia com frequência.

Na Warren, você investe em ações, FIIs, ETFs e BDRs sem pagar taxa de corretagem. Quer começar? Abra sua conta e invista agora mesmo.

Gostou da leitura? Continue aprendendo sobre os termos do mercado financeiro aqui no Educação de A a Z: